7 Vezes que o Dawson de Dawson’s Creek foi um péssimo amigo

7 Vezes que o Dawson de Dawson’s Creek foi um péssimo amigo

14 de novembro de 2020 13 Por leticialinhares

Olá, turneiros, hoje é dia de falar sobre um dos personagens mais odiados da história das séries. Não, não estou falando do Joffrey (GOT) nem da Elena de TVD, mas do Dawson de Dawson’s Creek. Apesar de ser oficialmente o protagonista ele sempre esteve longe de ser o favorito dos fãs.

Quer saber porque? Vem comigo!

Leia Mais: 7 motivos para maratonar Dawson’s Creek hoje mesmo!

Com atitudes egoístas, chatas e imaturas, Dawson praticamente entregou o protagonismo a Joey. E ok, que todos eram adolescentes e ser imaturo era parte do pacote, mas a grande questão é que tudo isso o fazia um péssimo amigo. Então, nessa matéria listo sete vezes onde Dawson mostrou essa imaturidade sendo um amigo horrível.

Quando deu gelo na Jen sem motivo | S01E04

Jen (Michelle Williams) e Dawson (James Van Der Beek) – Dawson’s Creek (1998-2003) @Sony Pictures.

Jen definitivamente foi uma das personagens mais injustiçadas da série, foi subaproveitada e muitas vezes sofreu com os preconceitos ainda fortes da época sobre o jeito “certo” de uma mulher se portar. Enfim, uma das pessoas a tratá-la de forma diferente por causa disso foi o próprio Dawson. Apesar de não ser o único a fazer isso, é um dos mais marcantes.

Logo na primeira temporada quando Jen conta sobre seu passado Dawson reage de forma exagerada e completamente injusta. Basicamente Dawson colocou Jen num pedestal que ele mesmo inventou e quis responsabilizá-la por não atender essas expectativas. Numa atitude completamente imatura e mimada, ver ele dar gelo na Jen por isso foi ridículo e irritante.

Porém, o pior de tudo é que isso volta acontecer algumas vezes em outras temporadas. Como a vez em que ele disse que Jen  não podia dar conselhos de família por causa da vida dela (S05E04).

Quando Dawson leu o diário da Joey | S02E02

Joey (Katie Holmes) e Dawson (James Van Der Beek) – Dawson’s Creek (1998-2003) @Sony Pictures

Logo no início do relacionamento amoroso dos dois Dawson acha que é uma boa ideia ler o diário da Joey. E é aquilo que minha avó sempre disse: Quem procura acha. Ele lê algumas coisas que não gosta e, acreditando ter toda razão, eles dois tem sua primeira discussão.

Dawson simplesmente ignora como invadiu a privacidade da Joey e briga por conta do que ela escreveu sobre seu talento como cineasta. Fez sentido pra você? Não? Nem pra mim, mas Dawson brigou como se fosse o certo da história. Por alguma razão eles fazem as pazes depois e seguem seu relacionamento problemático por mais algum tempo.

Quando ele convenceu a Joey a entregar o pai para polícia | S02E22

Joey (Katie Holmes) e Dawson (James Van Der Beek) – Dawson’s Creek (1998-2003) @Sony Pictures

Sim, o pai dela estava errado e era um criminoso. Mas precisava fazer ela entregar o pai? Existiam outras maneiras dele ser preso sem que ela precisasse colocar uma escuta e diretamente incriminá-lo.

Há quem diga que ela foi injusta com o Dawson e de certa maneira foi mesmo, mas ao mesmo tempo ele a pressionou a tomar uma decisão que não estava confortável. Faltou empatia e compreensão da situação da parte dele.

Apesar de moralmente não estar errado, definitivamente ele poderia ter agido de uma maneira melhor.

Quando fez Joey escolher | S03E20

Joey (Katie Holmes) e Pacey (Joshua Jackson) Dawson’s Creek (1998-2003) @Sony Pictures.

Apesar de eu compreender o Dawson ficar chateado pela forma como ele acabou descobrindo é impossível ficar do lado dele nessa. Mais uma vez ele reage de forma mimada e egoísta, não pensa em como deve ser difícil para os dois. A única coisa que importa são seus próprios sentimentos.

Enfim, Dawson fala tantas coisas terríveis e literalmente a obriga a escolher entre ele e o Pacey sabendo muito bem o quanto isso seria difícil para ela. Não foi nem um pouco justo com a Joey, ela não deveria ter que escolher. Eles já não namoravam e ele já tinha deixado claro que não estava mais interessado.

A verdade é que Dawson tinha que ter deixado seus sentimentos de lado e ter sido um bom amigo escolhendo focar no que deveria ser mais importante Joey estar feliz, mas não fez o que causou milhões de problemas.

Quando quase provocou um acidente de barco | S03E21

Joey (Katie Holmes), Dawson (James Van Der Beek) e Pacey (Joshua Jackson) Dawson’s Creek (1998-2003) @Sony Pictures.

Ainda convencido que estava certo, como sempre, Dawson manteve sua decisão sobre Joey e Pacey. E sim ela poderia ter lutado contra, mas não foi justo o que ele fez. Dawson encara toda a situação como uma grande competição e parece realmente querê-la só por querer mesmo.

Apesar de Pacey e Joey estarem claramente miseráveis, Dawson nem se importa. Segue numa disputa sem sentido e quase causa um acidente de barco durante uma competição que está acontecendo na cidade. Sem se importar que poderia ter machucado alguém e sem perceber que nada aquilo deveria ser uma disputa.

Quando ele organizou um baile pelos motivos errados | S03E22

Joey (Katie Holmes) e Pacey (Joshua Jackson) Dawson’s Creek (1998-2003) @Sony Pictures.

Definitivamente a terceira temporada é a pior temporada do Dawson. Nesse episódio o que parece um gesto muito legal se mostra pelo o que realmente é rapidamente. Depois de Jack ser discriminado Dawson organiza um baile alternativo para ele no restaurante dos seus pais.

Muito legal da parte dele, né? Seria se a intenção fosse essa. Enfim, depois de ver Pacey e Joey dançando juntos Dawson finalmente abre o jogo sobre suas reais intenções. Nesse momento ele chega a dizer que não se importa com o Jack e que organizou o baile apenas para a Joey. Legal, né? Só que não, já que mais uma vez ele estava tentando controlá-la ao invés de respeitar o que ela realmente queria.

Quando Dawson diz que Pacey nunca foi seu amigo | S06E21

Dawson (James Van Der Beek) e Pacey (Joshua Jackson) Dawson’s Creek (1998-2003) @Sony Pictures.

Nesse a gente até entende a situação. Pacey mandou super mal e perdeu todo o dinheiro de Dawson e é completamente compreensível que ele esteja frustrado. Mas mesmo assim suas escolhas de palavra são muito injustas.

Dawson diz que Pacey nunca foi seu amigo quando por várias vezes na série Pacey fez muito mais por ele e do que o contrário. Levando em consideração todas as vezes que Dawson fez pouco da amizade deles ou do próprio Pacey. Essas palavras finais fecham um ciclo e honestamente se eu fosse o Pacey nunca mais olharia na cara dele. Mas como sempre Pacey se mostrou o bom amigo que é e fez de tudo para redimir seu erro.

Se eu quisesse ainda conseguia citar mais umas dez vezes que ele pisou na bola com os amigos e também com os pais. Não é a toa que o personagem sempre foi tão odiado. Ok, que Dawson também fez coisas boas, mas sem dúvida errou demais.

E aí concordam ou gostam dele? Caso sim, me expliquem como por favor!

Revisão: Leandro Reis