TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 4 lições que aprendemos com Avatar: A Lenda de Aang
Listas

4 lições que aprendemos com Avatar: A Lenda de Aang

2 de setembro de 2020 1 Comment

Olá, benders, turneiros! Num contexto de pandemia em que não temos muitos lançamentos e se faz cada vez mais importante olharmos para nós mesmos, achei interessante trazer uma animação que pudesse iluminar esses tempos sombrios e divertir a todos. Avatar: A Lenda de Aang, foi uma série animada, exibida pela Nickelodeon entre os anos de 2006 e 2008, trazendo um mundo fantástico que foi baseado na cultura asiática.

A obra vai além de boas lutas, trazendo momentos divertidos, personagens com bom desenvolvimento, enredo fechado e também a filosofia oriental que está presente na cultura das quatro nações que ocupam esse mundo e também é refletida nos próprios personagens.

A animação criada por Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino trás elementos baseados no leste asiático, incorporando elementos da cultura, mitologia e arte aos conceitos desenvolvidos para a série. Neste aspecto, muito da cultura oriental nos é apresentado enquanto acompanhamos a jornada de Aang e seus amigos.

Equilíbrio

Penso que o ponto mais importante abordado na série é o equilíbrio, seja entre nações, ou mesmo entre humanos e espíritos, cujo o qual, o Avatar é a ponte que os conecta. A própria existência do Avatar é uma prova do quão importante é manter esse equilíbrio, já que essa responsabilidade é a razão da sua existência.

Na história da Lenda de Aang, conhecemos um mundo imerso numa guerra que dura cem anos. O avatar estava desaparecido, o que jogou o mundo numa era de terror e desunião, marcados pelo avanço da Nação do Fogo sobre outros povos.

Durante o desaparecimento do Avatar Aang, a Nação do Fogo exterminou toda uma cultura, pondo fim aos nômades do ar, tornando Aang o último de seu povo. Além disso, eles eliminaram quase todos os dobradores de água do Polo Sul e colonizaram parte do Reino da Terra.

Todos esses processos jogaram o mundo em um século de caos e desordem, mostrando o quão importante o equilíbrio é necessário para tornar o mundo melhor.

Honra

Honra é um conceito que tem certa importância no mundo de Avatar, já que está intimamente ligado a dignidade e a reputação dos personagens. Zuko, o príncipe exilado da Nação do Fogo, tem como missão para ser reintegrado a sua nação, achar e capturar o Avatar.

Zuko foi exilado ainda muito jovem, depois de discordar de seu pai, o senhor do fogo Ozai, quando o mesmo queria usar parte de suas tropas como isca para uma emboscada. Ozai desafiou o próprio filho para um agni kai, uma espécie de duelo entre dobradores de fogo. Nele, o próprio pai de Zuko queima seu rosto e o exila.

Para a sorte do jovem príncipe, seu tio Iroh o acompanhou em seu exílio e foi extremamente importante para que Zuko percebesse o que de fato é honra e de como ele deveria fazer as escolhas certas na vida.

A trajetória do personagem, passando de um príncipe renegado a um mendigo e ladrão e por fim se tornando mestre do Avatar, tem muito sofrimento e aprendizado, até Zuko perceber que ele é quem faz a própria honra.

Espiritualidade

Outro conceito extremamente marcante em Avatar é a espiritualidade. Ela não só representa o Avatar e suas obrigações, como ordena boa parte do universo da animação.

A presença de espíritos nesta série não é incomum, tendo grande impacto na trajetória dos personagens, principalmente Aang, assim como tem importância para o equilíbrio do mundo.

Um bom exemplo é quando acontece o cerco naval no Polo Norte, quando a Nação do Fogo ataca a Tribo da Água do Norte. O comandante Zhao mata Tui, o espírito da lua, com o objetivo de acabar com a dobra de água.
Quando isso ocorre, o mundo fica em desequilíbrio e totalmente cinza, sendo salvo por Yue, uma jovem princesa que tinha sido salva pelo espírito a anos atrás.

Sem os espíritos, o mundo de Avatar estaria em desequilíbrio, jogado no caos e desordem. Por isso, Aang deve lutar para por fim a guerra e assim salvar a humanidade do caos.

Responsabilidade

Ainda que seja o Avatar, responsável por manter o equilíbrio entre o mundo dos espíritos e dos humanos. Ele ainda tem doze anos, ou cento e doze se contarmos o tempo que ele ficou congelado.

Por muito tempo, Aang tenta negar suas responsabilidades, chegando a abandonar o seu povo. Sua fuga o salvou do ataque da Nação do Fogo, mas o impediu de estar lá para proteger os nômades. Assim, fazendo o mundo perder uma nação inteira para sempre.

Depois de ver todo o sofrimento que a Nação do Fogo causou em sua ausência e a possibilidade do mundo perder mais um povo. Aang não tem outra escolha se não assumir a responsabilidade como Avatar e restabelecer o equilíbrio no mundo.

Dessa maneira, através de Aang, aprendemos o preço das nossas escolhas e a importância de cumprirmos com nossas responsabilidades

Avatar na Netflix

Em 2018, a Netflix anunciou a produção de uma série live-action de Avatar. O que representa justiça para os fãs se lembrarmos da versão cinematográfica que teve vários problemas e não agradou a maioria.

Recentemente, os criadores da animação abandonaram o projeto, alegando discordâncias com a Netflix. Ainda assim, a série continua em produção, tendo parado após a pré produção por conta da Pandemia de Covid-19.

A série ainda não possuí data de lançamento e nem indicação de nomes para o elenco. Mas sabemos que a Netflix pretende corrigir os erros cometidos no filme de 2010. Dessa vez, trazendo um elenco com etnias diversas e sem um embranquecimento dos personagens, conhecido como whitewashing.

Enfim, curtiu a nossa lista? Comente com a gente no nosso instagram.
Ps: Se quiserem uma lista dos ensinamentos do Tio Iroh, é só pedir!

Leia Mais: 4 lições que aprendemos com Avatar: A Lenda de Korra

    Share This:

      Tags: Avatar Avatar: A Lenda de Aang
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Gabriel Pittigliani

      author

      Historiador, amante da sétima arte, roteirista, fotógrafo, mestre em mesas de RPG, karateka e péssimo dançarino, mas que tem a melhor torta de limão do mundo!

      1 Comment

      • 4 lições que aprendemos com Avatar: A Lenda de Korra - TURN: Mundo Nerd says:
        10 de outubro de 2020 at 21:00

        […] entre os avatares que conhecemos. Pensando nisso, assim como fizemos aqui anteriormente com as 4 lições que aprendemos com a Lenda de Aang, queremos trazer a vocês, lições muito bacanas de A Lenda de […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      Cinema

      Crítica | Os Roses: Até que a Morte os Separe —Entre o amor e a guerra

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues