5 Curtas Para Assustar no Halloween
Ainda que 2020 venha sendo um grande filme de terror sem comerciais, o mês de outubro trás um horror diferenciado. Calma, não é mais uma doença ou invasão alienígena. Estamos falando do Hallowen, uma festa norte americana que influencia o mundo durante este mês. Como não poderia ser diferente, nós aqui da Turn trazemos a vocês, uma lista de 5 curtas para assustar no Halloween. Mas caso queiram ver obras de maior duração, também fizemos uma lista de 7 franquias de terror para maratonar no halloween.
Origem do Halloween
Primeiramente, acho importante dizer que essa festa não surgiu nos EUA. Até onde se sabe, ela teria nascido na Irlanda a mais de 2.000 anos.
A festa celta que se chamava samhaim, celebrava a passagem do verão para o inverno. Alguns autores apontam que neste período, os celtas acreditavam que esse período de transição abria a fronteira entre os mundos, o nosso e o dos espíritos.
Por fim, com o passar dos anos e o contato desta festa com outras culturas, o samhaim foi se transformando no que conhecemos como Halloween.
Suckablood
Lançado em 2012, o curta produzido pela Bloody Cuts trás uma narrativa bem organizada e um clima de terror na dose certa. Suckablood tem uma atmosfera assustadora e dramática que vai lhe envolvendo conforme a história avança.
Eu diria que os detalhes mais interessantes desta história são a narrativa que projeta a ideia de contos de fada ou melhor dizendo, histórias que contamos para colocar medo nas crianças antes delas dormirem. Além disso, a reviravolta com o vilão é bem interessante.
Vincent
Aqueles que forem fãs do horror e do bizarro vão gostar deste aqui. Vincent (1982) é o primeiro trabalho de Tim Burton, famoso diretor e produtor, conhecido por seu estilo único, presente em todos os seus trabalhos, como O Estranho Mundo de Jack, A Noiva Cadáver, Beetlejuice entre outros.
Vincent, assim como o curta anterior, tem um narrador que auxilia a contar a história, mas não uma história qualquer, mas a história de uma criança num dia comum dentro de casa. Claro, conhecendo Tim Burton, não tem como este ser um dia normal.
Lights Out
Vindo direto do ano de 2013, esse curta produzido por David F. Sandberg, trás aquela essência de terror que costumávamos ver com mais frequência antigamente (Já que hoje o cinema está mais aberto a outras formas de terror).
Uma das coisas mais interessantes neste curta é como ele nos ambienta com facilidade. A história aqui contada, faz parte da rotina de todos nós. O que você faz quando apaga as luzes para ir dormir?.
https://youtu.be/kNbJE0y29_c
Make Me a Sandwich
O curta dirigido por Denman Hatch foi lançado em 2019 e explora de uma forma própria ao halloween, uma relação de abuso dentro de um casamento. Claro, o curta não para por ai (Mesmo sabendo que relações abusivas são assustadoras). Somos colocados diante de uma situação apreensiva que segue em uma grande escalada até seu ápice.
Por fim, quantos sanduiches serão feitos até ela enlouquecer?
Who’s There?
Como ninguém é de ferro, vim me autopromover (Mas juro que o curta tem tudo que é necessário para estar aqui).
O curta a seguir aborda a história de um jovem aluno que após sofrer um acidente seu colégio, passa a vivenciar estranhos eventos. Conforme a história segue e os eventos ficam cada vez mais intensos, o telespectador se vê inserido nessa atmosfera de apreensão ao mesmo tempo que nosso personagem principal.
A obra foi desenvolvida pelo grupo “Laranja Mecânica” no ano de 2014 como TCC do curso técnico em audiovisual da qual fui aluno. Neste projeto, assino a fotografia e divido a direção geral do projeto.
E ai, ficaram assustados? Contem pra gente lá no instagram!
Lembrem-se, doces ou travessuras!