7 Filmes “Sessão da Tarde” para rever mais uma vez
Como um sábio desconhecido disse uma vez: “recordar é viver!”, e inspirada nessa expressão, nada melhor do que uma matéria glorificando a infância e adolescência de muitos vocês que cresceram vendo filmes na “Sessão da Tarde”.
Cresci assistindo a famosa e icônica Sessão da Tarde, os filmes repetiam toda hora, mas no fim por mais que a gente reclamasse fazia parte da experiência. Assistir o mesmo filme mil vezes simplesmente por não ter opção de ver outra coisa é algo que muitas crianças de hoje nunca saberão o que é.
Pensando nessa época mágica e analógica, selecionei sete filmes que costumavam ser exibidos na sessão tarde para vocês reverem e apresentarem as crianças da sua família…
Leia Mais: 10 filmes internacionais para quem quer sair da mesmice
Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Curtindo a Vida Adoidado é aquele tipo de filme que, mesmo não falando sobre muita coisa, agrada pela sua narrativa e claro pela sua comédia.
O protagonista decide sair da sua rotina, ele finge estar doente para matar aula e convence sua namorada e melhor amigo para se juntarem a ele num passeio até Chicago usando a ferrari do seu pai. Basicamente o que todo adolescente gostaria de poder fazer, quem não queria viver uma história dessa para contar para os outros amigos depois?
Só de ler a sinopse a gente sabe que nada vai sair como planejado e que bem a noite vai ser extremamente louca e é quase impossível não querer descobrir ou redescobrir no caso de todo mundo que já assistiu esse filme milhões de vezes, como eu.
Ghost (1990)
Um verdadeiro clássico e sucesso de bilheteria da época, Ghost conta uma história de amor que vai além dos conceitos de vida e morte.
Sam, interpretado por Patrick Swayze (Footloose), tem um relacionamento com Molly (Demi Moore) e a ama profundamente, porém o namoro é encerrado abruptamente quando Sam morre durante um assalto. Mesmo com sua morte a conexão dos dois é tão forte que Sam permanece presente como um fantasma e tem como seu único objetivo proteger Molly de um grande perigo.
O filme garantiu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Whoopi Goldberg, que interpretou a médium que reuniu esse casal após a morte. Apesar de não ser um dos meus favoritos, foi o filme mais exibido na sessão da tarde e sem dúvida marcou toda uma geração.
Jumanji (1995)
Jumanji é daqueles filmes que a gente via toda vez que passava e que confesso tinha um pouquinho de medo. Quando criança sempre achei muito bizarra a estética do jogo e a forma como tudo parece ir escalando para pior durante o filme.
Alan Parrish (Adam Hann Byrd) desapareceu quando era criança e ninguém acredita na história da sua amiga que ele foi sugado por um jogo. Vinte e seis anos depois, dois irmãos acham o jogo no sótão da casa e, começam a jogar.
Com isso, Alan (Robin Williams) acaba sendo libertado, mas para que isso seja definitivo eles precisam jogar o jogo até o final. O filme mistura aventura e humor muito bem, de forma que é possível ver e rever mil vezes e não se cansar.
Ps: Para quem só conhece os filmes novos no caso do original a lógica é invertida. Ao invés dos participantes entrarem na realidade do jogo, é o jogo que invade a vida real.
Leia Mais: Quais Filmes mais passaram na Sessão da Tarde?
As Namoradas do Papai (1995)
Apesar desse filme específico não ser tão marcante a carreira das gêmeas Olsen todos os filmes que ela fizeram marcaram a infância de muitos de nós. Enfim, junto com as duas irmãs crescemos e descobrimos o mundo, digo literalmente já que cada filmes dela era realizado num ambiente diferente.
Em As Namoradas do Papai, as atrizes interpretam: uma órfã e uma menina rica, que se encontram por acaso. Logo depois, para se livrarem de situações desagradáveis as duas resolvem trocar de lugar.
Dessa maneira, o filme brinca com o fato delas serem parecidas, garantindo situações engraçadas e descontraídas, pois apesar de serem idênticas fisicamente, as duas tem personalidades e criações completamente diferentes. Esse é definitivamente um filme divertido, leve e que com certeza vai agradar a todas as crianças da família.
Matilda (1996)
Um dos meus favoritos, Matilda marcou pelo carisma da protagonista e pela história que apesar de um tanto mirabolante, cria uma atmosfera de magia e mistério. Matilda é apaixonada por livros, e um verdadeiro prodígio, apesar de seus pais nem notarem.
Um dia ela descobre que tem poderes especiais e passa a usá-los para garantir sua felicidade e de todos que amam. Desse modo, misturando comédia, suspense e drama, o filme Matilda conquista por seus momentos icônicos, como a cena do bolo de chocolate e todas as cenas dela na escola.
O Paizão (1999)
https://www.youtube.com/watch?v=5GglK68R614
Um dos maiores sucessos de Adam Sandler, O paizão aborda através da comédia temas como amadurecimento, paternidade e adoção. Enfim, Sonny Kouflax, é um cara muito imaturo, por esse motivo sua namorada termina com ele. Porém quando uma criança de cinco anos aparece na sua porta ele vê como uma oportunidade de provar a ela que está errada.
Sonny sabe muito pouco sobre cuidar de uma criança, faz péssimas escolhas em relação a roupa e educação, mas conforme o tempo passa mais ele se apega ao garoto e busca melhorar por ele.
Definitivamente O paizão é uma história de como pais tem que tomar decisões difíceis pelo o bem dos filhos. E me emociona até hoje…
10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)
10 Coisas que Eu Odeio em Você tinha tudo para ser mais um filme adolescente, mas sua irreverência o fez se destacar. Antes de mais nada tenho que destacar que toda a objetificação da Kat me incomoda e muito, mas apesar disso o filme consegue entregar um filme leve e bem divertido.
Kat Sratford (Julia Stiles) a protagonista não é uma garota doce e popular, como a Cher de As Patricinhas de Beverly Hills. Seu mau humor e sua pouca disposição para agradar expectativas alheias faz dela uma pessoa pouco popular. Do outro lado, temos sua irmã mais nova Bianca Stratford que é o oposto de Kat, uma menina popular, superficial e que ama toda essa atenção.
Bianca quer ter um namorado, mas por uma regra do pai só poderia ter um caso sua irmã mais velha namorasse também. O que é basicamente impossível já que Kat não está nem um pouco interessada em namorar, assim para resolver a situação, um rapaz interessado em Bianca suborna um amigo para sair com Kat.
Heath Leadger, Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt estão incríveis. Enfim, apesar do tempo e dos milhões de vezes que já vimos o filme 10 Coisas que eu odeio em você não perde a graça. Continua um filme divertido e único para ver e rever quantas vezes quisermos.
E aí gostaram? Qual desses filmes da “Sessão da Tarde” é seu favorito?
Comentem aqui embaixo!
—
** Matéria atualizada em 28/09, pois alguns filmes saíram do catálogo da Netflix.
Revisado por Leandro Reis
3 Comentários
[…] Leia: 7 Filmes “Sessão da Tarde” para rever mais uma vez […]
[…] Leia Mais: 7 Filmes “Sessão da Tarde” para rever mais uma vez […]
[…] Leia mais: 7 Filmes “Sessão da Tarde” para rever mais uma vez […]