Uncharted de Tom Holland é mais uma adaptação decepcionante
Apesar de não ser bem uma surpresa, Uncharted gerar decepção é sem dúvida um momento triste para o cinema. Mais uma vez ficou claro que a sétima arte ainda não sabe muito bem como adaptar videogames para a telona.
Leia Mais: Por que as adaptações de jogos não estão funcionando?
Porém, o caso de Uncharterd é particularmente engraçado, pois o jogo é famoso exatamente por ser visualmente interessante. E apesar da adaptação ser fiel até certo ponto, é exatamente essa tentativa de fidelidade que parece garantir grande parte dos problemas do longa.
Se envolver com Uncharted é uma missão impossível
Como narrativa, o filme é preguiçoso, linear demais e não consegue cumprir seu principal papel: despertar o interesse de quem assiste. Apesar das tramas e personagens poderem funcionar muito bem, no fim não funcionam por uma infinidade de questões. A principal é o roteiro que entrega tudo mastigado, seja nos diálogos altamente explicativos, ou nos personagens extremamente pouco explorados e clichês.
Como é o caso do protagonista de Uncharted: Nathan Drake (Tom Holland), que não tem camadas bem exploradas e por isso não é realmente crível. Uncharted não se decide sobre caminho e tom a serem seguidos em relação ao personagem, o que atrapalha todo o resto.
Desse modo, o filme parece perdido entre nos fazer rir, com piadinhas similares a Homem-Aranha, ou nos envolver num filme de ação. Consequentemente, nenhum dos dois funciona. Pois não há espaço para surpresas, tudo é previsível; planejado demais. O tipo de filme que paramos no meio, pois da metade já sabemos ou não nos importamos com o que vai acontecer.
Até mesmo as cenas de ação que poderiam ser o chamariz do filme são no geral entediantes e excessivamente coreografadas. Para não dizer que tudo desagrada, o elenco principal tem seus momentos, mas mesmo assim não entrega o que poderia por questões de roteiro e montagem.
Além disso, as cenas em CGI que prometiam impressionar os fãs por serem bastante similares ao game, não convencem, soam falsas demais. Dessa maneira, nem mesmo o carisma de Tom Holland é capaz de garantir que o público se envolva ou queira se envolver com a história contada, resumindo uma grande decepção.
1 Comment
[…] Daria até pra adiantar alguns detalhes sobre o filme, mas aqui na Turn já temos uma crítica fresquinha sobre esse lançamento, que você pode conferir clicando aqui. […]