TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Conheça a verdadeira história da Lagertha de Vikings
Curiosidades TV

Conheça a verdadeira história da Lagertha de Vikings

12 de março de 2022 1 Comment

Oláa, turneiros, tudo bom? Sem dúvida, Vikings é uma das séries mais queridas atualmente, tanto que uma continuação já começou na Netflix, Vikings Valhalla. Sobre a série original, podemos afirmar que boa parte do sucesso fica por conta da Lagertha. Mãe, guerreira, independente, inteligente e uma excelente líder, todas essas características nos fizeram amar demais a personagem. Consequentemente dúvido que você já não tenha se perguntado se ela existiu mesmo. E se sim, qual a verdadeira história da Lagertha?

Pelo menos eu fiquei bem curiosa, e o resultado foi essa matéria

Leia Mais: Vikings | Conheça a verdadeira história de Björn Ironside

Quem é a personagem?

Lagertha(Katheryn Winnick) Vikings @History Channel

Na série a Lagertha (Katheryn Winnick) é uma mãe, fazendeira, esposa e guerreira, junto de seu marido Ragnar (Travis Fimmel). Ela participa de incursões Vikings em busca de tesouros e riquezas. Na primeira temporada, eles vivem em Kategat, território nórdico sob liderança de Earl Haraldson (Gabriel Byrne). Ragnar deseja saquear novos territórios a oeste e vai contra as ordens de seu líder, nessa incursão ele tem total apoio de Lagertha que luta ao seu lado.

Não sei o quanto você já assistiu da série, então não vou comentar detalhadamente sobre a trama desta vez, ok? Mas o que vemos na personagem de Lagertha é uma grande independência, força, inteligência, além disso ela é uma excelente líder. Dessa forma, em todos os momentos que esteve em comando se preocupou em cuidar de mulheres e crianças e evitar violências e injustiças. 

Ser mãe e esposa não é algo que a coloca em fragilidade ou desvantagem. Nesse sentido ela exerce esses papéis sem abrir mão do seu lado guerreira e sem se submeter à vontade de seu marido ou de qualquer outro homem. Ela também é astuta e sabe esperar o momento certo para agir e conquistar o que deseja.

Qual a origem de Lagertha?

Lagertha(Katheryn Winnick) Vikings @History Channel.

Não existe nenhuma evidência arqueológica que comprove a existência da guerreira. Eu sei, triste, mas ela continua existindo em nossos corações. A princípio a inspiração da série para personagem veio de um livro do século XI chamado Gesta Danorum, obra escrita por Saxo Grammaticus. Provavelmente o autor escreveu o que conheceu das lendas orais dos povos nórdicos. Dessa forma, o Gesta Danorum conta a história de Ragnar e na versão de Saxo, Lagertha foi sua primeira esposa. 

Acima de tudo acredita-se que ela foi inspirada nas Valquírias, que são mensageiras de Odin, elas representavam o espírito feminino e eram virgens guerreiras. Falar da personagem nos leva também a pensar como era a vida das mulheres nórdicas no período. Portanto é necessário entender que a visão de Saxo sobre Lagertha não representava a verdade sobre as mulheres nórdicas e sim a percepção cristã dele sobre o que viu e ouviu.

O que se sabe sobre as mulheres Vikings?

Lagertha(Katheryn Winnick) Vikings @History Channel.

Em primeiro lugar o que vemos nas fontes históricas sobre as mulheres nas sociedades nórdicas é limitado a mitologia e a vida das mulheres da aristocracia. Contudo, essa documentação nos traz a percepção de que essas mulheres eram submissas a seus maridos. Entretanto outras fontes arqueológicas mais recentes mostraram a participação das mulheres em guerras na luta direta e em papéis de liderança.

Apesar dessas mulheres terem mais liberdade e autonomia do que era comum a outras sociedades no mesmo tempo, elas ainda estavam subjugadas pela questão da maternidade, o que é demonstrado na série. Nesse sentido, quando não pode mais gerar filhos, Lagertha é traída pelo marido.

Ambientação Histórica

Lagertha(Katheryn Winnick) Vikings @History Channel.

Em primeiro lugar é preciso localizar a série no tempo, ela se ambienta na Era Medieval ou Idade Média. Dessa forma este período possuiu um imaginário que fica entre a ideia de Idade das Trevas ou o belo período de cavaleiros e donzelas. As produções audiovisuais de hoje contribuem para uma alimentação desse imaginário, já que através do que é mostrado em tela as pessoas associam algumas características ao período . Além disso, existe a ligação da Idade Média ao fantástico e muitas séries e filmes alimentaram essa prerrogativa, alguns exemplos são: Senhor dos Anéis, The Witcher, Game of Thrones entre outras produções.

Quando digo que existe um imaginário não significa algo ruim já que a imaginação é uma mistura do real com o idealizado. E vemos isso na série Vikings, com suas personagens femininas fortes e guerreiras, vivendo situações de certa liberdade e igualdade. Esses elementos não são irreais, mas tão poucos são um retrato da história e sim uma idealização do presente sob o passado.

Entendendo Lagertha

Lagertha(Katheryn Winnick) Vikings @History Channel.

Toda obra é um espelho de seu tempo, dessa maneira, Vikings, como outras produções atuais, falam muito mais do tempo presente do que do passado que buscam retratar.

Dessa forma, podemos entender que Lagertha é uma mistura das ideias de feminino do nosso tempo com a mitologia nórdica que chegou aos cristãos anglo saxões. Ao criar uma personagem com tanto poder e força buscamos uma representação da mulher que respeite o papel social que as mulheres possuem e buscam hoje. É uma forma de empoderamento e representatividade.

Eu simplesmente amo a personagem, gostaria de uma série só dela inclusive. 

Me conta se gostou de saber mais sobre a Lagertha nos comentários.

Referências Bibliográficas:

BARBOSA, Matheus. A origem real de Lagertha , a guerra feroz de Vikings. Aficionados. 2019.

GUGLIELMELLI, Alexandre. Vikings: Quem foi Lagertha? Conheça a figura real que inspirou a personagem. Observatório do Cinema. 2019.

FONTANI, Gabrielly, FAVORETO, Maria e outros. O imaginário sobre a mulher medieval: uma reflexão sobre as apropriações do imaginário medieval a respeito da mulher através das séries vikings e game of thrones. UEL. 2019.

    Share This:

      Tags: história History Channel Lagertha Netflix Séries Vikings
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Andreza Coelho

      editor

      Historiadora, assistente administrativa, artesã e taróloga. Amante do conhecimento e de boa conversa sobre qualquer assunto interessante.

      1 Comment

      • aline souza says:
        10 de dezembro de 2022 at 18:04

        Incrivel o seu ponto de vista. Valorizou a personagem, mstrou se posicionamento e ainda trouxe uma ponto histórico explendido. Adorei seu artigo. Parabens!

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      Cinema

      Crítica | Os Roses: Até que a Morte os Separe —Entre o amor e a guerra

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues