4 Séries Espanholas Que Todos Precisam Assistir
Olá Turneiros! Assim, nem só de novela mexicana é feito o fascínio dos brasileiros para programas da língua espanhola, atualmente temos um novo amor: as Séries Espanholas.
Nos últimos anos essas obras têm ganhado espaço nas grades de programação, nos investimentos para produções e principalmente no coração do público do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, La Casa de Papel é a preferida, compondo anualmente desde sua primeira temporada a lista que a Netflix libera com as séries mais maratonadas.
Porém há muito mais de onde essa veio, vocês conhecem? Então aqui vai uma lista com algumas indicações de Séries Espanholas pra vocês:
Las Chicas del Cable ( As Telefonistas)
As Telefonistas é uma obra de Época protagonizado por quatro mulheres — Lidia, Carlota, Margá e Ángeles — que se conheceram na companhia telefônica e, apesar de muito diferentes umas da outras, criam um fortíssimo laço de amizade. União esta que as fazem cometer as maiores loucuras (e até crimes) para se ajudarem.
Enfim, ao longo do programa são apresentadas diversas situações que já atingiam as pessoas nos anos 20 – 30, e podemos nos identificar atualmente. Assistir à emancipação e o poder destas mulheres em seus diferentes formatos, é empolgante e reconfortante.
Por outro lado, ao passar das temporadas, a história vai ficando um tanto mirabolante fugindo gradualmente do realismo que encantava no início. O que apenas destaca ainda mais as atuações que conseguem suprimir essas características novas de roteiro e continuar nos emocionando.
A série está em sua 5 temporada e a previsão de finalização é para este ano ainda, com a segunda parte da temporada atual.
Atualização: Para saber mais da trajetória das personagens ate o fim veja aqui.
Elite
Gosto de pensar que Elite é um Drama Teen estilo Gossip Girl com uma pitada de How to Get Away WIth a Murderer. Seu núcleo é um colégio prestigiado onde os estudantes têm muita grana e nenhuma responsabilidade e estão sempre em festas com roupas de gala, se drogando e transando. Além disso, utiliza de quebras temporais como HTGAWAM para ficar indo e voltando entre os motivos para o crime, e para as consequências e investigação deste.
Ou seja, você nunca sabe quem é o verdadeiro culpado, pois todos são capazes e têm motivos, o que nos prende a história do início ao fim.
Mas apesar das mudanças de casais — que são muitas — e novas festas, a cada temporada a série copia a si mesma. O enredo e a base mal mudam, em vírgulas deixando a situação apenas pra quem foi o sorteado da vez. E com isso devemos aplaudir de pé o responsável pela edição, pois se você está atrás apenas de um entretenimento passatempo, essa crítica feita ao roteiro lhe passa despercebida pelo exímio trabalho deste.
A terceira temporada já pode ser vista no streaming e tem sua 4° e 5° Temporada confirmadas pela Netflix.
Leia Mais: A Conturbada Relação de Lucrecia e Valério em Elite
Tiempos de Guerra (Tempos de Guerra)
Também se passando nos anos 20 como as Telefonistas, tempos de guerra retrata o grupo de enfermeiras enviadas para montar um hospital para os soldados no Marrocos. Enfim, a história utiliza-se de fatos como a Guerra do Rife, que era uma tentativa de independências de colônias espanholas no norte da África e o envio de enfermeiras pela primeira vez ao front. Os núcleos em destaque são de Julia, uma mulher um tanto inconsequente que se mistura as enviadas da Rainha Victória em busca do irmão e de seu noivo; Magdalena, uma moça da alta sociedade, mas com o maior coração da série”; Pilar uma viúva muito responsável e leal que se torna o braço direito da Duquesa Carmem, a diretora do hospital e responsável pelas enfermeiras.
Além disso, o programa consegue apresentar muito bem todos os gêneros presentes, principalmente o suspense. Já que em uma situação de guerra a falta de informação para os familiares é padrão e a aflição é outra sensação muito aproveitada, consequentemente esse medo se torna parte da série.
No entanto, apesar de os relacionamentos amorosos funcionarem na trama, tomam muito tempo de tela quando tem coisas mais interessantes acontecendo. Mas confesso que adoro ver a Julia lutando contra seus sentimentos divididos e Magdalena enfrentando a sociedade para ser feliz.
Porém, infelizmente essa obra teve apenas 1 temporada produzida, mas funciona para quem não quer se apegar a uma série longa.
45 Revoluciones (45 RPM)
A série se passa num cenário diferente das outras sugestões da lista, durante a entrada do rock na Espanha dos anos 60. Ainda sob o governo ditatorial de Franco, a questão política faz parte da série, mas não é a principal. A série apresenta um produtor musical queimado no ramo, um cantor novato com problemas de saúde e uma assistente que não quer ser apenas esposa.
A série traz um trabalho de fotografia lindíssimo, além de utilizar músicas contemporâneas icônicas num novo arranjo, como se fossem trabalhos dos personagens da história. Então não estranhem conhecer os Singles do Robert, combinado?
Mini Spoiler : Eu pirei totalmente ao ouvir Bad Romance da Lady Gaga.
Apesar de ter apenas uma temporada, a série tem uma história muito bem fechada. Inspirada em histórias de artistas de rock reais da época, a ideia era criar algo que parecesse biográfico o que funciona muito bem.
Além dessas, existem muitas outras séries espanholas para agradarem todos os públicos como por exemplo: El Ministerio del Tiempo, Vis a Vis e Toy Boy. Deixei de falar de alguma que vocês julgam que merecem destaque? Me contem!
Confira a Crítica Completa de 45 RPM
—
Revisado por Leandro Reis
2 Comentários
[…] Leia Mais: 4 Series Espanholas na Netflix […]
[…] Confira: 4 Séries Espanholas Que Todos Precisam Assistir […]