TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Robert Downey Jr. | Do vício às drogas a um dos atores mais bem pagos do mundo
Artigos Cinema Curiosidades Marvel

Robert Downey Jr. | Do vício às drogas a um dos atores mais bem pagos do mundo

20 de fevereiro de 2021 2Comentários

Quem vê Robert Downey Jr. ostentando o personagem de Tony Stark/Homem de Ferro não imagina o caminho percorrido pelo ator até ele se tornar um dos astros mais rentáveis de Hollywood. Nessa matéria, vamos abordar um pouco de sua carreira, que é um exemplo de superação.

Nascido em 04 de abril 1965, Robert John Downey Jr. teve sua estreia precoce nas telas de cinema, aos 5 anos de idade, no filme Pond, dirigido por seu pai. Além disso, ainda criança, participou de outras produções cinematográficas, o que ajudou a alavancar sua carreira.

Nos anos 80, participou de alguns episódios de Saturday Night Live e, em 87, protagonizou o papel de um usuário de cocaína em Abaixo de Zero. Em seguida, foi indicado ao Oscar, por seu papel de Charlie Chaplin, no longa Chaplin, em 1992.

Chaplin: Charlie Chaplin (Robert Downey Jr.)
 Charlie Chaplin (Robert Downey Jr.) Chaplin @TrisStarPictures.

Do estrelato ao vício

Da mesma maneira precoce pela qual descobriu a vertente artística, Downey Jr., descobriu as drogas. Aos 8 anos, experimentou maconha, por influência do seu pai. De acordo com o livro The New Breed: Actors Coming of Age (1988) as drogas eram o único meio de seu pai demonstrar afeto.

Ninguém imaginava que poderia ser um caminho irreversível, e quase foi. Nos anos 90, Downey Jr. estampou diversas manchetes de jornais com polêmicas envolvendo seu vício.

Em 1996, foi condenado por posse de drogas e por porte de arma de fogo, preso por três meses e cumprindo regime de liberdade condicional. Somente com a ajuda dos atores Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos) e Dennis Quaid (Operação Cupido), Downey Jr. foi internado para tratar do vício. Porém, sem êxito. (Via El País)

Sua passagem pela prisão e o início da recuperação

Ainda no final dos anos 90, apesar dos seus esforços, violou algumas regras de comportamento impostas pela Justiça americana. Faltou a algumas sessões de controle antidrogas e violou liberdade condicional, o que o levaria novamente à reclusão. Apesar de não comentar sobre sua experiência na cadeia, o ator deu a entender, em alguns momentos, que a experiência foi mais indigesta do que esperava.

Assim, não obstante, sete dias após sua liberdade, foi chamado para interpretar o advogado Larry Paul, na série Ally McBeal. A produção da série viu a audiência alavancar em 11% após a aparição de Downey Jr., o que o consagrou como ator fixo no seriado, em 2001.

Além disso, graças ao personagem, o astro foi vencedor de um Globo de Ouro e um SAG Awards, naquele mesmo ano. Mesmo com a nova chance de recuperar sua vida, Downey Jr. foi afastado da produção devido ao novo envolvimento com as drogas, o que o levou à nova internação e alta, em 2002.

Com a carreira ascendente e, após, a queda rápida, o astro passou um bom período sem assumir grandes papeis. Afinal, a indústria o via como um gatilho, que a qualquer momento poderia disparar com alguma recaída. Os tabloides americanos, a mídia televisiva e o público não tinham mais confiança que o ator pudesse voltar a atuar sem o risco de ser internado novamente.

Inclusive, em 2003, Woody Allen tentou contratar o ator para contracenar no filme Melinda e Melinda. Mas, seu planejamento fracassou quando descobriu que nenhuma companhia de seguros estava disposta a cobrir a apólice dos contratos de Downey Jr., por serem voláteis e frágeis demais, em decorrência do envolvimento do ator com as drogas.

Do retorno às telas

Ao filmar o longa Gothika, em 2003, conheceu sua atual esposa, Susan Nicole Levin, a grande protagonista em sua vida. À revista The Hollywood Reporter, o ator foi só elogios à esposa: “Ela é a fonte de todas as coisas boas”, garantiu.

Enfim, se foi culpa de Susan ou não, o ponto é que Downey Jr., a partir de 2003, se vendo sem família, sem emprego e sem a confiança do público, resolveu mudar da água para o vinho e entrou para um processo intenso de reabilitação. Mesmo com a internação, ainda faltava recuperar a credibilidade da indústria. E foi aí que entrou uma figura importante nesse processo: o ator Mel Gibson (Mad Max).

Dessa forma, Gibson foi o responsável por subscrever, pessoalmente, o termo de responsabilidade civil de Downey Jr. para estrelar o longa Crimes de Um Detetive (2003). Somente após isso, conseguiu destaque em outras produções, como Boa Noite e Boa Sorte (2006), O Homem Duplo (2006) eZodíaco (2008).

A Marvel e seu papel como Homem de Ferro

Sobre 2008, sem dúvidas foi o ano diferencial na vida do ator. A recompensa para a sua mudança de comportamento veio com o papel do ‘gênio, bilionário, playboy e filantropo’ Tony Stark, mais conhecido como Homem de Ferro.

Em suma, o sucesso do longa foi tanto que a Marvel – ainda sem a Disney, que compraria os direitos em 2009 – investiu no Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Em seguida, vieram os filmes: Capitão América, Thor, Guardiões da Galáxia, Vingadores e outras produções que integram as 4 Fases do UCM.

Leia Mais: Saiba tudo previsto para a Fase 4 da Marvel

Além do protagonismo em Homem de Ferro, Downey Jr. também deu vida ao personagem Sherlock, no filme Sherlock Holmes (2009), garantiu a ele a segunda indicação ao Oscar, perdendo para Heath Ledger, como Melhor Ator Coadjuvante no papel de Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).

Dessa maneira, naquela época, os frutos ainda estavam sendo colhidos pelo ator. Durante três anos seguidos – 2014, 2015 e 2016 -, foi o mais bem pago do mundo. Hoje, ele fala abertamente sobre seu passado e que nada daquilo faz mais parte da sua vida. Enfim, um verdadeiro exemplo de superação, né?

Mesmo sem estar à frente de outras produções fora da UCM, Downey Jr. teve seu contrato finalizado com a morte de Tony Stark em Vingadores: Ultimato (2019). Depois de conquistar diversos corações, dos nerds aos não nerds, a despedida do ator se tornou um dos momentos mais marcantes da série de filmes.

Sem dúvidas, o herói está fazendo falta. O bom mesmo é saber que o ator está com saúde e pronto para outros projetos. Esperamos que não demore!

E para você, qual é o melhor filme de Robert Downey Jr.? Deixe seu comentário!

    Share This:

      Tags: chaplin Homem de ferro Marvel Oscar Tony Stark
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Bruna Carvalho

      author

      2 Comentários

      • 4 atores famosos que foram demitidos de séries - TURN: Mundo Nerd says:
        1 de setembro de 2021 at 09:27

        […] como o caso anterior, a gente já tem matéria aqui na Turn contando sobre o passado do Robert Downey Jr., e como ele superou isso. Aconteceu que, exatamente pelos problemas com drogas e a prisão, a […]

        Acesse para responder
      • Por que assistir ao Especial de Festas de Guardiões da Galáxia? says:
        20 de dezembro de 2022 at 12:00

        […] Leia Mais: Robert Downey Jr. | Do vício às drogas a um dos atores mais bem pagos do mundo […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Críticas

      “Branca de Neve às Avessas”, a reinvenção de um clássico 

      Cinema

      Priscilla: os bastidores de um romance com Elvis Presley

      Críticas

      Por que ler Vermelho, Branco e Sangue Azul?

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues