Precisamos falar sobre a escassez de action figures femininas na Marvel
O mercado de action figures é muito vasto e tem muitos clientes, isso todos do meio nerd sabem, porém há uma enorme questão que precisa ser desesperadamente solucionada: a escassez de action figures femininas.
A Marvel e a Escassez de Action Figures Femininas
Apesar da presença de personagens incríveis e muito populares, como a Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e tantas outras, ainda é difícil encontrar action figures femininas por aí. E o questionamento que fica, é porque?
Definitivamente existem muitas razões, mas uma das principais é Ike Perlmutter. O antigo presidente da Marvel, conhecido por seus posicionamentos machistas e até racistas, usou de seu poder dentro do estúdio para minar as chances de filmes solos femininos. (Via Universo X-Men).
Desse modo, o “motivo” por trás de suas imposições era a suposta baixa venda de action figures de personagens femininas. Contudo, os produtos sempre foram escassos. Um dos casos mais famosos é o do filme Os Vingadores: A Era de Ultron e o “apagamento” da Viúva Negra em seus brinquedos.
O Caso Viúva Negra: Vingadores: A Era de Ultron (2015)
Mesmo com um papel relevante no filme, a personagem foi “esquecida” quando o assunto eram brinquedos e colecionáveis. Nesse caso três grandes empresas ficaram responsáveis pelo colecionáveis: Hot Toys, Marvel Select e Marvel Legend,e em todas as action figures da Viúva Negra foram excluídas ou então colocadas em um lugar de pouca relevância.
Enfim, a príncipio sua ausência não chamou atenção, o caso só ganhou destaque quando o ator Mark Ruffalo, interprete do personagem Hulk, percebeu a falta e resolveu se pronunciar em seu twitter.
.@Marvel we need more #BlackWidow merchandise for my daughters and nieces. Pretty please.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) April 29, 2015
Tradução Livre: “Marvel nós precisamos de mais produtos da Viúva Negra para as minhas filhas e sobrinhas. Por favor.”
Além dos produtos dela muitas vezes não estarem disponíveis para venda, algumas marcas preferiram alterar uma das cenas mais icônicas da personagem a seu bem prazer.
Assim, fazendo referência a cena onde Viúva Negra dirige uma moto enquanto sai do quijet, as marcas colocaram em seu lugar heróis como o Homem de Ferro e o Capitão América. Por fim, não é nenhuma surpresa dizer que a Marvel, em momento algum, se pronunciou sobre o caso.
O Caso Gamora: Guardiões da Galáxia (2014)
Do mesmo modo, outro caso que também chama atenção é o de Os Guardiões da Galáxia, onde ficou claro a falta de produtos da personagens Gamora. Interpretada por Zoe Saldaña, a personagem tem uma participação relevante nos filmes dos Guardiões da Galáxia.
Porém ainda assim após a estreia do filme os fãs notaram a falta de action figures e diversas peças de merchandise relacionados a personagem. De acordo com o veículo SCPR, a personagem foi excluída inclusive em produtos que reuniam toda a equipe dos Guardiões da Galáxia.
Em seguida, um movimento de fãs cresceu no Twitter, #wheresgamora, exigindo uma melhor representação de produtos femininos da The Walt Disney Company. Dessa vez, a Marvel também não se pronunciou sobre o caso.
O Caso Rey: Star Wars (2016)
Porém, isso não aconteceu apenas na Marvel. A escassez de action figures femininas é um problema recorrente e que já foi até notado por uma criança. Desde o lançamento do novo Guerra nas Estrelas, os fãs já se incomodavam com essa ausência. Porém o caso ganhou força quando divulgaram uma carta enviada à Hasbro.
.@JillPantozzi .@Epbot 8 yr old asks Hasbro, How could you leave out Rey in SW Monopoly?! #WheresRey pic.twitter.com/PGMzJWWrhy
— Carrie Goldman (@CarrieMGoldman) January 4, 2016
Tradução Livre: “Como vocês puderam deixar a Rey fora do Banco Imobiliário de Star Wars?”
Em 2016, após esses dois casos citados, Annie Rose de 8 anos, cobrou a empresa pela ausência de produtos da Rey, personagem principal do filme, em um jogo imobiliário do novo filme de Guerra nas Estrelas. (Via Canal Tech).
A Hasbro respondeu à garotinha, explicando que lançou os produtos antes da estreia do filme. Deste modo, não adicionaram a Rey para evitar possíveis spoilers do filme. Além disso, a diretora de marketing da Hasbro do Brasil, Denise Ledoux, explicou em entrevista que os produtos esgotaram rapidamente e por isso eram tão difíceis de encontrar. Apesar da declaração ainda existe muita descrença sobre isso da parte dos fãs.
Além disso, pouquíssimas lojas possuiam material de divulgação com a personagem de Daisy Ridley. Sim, divulgar imagens da personagem com um sabre de luz entregariam o enredo. Mas enfim existiam outras alternativas, porque escolher então a mesma dos outros casos citados? Por que escolher o apagamento?
Sexualização como outro problema
Por outro lado, é imprescindível mencionar a enorme sexualização das personagens femininas em suas action figures. Apesar da maioria delas sofrer uma enorme sexualização em seus próprios filmes e séries. Isso se intensifica quando o assunto são colecionáveis.
Por exemplo, a própria Viúva Negra em um action figure tem seu decote ainda mais marcado. Além disso, nele ainda é possível ver a falta de detalhes e características reais da personagem sendo sobressaídas pela sexualização.
A questão não é exclusiva da Marvel, a sexualização de action figures femininas acontece em diversos nichos. No mundo dos animes, por exemplo, Androide 18, personagem de Dragon Ball, conhecida por sua força e determinação, é excessivamente sexualizada com formas corporais terrivelmente diferentes dos traços do anime.
Definitivamente este assunto rende boas reclamações e polêmicas. Contudo, é importante ressaltar que a culpa não é apenas das empresas. Enfim, quando o assunto é sexualização e apagamento feminino ele acontece por uma questão social e estrutural muito complexa. E a pergunta que fica é até quando vai ser assim?
Ao que parece a Presidência de Kevin Feige vai representar uma mudança nesse cenário. Dessa maneira, resta a nós fãs, esperar e continuar lutando para que as action figures femininas não sejam mais escassas ou excessivamente sexualizadas.
E aí concorda? Comenta aqui embaixo!