O Mistério de Atlântida e a Cultura Pop
Quem nunca ouviu falar sobre o mistério de Atlântida? Essa lenda da história da humanidade permeia o nosso imaginário. Ora como possibilidade real de um passado, ora como fruto da criação e imaginação de roteiristas. Enfim, a verdade é que não falta referências na cultura pop sobre o tema. Mas o que realmente já se falou sobre isso?
Vem comigo que te conto um pouco mais!
Leia Mais: Entenda porque o Ciborgue não estará em The Flash
Aquaman (2018)
O primeiro da lista é, bem… um dos nossos heróis favoritos, ou talvez não tão favorito assim. O representante dos oceanos da DC é, nesse universo, um dos remanescentes dessa civilização. Mais do que isso: é o herdeiro do trono e o seu passado se confunde com a própria história de Atlântida. No filme, ganha novos tons de cidade perdida no fundo do mar, e que se manteve distante dos humanos, conservando tecnologias e magias muito avançadas. Por exemplo, os Atlantis, na história, sempre se conectam ao oceano, como verdadeiros seres aquáticos.
Atlantis – O Reino Perdido (2001)
Essa animação da Disney também explorou a possibilidade da existência de tais lendas, também como um continente ou cidade que permanece oculta nas profundezas do oceano. Não é uma das melhores produções do estúdio, mas vale a menção, por se tratar de uma busca científica por ruínas que comprovariam a existência de Atlântida. Destaque para o caráter científico e exploratório, que dá ao filme um tom documental ou de caráter científico , apesar de ser uma obra de ficção.
Atlântida – Ronnie Von (1973)
Sim, também temos um álbum musical que tem uma música dedicada ao tema! O rock psicodélico dos anos 1960 passou a adotar essas temáticas do gênero “new age” como plano de fundo para canções. E o Príncipe da Jovem Guarda não deixou a oportunidade passar: uma música inteira sobre Atlântida, com direito a uma narrativa inteira seguida de um refrão pra lá de enigmático. Vale a pena ouvir o álbum inteiro, intitulado “A Misteriosa Luta Do Reino De Parasempre Contra O Império De Nuncamais“, um clássico cult. A canção segue a tradição de mencionar um reino ou cidade perdidos no fundo do oceano, como se fosse uma civilização antiga e que realmente existiu.
Tomb Raider (1996 – ?)
Até Lara Croft já esteve envolvida com o mistério de Atlântida: em vários jogos da franquia, a arqueóloga e heroína britânica teve em suas mãos artefatos que pertenceriam a essa civilização perdida. Os jogos sempre envolveram mistérios da antiguidade, os quais também se remetem a outras tantas teorias, como as que envolvem os egípcios, maias, incas etc. Aqui, o tom “à procura de um tesouro perdido” é o que permeia esse jogo da franquia.
Stargate Atlantis (2004)
A famosa série de TV ganhou um spin-off dedicado apenas ao tema: os Atlantis seriam os responsáveis pela criação dos portais interdimensionais, os quais serviam de passagem e transporte através do universo e do espaço. Na produção, os militares são os responsáveis por encontrar o elo entre uma antiga civilização que criou essa tecnologia e os que estariam refugiados em outro planeta. Novamente, há uma espécie de ligação entre Atlântida e os antigos Egípcios, quase como uma história de origem daquela conectada à história desses.
Há Algo de Verdade nisso?
A primeira vez que se tem relato dessa civilização/continente perdidos é nas narrativas de Platão. Segundo o filósofo grego, havia uma gigantesca ilha no meio do oceano atlântico, regida pelo deus Poseidon (ou Netuno, para os romanos). Ainda de acordo com ele, toda a civilização desaparece após o grande dilúvio, algo que também é descrito em antigos textos bíblicos, indianos e até sumérios.
Lá nesse misterioso lugar, havia harmonia, prosperidade, avanço tecnológico e relação do homem com a magia, mas que encontrou sua decadência exatamente no auge. Na realidade, várias culturas e tradições antigas afirmam a existência de Atlântida, e muito se especula sobre a correlação desta com o Triângulo das Bermudas.
Aliás, há documentários sobre recentes descobertas de construções em formas de pirâmides na região. Há toda uma gama de teorias que envolvem a presença de OVNIS e quedas de aeronaves no local, mas a ligação com o continente perdido parece ser a hipótese mais aceita desde então.
Mas porque nos lembramos tanto dessa lenda?
É possível que todas essas histórias estejam realmente conectadas? Como? Bem, para o sistematizador da Psicologia Analítica, toda cultura recria os mitos do passado. Desse modo, em cada época, esse conhecimento ou sabedoria ganha novas roupagens e diferentes maneiras de serem recontados. É o famoso “espírito da época”.
Assim, aparentemente tudo tem a ver com o inconsciente coletivo: essa verdadeira fonte inesgotável de informações e histórias que permanece em nosso imaginário. Dessa maneira, tais conteúdos podem e são acessados pelo inconsciente pessoal, por meio dos Arquétipos. Ou seja, são temas comuns reconstruídos à maneira de cada povo ou civilização. Em outras palavras, nós resgatamos esse passado que nos atravessa, nada, aparentemente, é tão inédito assim.
E você, acredita no mistério de Atlântida? Conta sua teoria para gente!
Vinícius de Lacerda é professor de língua portuguesa. Além de pós-graduando em Psicologia Junguiana, poeta, compositor e redator.
1 Comment
[…] Confira: O Mistério de Atlântida e a Cultura Pop […]