A Terrível Relação Entre Love e Joe em You
Volta e meia a gente gosta de trazer umas análises profundas por aqui, e hoje é um desses dias! Considerando que, um dos grandes sucessos desse site é a matéria sobre A Conturbada Relação de Lucrecia e Valério em Elite, acho que é uma boa oportunidade de trazer um novo casal. Então, pensando na confirmação da quarta temporada da série You, surgiu a ideia. A dupla Love e Joe tem os sinais perfeitos para que a gente crie mais uma matéria sobre a terrível relação do casal. Vamos lá?
(Essa análise contem spoilers da série)
Joe Goldberg
O primeiro elemento importante dessa história é Joe. Na primeira temporada, inclusive, a construção do personagem fez com que muitas pessoas tivessem mais apego do que o necessário. O personagem é introduzido como uma pessoa que estaria disposta a fazer qualquer coisa pelo amor. E é qualquer coisa MESMO.
Já nas duas temporadas seguintes, o enredo deu espaço pra que o público conhecesse um pouco mais sobre seu passado e seus traumas. O fator chave parece ser a relação conturbada com a mãe, que acabou por ser seu primeiro “alvo de proteção”. Da mesma forma, o Joe adulto se apega mulheres que, por padrão, possuem vulnerabilidades, e que “necessitam de proteção”.
Assim, Joe estabelece seu alvo de amor, e de acordo com as necessidades de “proteção”, ele executa seu plano de conquista/caçada. Ele foi capaz de matar, torturar e até enterrar um dos seus amores viva, quando foi ameaçado de ser descoberto. A verdade é que nem Joe aprova pessoas do comportamento dele, mas ainda assim, continua agindo de forma criminosa pro seu próprio prazer.
Love Quinn
Já Love, mesmo que com problemas semelhantes ao de Joe, tem uma origem completamente diferente do protagonista. Filha de milionários de Los Angeles, Love Quinn é introduzida na 2º temporada da série, sendo um dos amores de Joe. Love é apresentada como uma mulher determinada, mas doce, e fragilizada por suas relações familiares. Assim, como já observamos antes, Joe fica obcecado por ela, e isso vai revelando mais ainda os motivos de seus problemas.
A princípio, antes do verdadeiro potencial negativo de Love aparecer, podemos até pensar que os problemas dela são bobos. Porém, conforme o andamento da 2ª e 3ª temporada, percebemos que ela foi praticamente educada a ser assim. Seu pai, para proteger a família, utilizava do dinheiro com objetivos bem sujos. Sua mãe, tentava imprimir uma expectativa irreal nos filhos. E seu gêmeo, Forty, foi o primeiro foco da Love pra imprimir seu amor incondicional, como forma de se proteger de seus pais.
Assim, Love se torna igual à Joe ao fim dessas duas temporadas, mas seu foco é a manutenção do ideal familiar. Ela desde cedo aprendeu a viver nessa aparência de família perfeita, e que “tudo é permitido” para a proteção disso. Daí que, ao entender a verdadeira face de Joe, ao invés de repulsa, Love encontra identificação, e é ai que os problemas pioram nessa relação.
Pontos em comum do casal
E vamos aos pontos em comum do casal. Primeiramente, as relações terríveis com a família moldaram suas personalidades pro resto da vida. O abandono que Joe sofre, após sua primeira vítima letal, é semelhante ao de Love, mesmo que ninguém tenha morrido pra isso.
As frustrações de ambos também são muito similares. Enquanto Joe gosta de proteger a amada (ou sua “caça”), projetando o futuro da relação, Love tenta proteger sua família a todo custo, para proteger um ideal.
E ai que vem um ponto importante pra gente observar. Love é exatamente igual ao Joe, e por isso ele passa a rejeita-la. O estranhamento dele tem haver com o que eu já falei anteriormente: ele rejeita as atitudes de pessoas semelhantes à ele, mas não enxerga que seus motivos não justificam suas ações. Ainda posso pontuar mais uma coisa: como Joe gosta de proteger suas amadas, como ele irá lidar com uma pessoa que também é protetora?
Já Love, justamente por identificar nele uma pessoa igual, se sente na obrigação de manter sua família intacta, pois ela sabe que só ele irá entende-la. Entretanto, não podemos ignorar toda a pressão psicológica que é estar num relacionamento com quem pode, literalmente, te matar.
Algumas conclusões
Uma das coisas dessa temporada que me deixa triste é a morte da Love. Apesar de todo seu comportamento, que deveria ser punido com a justiça, sua morte é mais uma marca de um relacionamento abusivo. Não dá pra dizer que ela também não foi coagida (indiretamente) a cometer os erros que ela cometeu, em nome da sua família. Mas o fato é que é terrível observar um relacionamento abusivo acabar em violência/morte. Mais terrível ainda é perceber que nem Joe aprende nada com o fim trágico do relacionamento e nem a Love terá a oportunidade de rever seu comportamento e prioridades. Todos perdem nessa equação, mas pra ela foi sem volta.
Além disso, Joe não assume as responsabilidades do que ele faz e do que ele é. Ao mesmo tempo, ele imprimia esse comportamento em Love, que também sente a pressão de ser “a mulher louca e impulsiva”. É claro que ela é impulsiva, mas Joe tem grande participação nos problemas dela.
Da mesma forma, observando ao longo das repetições de comportamentos de Joe, podemos afirmar que a mulher perfeita para Joe nunca vai existir. O que fica claro é que ele sempre estará mais focado no momento da conquista/caçada, do que na consolidação de um relacionamento saudável. Isso pode ser classificado como doença, mas eu não tenho especialidade no assunto para fazer tal afirmação.
Por fim, uma crítica à série
Joe e Marianne, possível par romântico da quarta temporada.
Definitivamente, a série tem um enredo muito envolvente. A primeira temporada é muito boa, e isso com certeza gerou expectativas futuras. Porém, após a conclusão da terceira temporada, e a confirmação da quarta, uma pergunta me surge à mente:
Será que existem mais caminhos a serem explorados na trama? Já não foi o suficiente? Digo isso porque o roteiro de Joe apaixonado já está maçante, e a trama paralela nem sempre é envolvente suficiente para sustentar a repetição de comportamentos em todas as temporadas. Será que não seria ideal o fim da série se consolidar nesta próxima temporada?
Me diz aí, o que você achou dessa análise? Acredita que existe algum caminho bom pra 4ª temporada? Conta pra gente que eu vou adorar saber!
2 Comentários
[…] Leia também: A Terrível Relação Entre Joe e Love, em You. […]
Adorei a resenha e concordo com você sobre uma 5a temporada.