TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Você precisa ler: Amanhecer na Colheita
Material de divulgação do livro Amanhecer na Colheita. Reprodução/Divulgação Editora Rocco.
Leitura Livros

Você precisa ler: Amanhecer na Colheita

26 de setembro de 2025 0 Comment

Amanhecer na Colheita, lançado em 2025 pela Editora Rocco, é o mais novo livro de Suzanne Collins ambientado no universo de Jogos Vorazes. A obra funciona como uma prequel e acompanha a juventude de Haymitch Abernathy, muito antes dos acontecimentos da trilogia original.

A trama se passa durante a 50ª edição dos Jogos, também conhecida como Segundo Massacre Quaternário, que levou o dobro de tributos à arena, e revela as perdas que moldaram para sempre a personalidade de Haymitch.

Woody Harrelson interpretando Haymitch na saga Jogos Vorazes. Reprodução/Divulgação @Paris Filmes.

O que esperar desse livro?

Talvez Amanhecer na Colheita tenha conquistado seu lugar como um dos — senão o — livros mais tristes de toda a saga Jogos Vorazes.

A leitura me envolveu de forma avassaladora, do início ao fim, em partes pela escrita impecável de Suzanne Collins, mas também, pela forma como ela nos entrega a versão mais jovem de Haymitch, um garoto que amava profundamente sua família, seus amigos e sua namorada. Como não torcer por alguém que luta até o fim por aquilo que acredita?

Personagens como Louella, LouLou, Maysilee, Wyatt e Ampert também conquistaram um espaço no meu coração, fazendo-me desejar, mais de uma vez, que o destino tivesse sido diferente para eles, assim como para aqueles que já conhecemos: Mags, Wierss, Beete e o próprio Haymitch.

  • Garanta o seu exemplar do Amanhecer na Colheita aqui

Como esse livro se conecta aos outros?

Capa do livro Amanhecer na Colheita. Reprodução/Divulgação Editora Rocco.

Não passa despercebido como a história de Haymitch se conecta à de Katniss em inúmeros pontos. A semelhança entre os dois é evidente, desde o modo como se comportam na Capital até a escolha de seus aliados.

Pessoalmente, eu diria que a forma como ele enxerga Katniss — fazendo com que o apelido “queridinha” surja naturalmente, por ela lembrá-lo de Louella — torna ainda mais poético o fato de que a revolução que Katniss lidera, e que por fim põe fim à Colheita, teve seu início com ele.

E isso nos leva ao lendário Presidente Snow, que mais uma vez se revela uma figura desprezível em tantos níveis. O pouco afeto e compreensão que se constrói por ele em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes desaparece por completo já em sua primeira aparição em Amanhecer na Colheita.

Sua crueldade, em diversos momentos sem justificativa, é capaz de nos deixar enojados. E a forma como decide se vingar de Haymitch por tê-lo enfrentado é fria demais, lembrando-nos exatamente de quem ele é.

A dor e a força de Haymitch em Amanhecer na Colheita

Material de divulgação do livro Amanhecer na Colheita.
Reprodução/Divulgação Editora Rocco.

Ainda assim, é inevitável não pensar que este é, acima de tudo, um livro sobre perdas. Ao longo da trama, vemos Haymitch perder seus aliados, sua família e sua namorada, e no final, somos forçados a testemunhar a maior perda de todas: a perda de si mesmo.

Ele jamais voltará a ser quem era antes dos seus dezesseis anos. Vê-lo se afastar dos poucos amigos que ainda restam, como uma forma de proteção, é algo que mexe profundamente com o leitor — ao menos, mexeu comigo.

O epílogo nos oferece um leve conforto — porque, apesar de tudo, ele nunca mais precisará comemorar um aniversário durante a colheita.

Para Haymitch, deixo toda minha admiração e respeito. Ele é um personagem incrível, e sinto muito por tudo o que foi forçado a enfrentar.

E você já leu o Amanhecer na Colheita? Qual momento mais partiu o seu coração nesse livro?

    Share This:

      Tags: Amanhecer na Colheita Editora Rocco Haymitch Jogos Vorazes Suzanne Collins
      Post Anterior

      Julia Magalhães

      author

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Cinema

      3 Obás de Xangô – Como a amizade entre três artistas promoveu a cultura baiana no Brasil e no mundo

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues