TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Chadwick Boseman | Heróis nunca serão esquecidos
Cinema Marvel

Chadwick Boseman | Heróis nunca serão esquecidos

29 de agosto de 2020 3Comentários

Olá, leitores. Nesta sexta, dia 28 de agosto do ano 2020, perdemos o ator, diretor e roteirista, Chadwick Boseman, o nosso Pantera Negra.

Chadwick sofria desde 2016 de um câncer no cólon, mas isso não o impediu de nos presentear com sua atuação fantástica e com suas contribuições importantíssimas para a sétima arte e para a sociedade. Ele faleceu em casa cercado pela família.

Por ter sido tão importante na luta contra o racismo, tendo se tornado um simbolo da representatividade negra ao longo de sua carreira e ter ocupado um lugar especial em nossos corações, resolvemos prestar uma homenagem, falando um pouco sobre sua história e a importância de seu trabalho.

Leia Mais: Tenoch Huerta será o novo vilão de Pantera Negra 2?

Uma longa caminhada

Chadwick Boseman nasceu na Carolina do sul, no ano de 1976, sendo filho de uma enfermeira e um operário da industria têxtil. Assim, ainda cedo, começou a se interessar pela arte do cinema e teatro, tendo escrito e encenado em sua primeira peça ainda nos anos 90.

No ano 2000, formou-se em Belas Artes e Direção pela universidade Howard em Washington e depois, por meio de uma bolsa de estudos, viajou para a Inglaterra,  onde fez um curso de verão na British American Drama Academy.
Quando voltou aos EUA, começou a dar aulas de teatro em um instituto de cultura negra do Harlem, o Centro Schomburg.

Dessa forma, para nossa sorte, ele não se manteve apenas na academia. Chadwick trabalhou escrevendo e contracenando no teatro, chegando a ganhar o prêmio Joseph Jefferson em 2006. Vale destacar que ele também escreveu e contracenou diversas peças com temáticas voltadas para o Hip Hop.

Na tv, teve participações em diversas séries, como Third Watch, Law & Order, ER, CSI NY, entre outras, mas foi no cinema que Chadwick tornou-se realmente conhecido do grande público.

Sétima arte e a representatividade

A experiência adquirida em anos de estudo e trabalho na tv e no teatro, deram uma boa bagagem para Chadwick. Além disso, ele nos presenteou em seus anos no cinema com diversas atuações de personagens reais e muito importantes, trazendo para a sétima arte a luta pela igualdade.

Entre seus papéis mais importantes no cinema, podemos citar Jackie Robinson, o primeiro atleta negro a jogar na liga principal de baseball, no filme 42: A História de uma Lenda. Boseman também atuou como o Rei do Soul, James Brown, no filme Get On Up. Em 2017, atuou como Thurgood Marshall, o primeiro advogado negro a tornar-se presidente do supremo tribunal dos EUA, no filme Marshall: Igualdade e Justiça. Como vimos, mesmo antes de Pantera Negra, Chadwick já havia escrito e atuado em diversas obras de grande relevância.

Dessa maneira, ao atuar como o grande herói de Wakanda, Boseman deu a milhares de crianças do mundo todo, um representante, um espelho onde veriam reis e heróis. Esse tipo de conquista é muito importante para que a sétima arte se torne mais representativa e inclusiva.

Obras finais

Antes de falecer, Chadwick participou do filme Ma Rainey’s Black Bottom, que conta a história de quatro músicos dos anos 1920 de Chicago. O enredo nos apresenta a tenção entre a cantora Ma Rainey, seus colegas músicos e os produtores da banda. No longa, Boseman atua como Levee, um jovem trompetista que sonha em liderar sua própria banda. Por fim, o filme conta também com a presença de Viola Davis como a cantora Ma Rainey e com a produção de Denzel Washington.

Além de Ma Rainey´s que ainda será lançado, é possível assistir pela Netflix, a obra Destacamento Blood, dirigido por Spike Lee. O filme nos conta a história de veteranos da guerra do Vietnam que retornam ao país em busca dos restos mortais de seu comandante e de um tesouro escondido.

Campos Verdes

O ator era cotado para participar do filme Pantera Negra 2, mas como o longa ainda estava em pré produção, não havia tido gravações. O que sabemos é que Chadwick gravou cenas para a série What if da Marvel, que deve nos apresentar universos alternativos ao que vimos no universo cinematográfico, por isso o nome.

Boseman estava confirmado para viver Yasuke, o único samurai conhecido de origem africana. O filme contaria a história de um moçambicano escravizado que conheceria o guerreiro Nobunaga no Japão. Previsto anteriormente para 2019, não há informações sobre o estágio de produção da obra.

Por fim, lembramos que ainda que Chadwick Boseman não esteja mais entre nós, sua obra ainda vive e nunca perderá a relevância. Assim, nos encontraremos nos vales verdes, meu rei. Yibambé!

    Share This:

      Tags: #Disney Chadwick Boseman Marvel MCU Pantera Negra
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Gabriel Pittigliani

      author

      Historiador, amante da sétima arte, roteirista, fotógrafo, mestre em mesas de RPG, karateka e péssimo dançarino, mas que tem a melhor torta de limão do mundo!

      3 Comentários

      • 4 Personagens das Hqs que ainda não vimos no MCU - TURN: Mundo Nerd says:
        27 de outubro de 2020 at 18:56

        […] vilã em Capitã Marvel 2, ou mesmo a ligação de Ororo com o Pantera Negra (Com o falecimento de Chadwick Boseman, não sabemos como de fato será o segundo […]

        Acesse para responder
      • 4 Motivos para assistir Lovecraft Country - TURN - Mundo Nerd says:
        12 de janeiro de 2022 at 11:07

        […] Leia Mais: Chadwick Boseman | Filmografia […]

        Acesse para responder
      • Assista ao final alternativo CHOCANTE de "Corra!" - TURN - Mundo Nerd says:
        18 de janeiro de 2022 at 18:06

        […] Leia Mais: Chadwick Boseman | Heróis nunca serão esquecidos […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      Cinema

      Crítica | Os Roses: Até que a Morte os Separe —Entre o amor e a guerra

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues