10 Comédias Românticas para ver no Dia dos Namorados
Olá, turners, tudo bom? O Dia dos Namorados está chegando e, como uma consumidora de Rom-coms (Comédias Românticas), venho trazendo uma lista de indicações para aquecer o coração de vocês.
Isso mesmo, a temática de hoje é Millennials vs. Gen. Z, ou quase isso. Basicamente, vou trazer filmes famosinhos dos anos 90/00’s e relacionar com os filmes atuais. Vamos fazer uma versão de “se gostou desse filme dos anos 2000, você vai gostar desses atuais”.
Então, já prepara a pipoca e vem comigo!
5. Curtindo a Liberdade e Vermelho, Branco e Sangue Azul
Nessa categoria, podemos encontrar passeios românticos pela cidade e aquela pitada de química misturada com um segredo que, quando revelado, é baixaria na certa.
Em Curtindo a Liberdade (2004), acompanhamos a vida de Anna Foster (Mandy Moore – This is Us), que é tudo menos normal, isso porque ela é filha do presidente dos Estados Unidos. Se sentindo presa, Anna faz de tudo para alcançar a tão sonhada liberdade. Isso finalmente acontece quando seus pais a deixam ir a um festival com uma amiga, em Praga.
Na primeira oportunidade, ela escapa dos agentes secretos que a acompanham e se encontra com Ben (Matthew Goode – Casa Comigo?), um fotógrafo charmoso e misterioso que está turistando pela cidade e ela o convence a deixá-la se juntar a ele. No entanto, o que Anna não sabe é que Ben é, na verdade, um agente secreto de férias. Devido à rebeldia dela, ele é forçado pelo presidente a acompanhá-la pela cidade sem revelar sua verdadeira identidade.
E quem não gosta de ver o casal passeando pela cidade e vivendo aquele grande romance escondido, divertido e mamão com açúcar?
Pensando nisso, trouxe o queridinho de muita gente que super se relaciona com a vibe do anterior: Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023). Nesse filme, não é apenas um dos protagonistas que possui um grande título, mas sim os dois. Isso porque a história, inspirada no best-seller, mostra a vida de Alex (Taylor Perez – Barraca do Beijo 2), o filho da presidenta dos Estados Unidos, que se envolve em uma confusão com o príncipe britânico Henry (Nicholas Galitzine – Continência ao Amor).
Naturalmente, eles são obrigados a resolver o problema entre si, mas durante o processo eles acabam se envolvendo romanticamente, tornando esse amor “proibido”. A química dos atores é tão boa que nos faz, a cada cena, torcer para que dê tudo certo no final, mesmo já imaginando o desfecho.
Onde Assistir: Amazon Prime e Netflix.
4. Sorte no Amor e Todos Menos Você
Na verdade, eles não têm nada a ver um com o outro, mas eu gosto muito desses filmes e queria dar um jeito de colocá-los na lista. Afinal, não poderia cometer o erro de não colocar a nossa ruivinha aqui.
E dentre os filmes dela que marcaram gerações, o escolhido foi: Sorte no Amor (2006), onde acompanhamos a vida plena da sortuda Ashley (Lindsay Lohan — sexta-feira Muito Louca), que parece que tudo dá muito certo para ela: trabalho perfeito, apartamento perfeito e encontros perfeitos.
Até que um dia, em um baile de máscaras, ela beija um homem misterioso e sua sorte é trocada. E esse homem é Jake (Chris Pine – Guerra é Guerra), um empresário amador da banda McFly (isso mesmo) e um azarado de primeira. E assim, ao longo do filme, ela faz o possível para descobrir o que aconteceu e recuperar a sua sorte!
Enquanto que em Todos Menos Você (2023), não tem nenhuma magia ou nada do tipo, mas segue sendo leve e divertido. Assim, nesse filme acompanhamos Bea (Sydney Sweeney – Euphoria) e Ben (Glen Powell – Plano Imperfeito), que no primeiro momento se relacionam muito bem até a atração se tornar aversão.
Mas, devido ao casamento da Irmã de Bea com a melhor amiga de Ben, os dois são forçados a conviver juntos na Austrália, e para manterem a paz nesse momento especial, eles decidem fingir que estão juntos, o que acaba se tornando um verdadeiro desastre, já que eles se odeiam.
Onde Assistir: Amazon Prime e HBO MAX.
3. 10 Coisas que Odeio em você e O Plano Imperfeito
No nosso top 3, vem os queridinhos das gerações. Filmes que vêm com armações no nível de Operação Cupido e com uma pitada de hate to lovers.
Em 10 Coisas que Odeio em Você (1999), a história se passa no high school, onde os adolescentes estão com hormônios à flor da pele e tudo é muito intenso, tão intenso a ponto de pagarem para fazerem armações para seu próprio benefício. Aqui, temos as irmãs Stratford, Bianca (Larisa Oleynik), que é a miss popular, e Kate (Julia Stiles – Um Príncipe em Minha Vida), que é a feminista odiada por todos do colégio.
Bianca só pode namorar, sair ou respirar se Kate fizer o mesmo, sendo assim, o nosso querido Cameron (Joseph Leonard Gordon-Levitt – 500 Dias com Ela) junto de seu amigo, fazem um esquema para que o nosso bad boy preferido, Patrick Verona (Heath Ledger), saia com a Kate, deixando assim Bianca livre para fazer o mesmo.
Com a mesma vibe divertida e um pouco caótica, temos: O Plano Imperfeito (2018) — saímos do high school, mas armações e clichês ainda estão presentes. Aqui, os responsáveis pelo cargo de cupido, ou melhor dizendo, armação, são dois assistentes, que praticamente vivem para o seu trabalho.
Em O Plano Imperfeito, acompanhamos a história de Charlie (Glen Powell – Todos Menos Você) um assistente de 28 anos de um importante executivo de Nova Iorque, que sonha em conseguir uma promoção, estabilidade financeira e status. Enquanto Charlie está no trabalho apenas por dinheiro, Harper (Zoey Deutch – Um Presente da Tiffany) ao contrário dele, é assistente de uma influente executiva no meio esportivo e sonha em escrever matérias esportivas para sua ídola.
O grande problema para ambos é a falta de tempo. O trabalho de assistente consome tanto suas vidas que não sobra espaço para nada, nem para a vida social, e muito menos para alcançarem seus sonhos. Assim, eles decidem armar um plano para que seus chefes fiquem juntos, ganhando assim mais tempo livre para se dedicarem à sua vida pessoal e profissional.
Onde Assistir: Star Plus e Netflix.
2. Um Lugar Chamado Notting Hill e Uma Ideia de você
O nosso top 2 vem com música, charme britânico e pessoas com realidades completamente diferentes, mas que não conseguem ficar separadas.
Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), conta a história de William Thacker (Hugh Grant – Letra e Música), dono de uma livraria, que vive sua vida tranquila e monótona em Notting Hill, na Inglaterra, mas isso muda quando a famosa atriz americana (Julia Roberts – Comer, Rezar e Amar) aparece em sua loja e vira sua vida de cabeça para baixo.
Se você amou Um Lugar Chamado Notting Hill, também deve gostar do novo lançamento da Amazon Prime. Em Uma Ideia de Você (2024), quem vira a vida da nossa protagonista de cabeça para baixo é o famoso cantor britânico Hayes Campbell (Nicholas Galitzine – Continência ao Amor).
Tudo começa quando ele está se apresentando com sua banda no Festival Coachella e fica encantado por Solène (Anne Hathaway- O Diabo Veste Prada), uma mulher divorciada, dona de uma galeria de arte, que foi levar sua filha adolescente e seus amigos para curtir o festival. Assim, tão inesperado como o encontro deles, surge um romance desafiador que vai provar que só o amor pode não ser o bastante.
Onde Assistir: Amazon Prime.
Veja Também: Case Comigo é clichê e por isso mesmo é bom
1. Pense como Eles e Jogos de Amor
Enfim, chegamos ao top 1 da lista, trazendo todos os clichês possíveis que formam a receita de bolo das comédias românticas que vemos até nos dias de hoje. Enemies to lovers, apostas, segredos, confusão e aquela faísca da química que faz a gente torcer para tudo dar certo no final.
Em Pense como Eles (2012), quando as mulheres descobrem um livro que as ajuda a entender como os homens pensam, o jogo muda a favor delas. Para os homens, a frustração é grande ao perceberem como é estar do outro lado. Em vez de tentar entender essa nova dinâmica, os homens buscam retomar o controle das regras. Mas será que isso vai dar certo?
Por outro lado, em Jogos de Amor (2023), podemos não ter tantos casais, mas os jogos são os mesmos. Na trama, acompanhamos a história de Mack (Gina Rodriguez – Alguém Especial), uma jornalista esportiva, cujo hobby é montar estratégias para seus amigos se darem bem no jogo da sedução.
Mas isso muda quando ela percebe que quer um relacionamento sério e não somente uma one night stand, assim, seus amigos a ajudam a montar um plano perfeito para conquistar o cara dos sonhos, mas não dá tão certo quanto ela imagina.
Onde Assistir: Netflix e Amazon Prime.
Turners, confesso que foi muito difícil para mim fazer essa seleção de filmes para vocês. São tantas comédias românticas icônicas, que fico triste de ter deixado tanta obra-prima fora dessa lista. Então, caso queiram saber quais comédias românticas são essas, deixem um comentário e quem sabe eu não faço uma parte 2 dessa lista.
Dito isso, aproveitem muito a sessão de cinema de vocês, seja com o crush, as amigas ou na solitude.