TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Crítica | Aladdin: “É mais do que se pode ver”
Cinema Críticas

Crítica | Aladdin: “É mais do que se pode ver”

23 de maio de 2019 1 Comment

Olá, caros leitores! Se vocês estavam procurando um filme que revivesse a infância, mas ainda assim fosse algo novo, parabéns, vocês encontraram! Aladdin é um dos diversos filmes que a Disney está revisitando através dos Live-actions, adaptando as obras a uma visão mais realista e atual.

Nesta nova produção, a Disney aproveitou para mudar alguns discursos, como a representação do povo Árabe, antes retratado como bárbaro em “Noites da Arábia“, mas que agora ganha destaque através do comércio e da cultura.

Leia Mais: Crítica | Dumbo: “Believe”

Um novo ponto de vista

Como dito acima, o filme trás uma roupagem nova para a narrativa, mas não para por ai. Visualmente, temos um filme bem colorido e que ambienta o telespectador num mundo inspirado na cultura árabe (Mesmo que de forma generalizada).

Além disso, temos novas músicas e também adaptação das antigas (Como é o caso de “Você nunca teve um amigo assim” onde Will Smith inova com alguns elementos de rap).

É caótico, mas é Aladdin

Ainda que cada mudança feita no longa, seja necessária aos novos tempos, alguns elementos foram alvos de crítica. Dentre eles, temos o aumento do número de canções, o novo gênio e os efeitos especiais. Da forma como foram alocadas dentro do enredo, alguns telespectadores sentem que a canções de menos, outros sentem o contrário.

Quanto ao gênio, temos uma adaptação do personagem. Robin Williams adaptou o gênio a sua visão e Will Smith fez o mesmo. Tudo isso, recheado de efeitos especiais que não ficaram exagerados, mas que fazem menção a obra de 1992.

Não ficarei em silêncio

Neste novo Aladdin, nos é apresentado mais características dos personagens, como Jafar (Marwan Kenzari), o Vizir do Sultão. Hoje Vizir, anos antes um ladrão.

Para Aladdin (Mena Massoud), alguns podem comparar traços do personagem com Dastan, personagem principal de Príncipe da Pérsia. Ele é ousado, carismático e engenhoso. Porém, em alguns momentos, é atrapalhado, o que ajuda na hora de manter a veia cômica do filme.

Ainda assim, os holofotes devem merecidamente, ir para a princesa Jasmine (Naomi Scott), que ganha todo o destaque. É uma personagem forte e independente, que busca mais do que apenas escolher com quem quer casar. Além disso, sua relação com o Sultão (Navid Negahban), é mais bem aproveitada. Isso ainda ajudou na construção de um Sultão menos abobalhado.

Magia de Gênio

Em geral, o filme respeita a obra original e até faz algumas referências a ela, mas não deixa de até certo ponto, ser original.  Da forma como foi produzido, o filme é agradável para todos os públicos, indo desde o nostálgico que pode ver os elementos do original novamente nas telas, até o público novo que assistiu uma obra condizente com o tempo em que vivemos.

Em resumo, temos uma atualização de uma obra magnífica, respeitada em essência, mas com um enredo atualizado. Novos personagens, novos desfechos e até novas canções. E por isso, avalio o filme com 3,5 de 5. E mesmo com 59% na avaliação do Rotten, o filme diverte e envolve a gente.

    Share This:

      Tags: #Disney Aladdin Críticas Live Action Live Action Disney
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Gabriel Pittigliani

      author

      Historiador, amante da sétima arte, roteirista, fotógrafo, mestre em mesas de RPG, karateka e péssimo dançarino, mas que tem a melhor torta de limão do mundo!

      1 Comment

      • Crítica | Rei Leão: "Um ciclo sem fim" - TURN - Mundo Nerd says:
        18 de janeiro de 2022 at 18:32

        […] Leia Mais: Crítica | Aladdin: “É mais do que se pode ver” […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      Cinema

      Crítica | Os Roses: Até que a Morte os Separe —Entre o amor e a guerra

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues