3 Distopias que definitivamente valem a leitura
Hoje viemos com uma lista de distopias que definitivamente valem a leitura. Poderia colocar muitas aqui, mas nessa matéria vou incluir apenas as três que considero as melhores que já li. Bora descobrir quais são?
#01: Jogos Vorazes | Suzanne Collins
A primeira dica de distopia que não pode faltar é Jogos Vorazes. A trilogia principal acompanha a jovem Katniss Everdeen na manhã da Colheita, onde dois jovens, um garoto e uma garota, são escolhidos para lutarem até a morte entre os 24 jovens sorteados.
Katniss vem do empobrecido Distrito 12, e seu maior medo é ser sorteada, mas quando o nome da sua irmã é anunciado diante de todos, ela se oferece como tributo no seu lugar. A forma como a autora descreve a brutalidade, de um jeito simples, mas ao mesmo tempo poético, mesclando essas vozes que nos afastam do narrador, nos demonstra a verdade nua e crua presente em toda obra distópica, que desmembra a sociedade real em que vivemos.
Leia Também: A cantiga dos pássaros e das serpentes é melhor que os livros originais?
#02: Divergente | Veronica Roth
Enquanto Katniss é a voz da revolução, tendo sentimentos controversos ao longo da trama, outro paralelo bem diferente é o da Tris, de Divergente. Ela, ao contrário da protagonista de Jogos Vorazes, não possui a frieza e os traumas que a maioria das protagonistas de distopias traz desde o início. Ao contrário, nós vemos a sua esperança sendo esmagada com ela ao longo da trama.
Em Divergente, uma escolha pode te transformar. Criada na Abnegação, uma facção da cidade de Chicago, Tris terá que enfrentar uma escolha: continuar na sua casa ou seguir a sua vontade. Audácia, Franqueza, Amizade e Erudição são as outras facções dessa cidade, e escolhas permeiam a jornada da personagem.
Diferente de outras protagonistas, Tris é a heroína que enfrenta, fazendo com que a gente se afeiçoe a ela, pela forma como ela pensa nos outros antes de si mesma e pela maneira como ela luta pelo que acredita.
Confira Também: 6 Livros gratuitos no K.U. que valem a pena ler
#03: Skyhunter | Marie Lu
Um paralelo entre essas duas protagonistas é Talin, de Skyhunter, uma jovem que foge da sua casa após a Federação Karensa tomar sua cidade. Ela é uma heroína que mescla a dor e o sofrimento da Katniss, junto com o amor e empatia da Tris.
Nesse livro, nós crescemos com a personagem, pois mesmo tendo traumas, ela ainda sonha com a sua liberdade, para lutar e salvar aqueles que ama. Uma das minhas distopias favoritas – mas infelizmente ainda não tão conhecida – recomendo a todo mundo que ama esse gênero.
Conheça Também: Warcross | Jogo de realidade virtual é foco de mais um sucesso de Marie Lu
Com essa, ficamos por aqui! Distopia para mim não é apenas sobre algum jovem desafiando o governo, mas sobre personagens fortes e tão diferentes que lutam, sofrem, sobrevivem e nos inspiram a ser pessoas melhores. Espero que goste dessas leituras tanto quanto eu.
Sentiu falta de alguma distopia na lista? Comenta aqui embaixo!