Divertida Mente 2 é mais um filme com selo de qualidade Pixar
Um dos lançamentos mais esperados do ano, Divertida Mente 2 chega aos cinemas com grande expectativa. O primeiro filme, lançado em 2015, foi amplamente elogiado por sua abordagem inovadora das emoções humanas. A sequência, embora traga menos novidades, continua a cumprir seu propósito, mantendo a essência que nos fez amar o original.
Para quem está tentando decidir se vale a pena assistir ou não, já garanto que sim, e vou te explicar porque ao longo dessa crítica. Mas, antes, pode ser que você esteja se perguntando:
Qual a história de Divertida Mente 2? Essa continuação é realmente necessária?
Se em Divertida Mente 1 conhecemos os sentimentos confusos de uma criança, na continuação é a vez de explorar a intensidade e as mudanças da adolescência. Nossa querida Riley já não é mais a criança que conhecemos. Agora com 13 anos, é o momento dela conhecer e aprender a lidar com sentimentos novos.
Representando muito bem essa fase da vida, nossa protagonista passa por muitas situações que todos nós já vivenciamos. Prestes a entrar no high school, Riley sente o peso dessas mudanças. Ela teme, por exemplo, não ser aceita e age muitas vezes de formas questionáveis.
Com uma trama extremamente identificável e sensível, recomendo o filme tanto para crianças quanto para adultos. Ainda que ele não seja tão dinâmico quanto poderia e isso possa atrapalhar a experiência das crianças, é definitivamente um filme que vai além do entretenimento.
A animação pode, e muito provavelmente vai, ajudar muitas crianças a entender seus sentimentos nessa fase de transição. Fazendo com que elas se sintam menos sozinhas nesse processo e mais dispostas a conversar sobre.
Já para os adultos a experiência é parecida e também muito forte, pois permite que eles se identifiquem e entendam, caso ainda não tenham racionalizado isso, que os erros que eles cometem ou cometeram por medo e insegurança não o definem. O filme é uma aula sobre a importância de se aprender a lidar com seus sentimentos e uma dose de esperança que isso é possível, seja você adulto ou criança.
Análise Técnica e Pontos de Destaque
Com a dose certa de humor, Divertida Mente 2 não é só reflexivo, mas também divertido e perfeitamente produzido. Visualmente, a Pixar não decepciona e prova novamente que suas sequências nunca são apenas continuações. Embora não supere o original na minha opinião, o diretor Kelsey Mann (O Bom Dinossauro) dá ótima sequência ao trabalho de Pete Docter, cumprindo seu propósito e trazendo uma narrativa descontraída e socialmente importante.
Precisamos falar sobre saúde mental, e Divertida Mente 2 faz isso muito bem ao discutir assuntos, como adolescência, pressão social e ansiedade. Os novos personagens inclusive são ótimas adições, que fazem toda diferença no impacto que o filme vai ter no seu público. Cada uma com seu propósito deixa a animação ainda mais equilibrada, tocante e divertida.
Mas, se tem um sentimento que rouba a cena é a Ansiedade, intensa e desesperadora, como era de se imaginar. Ela consegue retratar muito bem o sentimento que leva a uma crise e o momento em si.
Afinal, qualquer um que já experimentou a sensação sabe bem como a ansiedade pode te fazer se sentir insignificante e não merecedor de muitas coisas. A animação traz tudo isso de forma muito sensível e é definitivamente um dos maiores acertos do longa.
O que mais vale elogiar?
Outro ponto que merece destaque foi como mesclaram a técnica 3D com a 2D, trazendo desenhos da infância da protagonista em 2D enquanto as emoções estão em 3D. O contraste é essencial para mostrar como Riley cresceu e colabora muito na construção do humor.
Por último, não dá para não elogiar as dublagens brasileiras nesse filme, que são definitivamente a cereja do bolo. Com nomes fortes do humor, como Tatá Werneck dando voz a Ansiedade, Katiuscia Canoro como Tristeza, Dani Calabresa como Nojinho, entre outros. Eles conseguem fazer um filme que já era maravilhoso se tornar ainda melhor por transmitir cada uma das emoções na intensidade necessária e com a dose certa de humor.
Resumindo, vá logo comprar seu ingresso, porque você sem dúvida não vai se decepcionar. Divertida Mente 2 já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Já assistiu? Me conta o que achou nos comentários.
Veja Também: Wish – O poder dos desejos e os 100 anos da Disney