TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Duna Parte 2 – religião e política são temas centrais da narrativa
Cinema Críticas

Duna Parte 2 – religião e política são temas centrais da narrativa

8 de março de 2024 0 Comment

Oiee, Turners, a adaptação de Duna deu o que falar e agitou os cinemas e os fãs de ficção científica em 2022. Dito isso, sua continuação tem sido muito aguardada e a estreia da parte 2 foi recebida com euforia pelos fãs. Já assisti ao filme e estou aqui pronta para compartilhar todas as minhas impressões com vocês. Fica comigo aqui e descubra se Duna Parte 2 é bom ou não.

Como foi Duna Parte 1?

Gurney Halleck (Josh Brolin), Leto Atreides (Oscar Isaac), Paul Atreides (Timothée Chalamet) e Lady Jessica (Rebecca Fergunson) em Duna. Distribuição Warner Bros. Divulgação.

No primeiro filme, acompanhamos a família Atreides, do planeta Caladan, ser designada a cuidar de Arrakis, um deserto valioso pela produção de uma especiaria chamada mélange. Essa substância tem o poder de aumentar a expectativa de vida, apesar de gerar também dependência.

Nesse sentido, o domínio de Arrakis é extremamente cobiçado por outras famílias reais. E é justamente em um golpe político para retomar o poder no planeta que a Casa Harkonnen destituí os Atreides, matando o Duque de Leto (Oscar Isaac). Felizmente, o filho do duque, Paul Atreides (Timotheé Chalamet), e sua esposa, Lady Jessica (Rebecca Ferguson) conseguem escapar.

Então, ambos seguem uma jornada para encontrar o povo nativo do planeta buscando abrigo e uma maneira de retomar ao poder.

Leia mais: Duna: A Grandiosidade e Simplicidade da Metáfora do Deserto

O que vemos na sequência?

Lady Jessica (Rebecca Fergunson), Chani (Zendaya), Stilgar (Javier Bardem) e Paul Atreides (Timothée Chalamet) em Duna. Distribuição Warner Bros. Divulgação.

Portanto, em Duna Parte 2, nós vemos exatamente a sequência desses eventos. Lady Jessica e Paul já com os Fremen e tentando ganhar sua simpatia. Mesmo com a desconfiança, ambos adentram na cultura desse povo e passam a desempenhar papéis importantes naquela sociedade. A lenda de um messias que salvaria os Fremen da tirania imperial e conquistaria com eles uma terra verde e próspera, guia uma parte desse povo.

Logo, a jornada imersiva de Paul em tornar-se um deles, é guiada não só pela desconfiança de alguns, mas também pela idolatria de outros, que o enxergam como um salvador. Quanto mais bem-sucedido ele é em batalha e absorvendo os hábitos culturais do povo do deserto, mais seguidores ele ganha.

Dessa forma, o mito de Lisa al Gaib (o salvador/messias) ganha força entre os Fremen. Assim, a história se desenrola entre conflitos e batalhas, assim como manipulações e conflitos sutis, demonstrando como a religião pode ser um grande motor de influência política.

Os dois filmes dialogam bem?

O melhor de tudo é ver que os dois filmes de Duna se conectam muito bem. Não existe uma disparidade entre um e outro, a sequência segue de forma muito orgânica e natural a contar a história que começamos a amar em 2022. Além disso, vemos o aprofundamento desses personagens apresentados no primeiro filme, assim como uma complexificação da história.

Vale a pena assistir Duna Parte 2?

Chani (Zendaya) e Paul Atreides (Timothée Chalamet) em Duna. Distribuição Warner Bros. Divulgação.

Em primeiro lugar, vale dizer que como o primeiro, a qualidade técnica é impecável. Do som a fotografia, Duna Parte 2 cria uma atmosfera realista e imersiva para o telespectador. Você vai se sentir guerreando em Arrakis junto a Paul e Chani. Ademais, a continuação da narrativa se conecta muito bem com o primeiro filme e se desenvolve de maneira intensa e ágil. Sim, é um filme longo, porém não podemos dizer que é monótono.

Dessa forma, também preciso ressaltar a atuação brilhante de Timotheé Chalamet que trouxe atona todos os conflitos e nuances de seu personagem de forma impecável. Junto a ele, Zendaya atuou lindamente como Chani, sendo a química dos dois em tela um ponto alto do filme.

O relacionamento de Chani e Paul tem uma importância enorme para história e o desenvolvimento do filme, é Chani que guia e ensina Paul a cultura Fremen. A relação deles parece o redirecionar em muitos momentos e dar um sentido para jornada dele, algo além da busca por vingança sobre o que aconteceu com seu pai. 

Dito isso, sim, posso dizer que vale muito a pena assistir Duna Parte 2, é uma experiência cinematográfica deliciosa e envolvente. Se você é um fã, sem dúvida vai gostar. Se você curte o tema de ficção científica, sociedades distópicas e conflitos políticos, assiste Duna no Prime Video e depois corre para o cinema e assista à parte 2, você não vai se arrepender.

Assistiu Duna Parte 2? Me conta o que mais gostou nos comentários.

    Share This:

      Tags: Duna Duna Parte 2 ficção científica Timotheé Chalamet Zendaya
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Andreza Coelho

      editor

      Historiadora, assistente administrativa, artesã e taróloga. Amante do conhecimento e de boa conversa sobre qualquer assunto interessante.

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      Cinema

      Crítica | Os Roses: Até que a Morte os Separe —Entre o amor e a guerra

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues