Helius — O Anjo de Barador não é para Todos
Alguém aqui já ouviu falar de Helius — o Anjo de Barador? É o primeiro livro dos autores novatos Marcelo Sá e J.P. Simi. No entanto, não será o único, afinal os dois amigos apaixonados pela cultura geek já planejaram o restante da saga que começa com Helius.
Aliás, a obra traz uma aventura de ficção científica através da história de Billy Cooper, um arqueólogo e mergulhador que adquire superpoderes. É com uma pegada meio Júlio Verne e Indiana Jones, mas com um super-herói digno de Marvel e DC, que se desenvolve essa história.
Confiram a Sinopse Oficial:
Após encontrar um artefato misterioso numa perigosa missão de resgate em uma plataforma de petróleo acidentada, o arqueólogo e mergulhador Billy Cooper adquire superpoderes e se vê como protagonista em uma trama de intrigas internacionais, levando o mundo à beira da guerra.
Agora, com a ajuda de Dr. Meyers, um cientista solitário e genial, e seu assistente, Allan, e das jovens e geniosas jornalistas, Julia e Tricia, ele tentará descobrir a origem de seus dons recém-adquiridos, enquanto enfrenta as forças ocultas de um sinistro traficante internacional de armas, e de seu próprio passado.
Uma enigmática empresa com tecnologias muito a frente de nosso tempo, uma tribo de nativos americanos e uma sedutora e ambiciosa executiva, completam a receita desta excitante história. HELIUS – O Anjo de Barador traz um enredo repleto de Aventura, Mistério, Sci-Fi, com uma pitada de romance.
O Enredo
A história começa com uma explosão por causas desconhecidas na plataforma de petróleo da Vanoil, sendo a partir disso que vemos toda a trama se desenvolver.
E olha que a Trama tem diversas facetas, como a descoberta da origem dos poderes de Billy que vem de um lado mais fantasioso; os problemas políticos internacionais que traz uma carga dramática; toda a tecnologia abordada que deixa bem claro que é um livro de ficção científica, e uma civilização escondida como nas velhas aventuras.
Além de todos os mistérios e segredos, seja aqueles que Julia investiga como o que a Vanoil esconde, mas também alguns que nem eles esperavam, como quem é o Presidente e o que aconteceu de verdade com o pai do Billy e sua missão.
Ponto de Vistas
Billy Cooper desde o começo é descrito como um legado na arqueologia por conta de seu pai e também um mergulhador playboy. Mas que apesar de seu temperamento, conseguiu provar ser o melhor na sua área.
Ao ser contratado pela poderosa e enigmática Vanoil para um serviço secreto, acaba por entrar em problemas que nem fazia ideia existir. Como adquirir poderes de origem desconhecida, conspirações internacionais e segredos de seu passado.
Capaz de despertar irritação e admiração do leitor, o personagem é cativante a seu modo com a construção de sua jornada e a compreensão de seus anseios. Mas apesar de ter Billy como protagonista da história, ele não é o único a contá-la.
Outra parte importante do livro e que tem seu ponto de vista acompanhado é Julia Wells, uma jornalista e Hacker que desconfiou sempre da empresa.
Porém, fica realmente obcecada para desmascará-la após a morte de seu irmão enquanto trabalhava para eles. Forte, determinada e capaz de grandes loucuras em busca do que julga certo, é uma personagem para torcer desde o início.
Também vemos brevemente os pontos de vistas de outros personagens da trama. Como, por exemplo, Mike, irmão de Julia que morre no início da trama e outros funcionários da empresa capazes de tudo para manter os segredos dela.
Minha visão
A história com pouco mais de 300 páginas tem personagens cativantes e um enredo abundante sem ficar confuso pela quantidade de informação e personagens.
No entanto, apesar de seus momentos de alívio cômico e até tensão romântica, o livro é essencialmente de ficção científica. E faz jus a isso sendo altamente descritivo e com muitos detalhes mais técnicos. De modo que para os amantes do gênero pode ser uma ótima pedida, entretanto, para os que querem apenas se aventurar, provavelmente vão achá-lo cansativo. Além de não prender a atenção suficiente para passar do começo.
Para os fãs de Duna, vocês podem encontrar Helius — O Anjo de Barador no site da Editora ou na Amazon.
Leia Também: O que esperar do filme Duna
1 Comment
Também li o livro, e discordo quanto a ser cansativo. A parte inicial é mais explicativa, mas quando a ação começa, você não consegue largar do livro!