TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Matrix Resurrections e o reencontro com o Escolhido
Artigos Cinema Críticas

Matrix Resurrections e o reencontro com o Escolhido

11 de janeiro de 2022 2Comentários

E aí, turneiros, tudo bom? Nós assistimos Matrix Resurrections, foi lindo. Logo chegou o momento de falar sobre, portanto fique por aqui para saber mais sobre.

Fazer um reboot é sempre uma ideia arriscada, se não for bem feito pode estragar a visão dos filmes originais e enfurecer os fiéis fãs. Lana Wachowski sabia desses riscos e conseguiu dar prosseguimento para esse projeto ousado, e eu, com certeza aprovo a visão dela.

Confira: 10 filmes internacionais para quem quer sair da mesmice

E o que vemos nesse novo Matrix?

(Reprodução/Warner Bros.)

O quarto episódio de Matrix conseguiu retomar a mesma sensação de questionamento da realidade que o primeiro filme trouxe. O que também deu um novo ar à franquia. Antes de assistir ficou uma dúvida se o filme seria uma cópia do primeiro ou se conseguiria dar sequência a história sem ser cansativo. Assim, na minha opinião, Resurrections consegue ampliar a nossa compreensão do universo da Matrix.

O longa brinca o tempo todo com seu próprio universo construindo uma metalinguagem. Desse modo, parece que ele foi construído como uma forma de debater a trilogia original, assim como as ideias que se formaram a respeito do universo de Matrix.

Além disso, acontecem algumas repetições de enredo idênticas ao primeiro Matrix. Mas é perceptível que a direção usa isso de forma consciente e estratégica para construir a narrativa desse novo filme. Dessa maneira, de forma muito bem feita, isso tanto mexe com a nossa nostalgia, quanto ressalta um ponto opinativo trazido no filme: a repetição da própria vida. Ao ver essas cenas similares ou idênticas temos a ideia do looping eterno que a rotina da vida pode ser.

Matrix discutiu Matrix

(Reprodução/Warner Bros.)

A discussão inicial do filme também mostra um choque entre o que as autoras Lilly e Lana Wachowski pensaram para a trilogia inicial e a recepção do público. Inclusive existem até algumas piadas sobre isso no filme, o que ficou bem interessante.

Enfim, falando em piadas, acredito que uma das maiores diferenças deste novo filme para com os primeiros é o humor. Usando essa questão da metalinguagem, tanto de se referir ao cinema quanto aos próprios Matrix’s, tivemos vários momentos de humor que conseguiram tornar o filme mais divertido, tudo isso sem perder o foco.

Neo e Trinity ainda estão com tudo

(Reprodução/Warner Bros.)

Um outro ponto muito bom nesse filme é o relacionamento de Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), que foi muito bem desenvolvido. Assim, o que acontece em tela complementa tudo que já vimos deles até agora, pudemos perceber a evolução desses personagens individualmente e também em conjunto.

Nesse sentido, a química dos dois, que sempre foi indiscutível, alcança um nível acima neste capítulo da história, mostrando a evolução dessa relação e o impacto disso nos personagens.

Além disso, a interação dos personagens clássicos com os novos também foi incrível e estes novos integrantes do elenco também entregaram excelentes atuações, personagens cativantes e complexos. Algumas carinhas já são conhecidas de outros trabalhos com as Wachowski. Como Eréndira Ibarra, Max Riemelt, Brian J. Smith, Toby Onwumere, Mumbi Maina, Michael X. Sommers que estão no filme, e também trabalharam com as irmãs Wachowski na série Sense8.

É relevante dizer que Matrix quebrou vários padrões e trouxe uma evolução da história. Houve uma atualização e uma modernização, ou seja, a obra se adaptou bem a atualidade, assim incluindo isso na filosofia já vista nos originais, a experiência mais rica tornou assistir este filme uma experiência ainda mais incrível.

E aí já assistiu Matrix e está questionando toda realidade? Enfim, me conta nos comentários o que você mais gostou em Resurrections.

    Share This:

      Post Anterior
      Próxima postagem

      Andreza Coelho

      editor

      Historiadora, assistente administrativa, artesã e taróloga. Amante do conhecimento e de boa conversa sobre qualquer assunto interessante.

      2 Comentários

      • Raphaela says:
        16 de janeiro de 2022 at 18:46

        a trilha sonora é bem boa também.

        Acesse para responder
        • Andreza Coelho says:
          12 de maio de 2022 at 16:43

          Realmente, Raphaela, eu amei também, ficou excelente e acho que é um ponto alto das obras das irmãs Wachowski.

          Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Notícias

      Nova temporada de Pesadelo na Cozinha começará a ser gravada

      Cinema

      Crítica | Ele realmente é um Bom Menino!

      Cinema

      Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues