O que esperar do filme Duna?
Duna é uma das franquias literárias mais importantes da ficção científica. O livro, escrito por Frank Herbert, em 1965, é considerado um dos pilares do sci-fi, e traz temas complexos, como religião, política, totalitarismo, espiritualidade e filosofia. Contudo, apesar da singularidade da franquia, quando o assunto são as adaptações, um filme de Duna é ainda muito controverso, e há quem diga que é impossível adaptá-lo bem por ser muito literário.
“É ficção científica, mas é muito, muito literário. É muito difícil encontrar imagens para colocar no filme, porque imagens são óticas.”
Para quem não sabe, já houve duas tentativas de adaptação de Duna. Primeiro por Jodorowsky na década de 70, o que infelizmente não foi para frente; e outra em 1984 por David Lynch, que terminou, mas é amplamente criticado por não fazer jus a grandeza da franquia literária.
Mas qual o enredo?
A obra tem como enredo um futuro distante, administrado por um imperador espacial e por Casas Nobres, famílias que administram parte da galáxia à sua maneira. Mas, nesse interstício, a família Atreides consegue o poder do planeta Arrakis, também conhecido como “DUNA”.
O problema é que Arrakis é o único local onde é produzida a especiaria Mélange, um narcótico que possibilita vida longa ao usuário. Serve também para o controle de viagens, por parte da Corporação Espacial, bem como combustível para o funcionamento da irmandade Bene Gesserit, ordem comandada por guerreiras mortais.
Ou seja, Duna – que até então era um planeta deserto – torna-se palco das disputas territoriais, principalmente entre as famílias Atreides e Harkonnen. O protagonista, Paul Atreides (Timothée Chalamet), será o responsável por liderar a rebelião com o intuito de manter sua família no poder de Arrakis.
Nessa linha, Paul é o filho do duque Leto Atreides (Oscar Isaac) e herdeiro da Casa Atreides. Nos livros, Paul é descrito como ágil e estrategista, mas sem grandes habilidades de combate. Para isso, terá como mentores Duncan Idaho (Jason Momoa) e Gurney Halleck (Josh Brolin), habilidosos com armamento bélico.
Quer saber mais sobre a franquia? Garanta sua cópia do livro
O que esperar do longa?
No longa, Paul terá idade próxima a 15 anos, a mesma de Chani (Zendaya), jovem misteriosa que possui habilidades de Bene Gesserit. É possível que haja um interesse amoroso entre os dois.
Por isso, o diretor Denis Villeneuve já revelou que o filme será apenas sobre a metade do livro – ou seja, vem sequência por aí! De acordo com Villeneuve, a intenção é que Duna seja um “Star Wars para adultos”. A ideia também é produzir os demais livros da saga:
“Ainda é preciso fazer os cenários, figurinos e muitas outras coisas, então estamos falando de meses. Mas, se houver entusiasmo e [a Warner Bros.] aprovar em breve, posso dizer que estou preparado para começar as filmagens em 2022, com certeza. Adoraria, estou pronto e gostaria de adaptar tudo para as telas o quanto antes” (Via Rollings Stone).
A adaptação da obra contará com nomes como Hans Zimmer (Piratas do Caribe, Trilogia O Cavaleiro das Trevas, A Origem), na trilha sonora; John Nelson (Blade Runner 2049 e Gladiador) nos efeitos especiais e Greig Fraser (The Batman) na direção de fotografia.
Além disso, o filme Duna conta com Rebecca Ferguson, Javier Bardem, Dave Bautista e Stellan Skarsgård no elenco. Confira o trailer, abaixo:
E você, está ansioso para ver a obra nas telonas?! Comente aqui!
Leia Mais: A cantiga dos pássaros e das serpentes é melhor que os livros originais?
1 Comment
[…] Leia Também: O que esperar do filme Duna […]