TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 O Triste Fim de “O Mundo Sombrio de Sabrina”
Críticas TV

O Triste Fim de “O Mundo Sombrio de Sabrina”

8 de janeiro de 2021 1 Comment

Sim amigos. É com dor no coração que eu escrevo que esse final de temporada foi frustrante. Antes de mais nada, venho acompanhando a série O Mundo Sombrio de Sabrina desde seu lançamento na Netflix, em 2018. Desde a primeira parte, a série mostra pontos muito promissores. Porém, ao longo dessas 4 temporadas, os produtores armaram um enterro triste para o fim da trama. Infelizmente, hoje eu venho trazer  (alguns d)os motivos que me fizeram não gostar do final de O Mundo Sombrio de Sabrina.

Atenção: contem MUITO SPOILER!

CHILLING ADVENTURES OF SABRINA (L to R) KIERNAN SHIPKA as SABRINA in episode, 216 of CHILLING ADVENTURES OF SABRINA. Cr. NETFLIX © 2020
Sabrina e sua soluções mágicas para tudo.

Resumo da temporada

Primeiramente, vamos introduzir a temporada. Após o Padre Blackhood espalhar os Terrores Sobrenaturais em Greendale, Sabrina e o Coven junto com seus amigos do Clube do Terror tentam resolver cada um dos 8 terrores ao longo dos 8 episódios dessa parte. Por isso, os episódios de uma hora funcionam quase como de forma independente, mas que culminam na chegada do Vazio no último episódio. A temporada apresenta referências do trabalho de H.P Lovecraft e os tradicionais episódios musicais, admirados pelo produtor executivo Roberto Aguirre-Sacasa.

Todavia, temporada não apresenta um final satisfatório, compromete o desenvolvimento de muitos personagens e deixa mais pontas soltas do que resolve problemas. Vamos aos fatos:

Nick e Sabrina
O casal Endgame. Literalmente.

O início dos problemas

Primeiramente, foi muito difícil para mim assistir aos episódios. Algo na estrutura desses episódios me dificultava assisti-los continuamente por 1 hora, e esse é um grande problema. Por que não otimizar a história para um grande Terror, ao invés de 8? Isso proporcionou cenas em que a solução do problema vinha de forma tão fácil que chegava a ser inacreditável!

Destaque para o Vendedor, que aparece nos episódios 4 e 8. Primeiramente, da onde ele veio? Como que de repete ele tem toda a solução para os problemas e ninguém nem pergunta quem ele é? Complicado…

O Vendedor. De onde veio esse homem?

Assim como os problemas anteriores, precisamos observar que a temporada não se preocupou em mostrar consequências graves sobre os atos da parte 3. Tudo bem que até temos algumas coisas relacionadas à duplicidade da Sabrina. Apesar disso, foi é insuficiente para suprir todas as pontas soltas que os eventos anteriores deixaram.

E esse talvez seja o grande problema da temporada. Ao invés de Roberto Aguirre-Sacasa e equipe tentarem resolver as pontas soltas, eles resolveram ir por um caminho completamente diferente. A temporada termina, a série também e ainda assim nos restam muitos problemas e questões, o que nos deixa com gosto amargo.

O que fizeram com os personagens?

A Sabrina de cara é uma personagem difícil e um pouco enjoada. Inclusive, na matéria de 7 protagonistas chatos/irritantes de séries e filmes eu explico um pouco do porquê não gosto dela, e a considero sim uma personagem chata. Entretanto, depois de tudo o que ela passou nas ultimas temporadas, o comportamento de Sabrina nessa 4ª parte é ignorou toda a construção da personagem. Inclusive, ela não foi a única!

R.I.P Desenvolvimento de personagens!

Alguns exemplos: Nosso querido Ambrose, que veio crescendo bastante nas suas tramas individuais, perdeu muito nessa temporada. Assim como os demais, Ambrose viveu à sombra das decisões da Sabrina e a trama principal. Todavia, ele já tinha se tornado bem mais que um coadjuvante, e isso me decepcionou muito. O mesmo acontece com as tias Hilda e Zelda, enquanto descobriam novas faces de suas relações enquanto irmãs e individualmente; Theo e suas questões, antes muito bem trabalhadas, sobre transsexualidade e seu novo relacionamento amoroso; Prudence, que dividiu cena com Ambrose e teve sua trama muito mais explorada ao longo das temporadas; e outros.

Nem Lúcifer e Lilith, que antes eram parte fundamental da história, foram bem aproveitados nessa temporada!

 

Além desses, destaque para o casal Rosalind e Harvey decaiu muito. Ross tem uma trama paralela incrível que é praticamente jogada de lado nessa temporada. Além disso, já não era pro Harvey ter superado esse problema com bruxas? Não fez o menor sentido, depois de tudo, a reação infantil que o roteiro deu para o personagem, que já deveria ter amadurecido.

O fatídico 7º episódio da 4ª parte

Por fim, eu gostaria de separar esse tópico especial dedicado ao episódio 7 dessa temporada. Eventualmente, os últimos 3 episódios finais de uma série servem pra deixar você no ápice das emoções. Eles estão lá para instigar o espectador, colocando os conflitos cada vez mais fortes. Agora me diz: pra que você colocaria um episódio que quebra totalmente esse ritmo no meio da finalização de uma série?

O divertido fanservice que quebrou todo o ritmo.

É isso que acontece nesse episódio. Enquanto o propósito dele é forte para fanservice, os produtores se esqueceran que, nessa altura do campeonato, não era pra ter uma quebra tão brusca ali! Tudo bem que é muito legal você vê as referencias à série de comédia Sabrina Aprendiz de Feiticeira, mas aquilo não cabia no momento. Seria, enfim, mais interessante coloca-lo no início da temporada, e não ocupar um espaço para finalizações importantes, que ficaram em dívida nesse final.

Uma observação: esse episódio me lembrou muito o (também) episódio 7 da 2ª temporada de Stranger Things, onde Eleven descobre mais sobre a história de sua irmã perdida, a Eigth. Da mesma forma, esse episódio também foi muito criticado pelo mesmo motivo: não é que ele seja ruim, é que ele estava no momento errado da série, em meio aos eventos em Hawkins.

E no final de O Mundo Sombrio de Sabrina…

Só nos restou o gosto amargo. Afinal, essa foi uma temporada mal trabalhada, que perdeu-se desenvolvimento de personagens e não nos deu nada de muito novo para sentir saudades. Por fim, fica meus votos: descanse em paz, Sabrina Spellman/Morning Star.

Vá com Deus (?)

Enfim, e você? Concorda ou discorda? Deixe nos comentários sua opinião!

Leia mais: As séries mais esperadas de 2021

    Share This:

      Tags: #Netflix Crítica O Mundo Sombrio de Sabrina Roberto Aguirre-Sacasa Sabrina Série Spellman
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Pauline Oliveira

      author

      1 Comment

      • Fate: A Saga Winx | Vale a pena ver? - TURN - Mundo Nerd says:
        18 de janeiro de 2022 at 18:59

        […] Leia Mais: O Triste Fim de “O Mundo Sombrio de Sabrina” […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Notícias

      Nova temporada de Pesadelo na Cozinha começará a ser gravada

      Cinema

      Crítica | Ele realmente é um Bom Menino!

      Cinema

      Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues