TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Orgulho e Preconceito, uma nova adaptação é mesmo uma boa ideia? 
TV

Orgulho e Preconceito, uma nova adaptação é mesmo uma boa ideia? 

4 de agosto de 2025 0 Comment

Se você ama Jane Austen e romances de época, fica aqui, pois temos novidades muito importantes do universo da autora. Em outubro de 2024, a Netflix confirmou que adaptaria mais uma obra dela, Orgulho e Preconceito. E desde então, aos poucos a empresa tem liberado informações sobre a nova série.

Mas, eu confesso que desde que a confirmação veio não consigo parar de pensar, será que a gente precisa mesmo de outra adaptação da Jane Austen?

O que sabemos sobre a série?

Orgulho e Preconceito
Primeira foto da nova série Orgulho e Preconceito da Netflix
divulgada. Distribuição/Divulgação @Netflix. Foto by Ludovic Robert.

Para o elenco, a Netflix traz nomes, como Emma Corin (The Crown), que será Elizabeth Bennet; Jack Lowden (Slow Horses), que dará vida ao Sr. Darcy e Olivia Colman (The Crown e A Favorita), que fará a icônica Sra. Bennet, mãe da personagem principal. 

O roteiro está nas mãos de Dolly Alderton, autora de Tudo Que Eu Sei Sobre Amor, enquanto a direção será de Euros Lyn, mesmo diretor de Heartstopper. O restante do elenco também já foi revelado e conta com nomes, como Rufus Sewell (A Diplomata), como Sr. Bennet, e Fiona Shaw (Killing Eve), que interpretará a Lady Catherine de Bourg.

Os perigos de mexer com uma história tão amada

Anne Eliot (Dakota Johnson) em Persuasão (2022).
Distribuição/Divulgação @Netflix.

Embora esses nomes chamem a atenção e inspirem entusiasmo pelo seu talento, é difícil não questionar se realmente é uma boa ideia readaptar a obra. Alguns motivos pesam mais que outros.

Primeiramente, vale dizer que a última obra de Jane Austen adaptada como filme pela Netflix teve inúmeros problemas. O maior deles com certeza foi o quanto se distanciou da obra original, até mesmo a essência de seus personagens principais foi alterada.

Dessa forma, amantes da literatura clássica, no geral, criticaram fortemente a produção, que não teve o retorno esperado. Nem mesmo a presença da talentosa Dakota Johnson foi capaz de salvar alguma coisa. O que me faz ter bastante medo da nova adaptação, é sempre bom explorar novas facetas de uma obra já conhecida, mas fazer isso sem perder sua essência é sempre um desafio.

Leia mais: Persuasão é fiel à obra original?

Será que a gente precisa mesmo de outra adaptação agora?

Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e Sr. Darcy (Matthew Macfadyen) em
Orgulho e Preconceito (2005). Divulgação/Distribuição @UniversalPictures.

É complicado responder. O projeto audiovisual mais recente, que adaptou essa obra, tem 20 anos e ainda é muito querido pelos fãs da história. O filme de 2005, com Keira Knightley e Matthew Macfadyen como personagens principais, conquistou gerações de apaixonados por romances de época.

Joe Wright deixou sua marca com esta produção. Isso aconteceu porque ele teve a liberdade de trazer mudanças para a história enquanto se mantinha fiel ao material original. Será que isso é algo que pode ser repetido? Talvez, sim, talvez não, é um risco.

Não é difícil entender a decisão, se levarmos em conta a busca constante da indústria do entretenimento em fazer dinheiro com escolhas seguras. As produtoras preferem investir em histórias já consagradas como forma de garantir o sucesso, afinal, elas já têm um público fiel.

E por mais que eu ame adaptações, essa padronização focada no lucro tem nos afastado de novas narrativas e diminuído a diversidade cultural que consumimos. Será que isso não está nos impedindo de conhecer histórias e personagens originais que também poderíamos amar?

Orgulho e Preconceito já foi adaptado em série

Sr. Darcy (Colin Firth) e Elizabeth Bennet (Jennifer Ehle) em
Orgulho e Preconceito (1995). Distribuição/Divulgação @BBC.

Além disso, vale também dizer que já temos uma série excelente que adapta o livro, ela foi feita pela BBC em 1995 e tem Colin Firth e Jennifer Ehle como Lizzy e Darcy.

Inclusive, essa é a versão mais próxima da obra de Austen, com poucas e pequenas alterações na história. Uma série que consegue nos transportar com precisão e beleza para o que deve ter sido o mundo descrito pela autora. Feito que não é impossível de se repetir, mas que definitivamente é difícil.

Por isso, apesar do elenco ser incrível e a direção já ter entregado a Netflix um grande sucesso, ainda tenho bastante receio de qual vai ser o resultado dessa nova adaptação. Afinal, igualar ou superar o impacto das versões de 1995 e 2005 não vai ser tarefa fácil, e cada nova tentativa carregará o peso dessas comparações.

Por outro lado, acredito que seria interessante uma produção que expandisse o universo de Orgulho e Preconceito, ao invés de apenas adaptar a história original mais uma vez. Então, pode ser, sim, que essa produção nova possa cumprir certo propósito. Nos resta esperar na torcida que esse filme consiga fazer jus a essa história tão linda e amada.

Agora me diz, para você, precisa ou não de uma nova adaptação de Orgulho e Preconceito? Estou curiosa para saber a opinião de vocês!

    Share This:

      Tags: Enemies to Lovers Jane Austen literatura Literatura Clássica Orgulho e Preconceito Orgulho e Preconceito Netflix Romance Romance de Época Romance Histórico
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Andreza Coelho

      editor

      Historiadora, assistente administrativa, artesã e taróloga. Amante do conhecimento e de boa conversa sobre qualquer assunto interessante.

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Notícias

      Nova temporada de Pesadelo na Cozinha começará a ser gravada

      Cinema

      Crítica | Ele realmente é um Bom Menino!

      Cinema

      Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues