TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 6 serial killers da ficção inspirados na vida real
Imagem do Filme Pânico 6. Reprodução/Divulgação @Paramount Pictures.
Cinema Listas

6 serial killers da ficção inspirados na vida real

16 de outubro de 2025 1 Comment

Olá turners, como todo ano, não poderíamos deixar outubro passar sem o nosso Especial de Halloween. E, como sempre, trago algumas indicações e curiosidades para quem, assim como eu, ama essa época do ano. Mas o tema de hoje é um pouco diferente — e mais sombrio.

Inspirado na série Medo Real, recém-lançada na Netflix, o tema de hoje mostra como, às vezes, a realidade pode ser tão assustadora quanto a ficção. Vamos descobrir quais serial killers foram, na verdade, inspirados na vida real.

Categoria 1: Baseados em Assassinos Reais

Cena do filme Psicose. Reprodução/Divulgação @Shamley Productions.

#1: Hannibal Lecter – O Silêncio dos Inocentes (1991)

Para quem nunca assistiu ou já não se lembra bem, em Hannibal Lecter – O Silêncio dos Inocentes, a agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) é designada para entrevistar o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra brilhante e assassino canibal. Seu objetivo é conseguir informações que possam ajudar na captura de outro serial killer, conhecido como Buffalo Bill.

Enfim, o que quase ninguém sabe é que Hannibal foi inspirado em dois assassinos de verdade: o médico mexicano Alfredo Ballí Treviño, que matou o amante e ocultou o corpo com precisão cirúrgica, e o americano Ed Gein, conhecido por usar partes humanas para criar objetos.

Trailer do filme O Silêncio dos Inocentes. Reprodução/Divulgação @Amazon MGM.

Leia Também: Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

#2: Norman Bates – Psicose (1960) e Bates Motel (2013)

Trailer do filme Psicose. Reprodução/Divulgação @Shamley Productions.

Um clássico do cinema, conta com a história de Marion Crane (Janet Leigh), após roubar uma grande quantia de dinheiro, foge e se hospeda em um pequeno motel de beira de estrada, administrado por um tímido jovem chamado Norman Bates (Anthony Perkins). 

O que começa como uma simples parada em uma viagem acaba se transformando em um dos crimes mais icônicos e assustadores da história do cinema. Anos depois, essa história ganhou uma nova versão na série Bates Motel que mostra a continuidade das atrocidades de Norman — agora interpretado por Freddie Highmore — enquanto aprofunda sua relação distorcida com a mãe, Norma Bates (Vera Farmiga).

A relação doentia com a mãe e o comportamento estranho de Norman não vieram do nada. O personagem nasceu a partir dos crimes de Ed Gein — sim, ele de novo —, que manteve o corpo da mãe em casa e vestia suas roupas tal qual mostrado no filme e na série.

Trailer Bates Motel. Reprodução/Divulgação @A&E.

#3: Ghostface – Pânico (1996)

Quem não se lembra do grupo de adolescentes de Woodsboro que se vê no meio de um pesadelo quando um assassino mascarado, o Ghostface, começa a persegui-los? Embora nem tudo nos filmes seja inspirado em fatos reais, a história do clássico que reinventou o terror slasher nos anos 90 tem partes bem próximas da realidade.

O Ghostface, o assassino mascarado que aterrorizou a cidadezinha de Woodsboro nas telonas, foi inspirado em Danny Rolling, o “Assassino de Gainesville”. Nos anos 90, ele invadia casas de estudantes na Flórida e cometia crimes brutais. O roteirista Kevin Williamson usou o caso como ponto de partida e transformou o horror real em um clássico do terror slasher.

Trailer Pânico. Reprodução/Divulgação @Paramount Pictures.

Categoria 2: Inspirados por Comportamentos Reais ou situações

Imagem de divulgação da série Dexter. Reprodução/Divulgação @Show Time.

#4: Dexter Morgan – Dexter (2006–2021)

Um assassino em série que só mata criminosos: o “anti-herói” perfeito, certo? Na série com certeza. Nela, conhecemos Dexter Morgan, um analista especializado em padrões de sangue que trabalha para a polícia de Miami. À noite, ele vive uma vida secreta como assassino em série que possui um código: só mata outros criminosos. 

Porém, na vida real, esse anti-herói não podia estar mais longe da posição de anti-herói perfeito. Dexter tem inspiração em Manuel Pardo, um ex-policial de Miami que afirmava matar apenas quem “merecia”. A diferença é que, na realidade, não havia justiça poética, só violência e delírio. 

Trailer Dexter. Reprodução/Divulgação @Show Time.

#5: Joe Goldberg – You (2018–2025)

Um sucesso da Netflix, a série You nos apresenta Joe Goldberg (Penn Badgley), um gerente de livraria aparentemente encantador, mas que é, na verdade, um stalker obcecado. Usando redes sociais e manipulação, ele se infiltra na vida das mulheres que possui interesse, transformando a vida delas em um pesadelo.

O boy literário mais assustador da Netflix pode não ter um “modelo real”, mas representa algo bem comum: a obsessão confundida com amor. Inspirado em stalkers e casos de controle abusivo e feminicídio, Joe mostra como o terror pode morar em algo aparentemente romântico, mas que está bem longe disso.

Trailer You. Reprodução/Divulgação @Netflix.

Leia Mais: 3 filmes de terror que poderiam facilmente ser filmes de romance

#6: Jason Voorhees – Sexta-Feira 13 (1980)

Mais um clássico das maratonas de Halloween, Sexta-Feira 13 narra a história de um grupo de jovens, que se reúne para reabrir um acampamento de verão abandonado há anos. Enfim, o que era pra ser um fim de semana divertido se transforma em pesadelo quando eles passam a ser perseguidos por Jason Voorhees, o mascarado do facão.

O diretor Sean Cunningham já declarou que se inspirou no sucesso de Halloween para criar o filme.

Mas há fortes especulações de que o cenário e o conceito tenham vindo do caso real dos Assassinatos do Lago Bodom, na Finlândia, em 1960, quando quatro adolescentes foram atacados enquanto acampavam, e três morreram. Coincidência ou não, é bem parecido com o início do filme.

Trailer do filme Sexta-Feira 13. Reprodução/Divulgação @Warner Bros.

Bônus: Completamente Ficcionais 

Cena do filme Halloween. Reprodução/Divulgação @Compass International Pictures.

Nem todo monstro precisa de uma base real pra tirar o seu sono. Personagens como Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo (1984), Jigsaw de Jogos Mortais (2004) e Michael Myers de Halloween (1978) são criações puramente fictícias, mas continuam mais vivos do que nunca nos nossos pesadelos.

Às vezes, o medo nasce exatamente daquilo que a gente não consegue explicar.

E você, turners, qual desses você achou mais sinistro? Conta pra gente nos comentários e já se prepara que vem mais matéria de Halloween por aí.

    Share This:

      Tags: Filmes filmes de terror Halloween Serial Killers
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Verônica Vieira

      author

      1 Comment

      • Por que amamos o Halloween (mesmo sem viver nos EUA) • TURN - Mundo Nerd says:
        22 de outubro de 2025 at 14:02

        […] Você também pode gostar: 6 serial killers da ficção inspirados na vida real […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Notícias

      Nova temporada de Pesadelo na Cozinha começará a ser gravada

      Cinema

      Crítica | Ele realmente é um Bom Menino!

      Cinema

      Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues