Thor: Amor e Trovão | Jane morreu?
Oiiie, turners, tudo bem? Se você está aqui é porque assistiu Thor: Amor e Trovão e ainda está se questionando sobre algumas decisões do nosso querido Kevin Feige relacionadas a Jane. Desde já deixo muito claro que este texto terá inúmeros spoilers, como indicado no título, então se ainda não viu o filme, volta aqui depois. Então, vamos lá entender o destino de Jane Foster no MCU e o porquê não vimos tanto dela como Poderosa Thor.
Leia Mais: Thor: Amor e Trovão salvou a fase 4 da Marvel?
Qual a História de Jane Foster nos Quadrinhos?
Em primeiro lugar, você precisa saber que a história de Thor: Amor e Trovão condensou vários eventos dos quadrinhos. Talvez seja até por isso que algumas coisas do filme ficaram um pouco estranhas e mal desenvolvidas. Mas, antes de comentar isso, vamos entender qual é a trajetória de Jane nas HQs.
Ela perdeu sua mãe muito jovem para um câncer de mama, tendo sido criada por seu amoroso pai que fez de tudo para ela ter uma boa infância. Mesmo tendo feito de tudo por ela, seu pai morreu jovem. Além desse trauma, anos após casar, ter um filho e se divorciar, ela perde o filho e o ex-marido em um acidente de carro. A personagem tem uma história muito triste, com muitas perdas e sofrimento.
Ela se torna enfermeira e através disso conhece Thor. Tempos depois, enquanto o deus do trovão lutava contra Gorr, ela é diagnosticada com câncer. Mesmo nesse estado, ela aceita representar a Terra no Congresso dos Mundos em Asgard. Logo depois, Thor perde o Mjolnir por se tornar indigno e o martelo para na Lua, onde chama por Jane. Com ajuda de Heimdall, ela vai até lá e resgata o martelo, tornando-se a Poderosa Thor.
Dessa forma, Jane segue salvando mundos por aí com o poder de Thor, de forma anônima, enquanto ele tenta descobrir a pessoa que tomou seu martelo. Ela chega a formar um novo time com os Vingadores, sem que ninguém saiba sua identidade, posteriormente apenas Sam Wilson, o novo Capitão América, descobre ela, mas guarda seu segredo.
O que não foi explicado no filme?
Toda vez que Jane se transforma na Poderosa Thor, o Mjolnir limpava substâncias tóxicas de seu organismo, até mesmo as medicações da quimioterapia, o que impediu o tratamento de progredir. Desta maneira, o câncer dela avançou para o estágio 4 e ela foi avisada pelo Doutor Estranho que se ela não parasse de se transformar, morreria. Entretanto, ao ver Asgard em perigo, ela se transforma mais uma vez para salvá-la e morre nos braços de Thor.
Esses eventos apareceram no filme com algumas alterações, contudo foi tudo tão rápido que o desenvolvimento não foi bom. Isso comprometeu o entendimento do público, ainda mais para quem não conhece a história dos quadrinhos. A descoberta da sua doença, assim como suas ações como heroína até o desfecho de sua morte acontecem em um curto período, ficando simplesmente muita informação para um filme só.
Será que veremos a Poderosa Thor novamente?
Nos quadrinhos, Jane chega ao Valhalla, paraíso dos deuses nórdicos exclusivo para quem morreu em batalha. Isso vemos em uma das cenas pós-créditos de Amor e Trovão. A continuidade dos quadrinhos nos dá esperança de que, talvez, possamos ver esta personagem de volta no MCU. Nas HQs, logo após a morte de Jane, Thor se junta a Odin e consegue ressuscitá-la. Depois disso ela volta a tratar seu câncer, posteriormente voltando à ação como Poderosa Thor.
A probabilidade disso acontecer no MCU é remota, já que no filme o corpo de Jane parece ter sido absorvido pela entidade cósmica, Eternidade. Claro que isso não significa que seria impossível ver a personagem novamente, mas parece tornar um pouco menos provável. Mesmo assim, a esperança é a última que morre e eu não sei você, caro leitor, mas fiquei com gostinho de quero mais após ver a Natalie Portman como Poderosa Thor.
Será que a Natalie Portman quer voltar pro papel?
O que nos dá mais esperança de ver novamente a atriz nos filmes da Marvel é uma declaração que ela deu em entrevista, que dá uma margem para pensar que ela está aberta a isso:
“Eu amo a Capitã Marvel. Brie [Larson] é uma amiga querida, então seria divertido. Isso seria legal.”
Trecho retirado do site Omelete
O fã da Marvel procura a ilusão? Talvez, mas que seria lindo ver mais da Poderosa Thor, isso com certeza é unânime.
Agora me conta, você também amou ver a Jane Foster arrasando com Mjolnir em Thor Amor e Trovão? Deixa nos comentários.