Verbis Diablo – a língua profana
Penny Dreadful teve um encerramento repentino e prematuro, mas em sua breve jornada pelo mundo das séries de horror e drama deixou um legado de se admirar.A produção contou com uma gama de recursos e um dos principais são as línguas. Deu para ouvir Arábico, Latim, Grego, Alemão, dialeto atapasco e outras, e também o típico Inglês – na sua versão londrina-vitoriana, americana e até irlandesa que foi bastante criticada pelo país inteiro. Mas dentre todas essas línguas a que se destaca é a posteriori¹ Verbis Diablo.
Reza a lenda que Lúcifer roubou a língua usado pelos anjos rabálabaxuria xerêbebé, Adão e Eva e como zombaria começou a usá-la pelo avesso, quando Deus conversou com seus filhos caídos em desgraça eles não conseguiam entender as palavras do Senhor pois sua língua pertencia ao Diabo.
Na produção o idioma é apresentado ao homem moderno através dos delírios de um monge cartuxo codex gigas alert que fora possuído por um demônio e começou a escrever o que ouvia em artefatos, além dele o Verbis Diablo é conhecido pelas bruxas (vagantes noturnas e andantes diurnas, embora as andantes evitem falar), Lúcifer e a sua prometida noiva Vanessa Ives.
O idioma foi concebido por David J. Peterson, mesmo criador do Valiriano e Dothraki em Game of Thrones, Trigedasleng em The 100, Shiväisith em Thor: The Dark World e outros. A Língua do Diabo tem fortes influências de línguas verdadeiras como a Acádia, Latim, dialeto do Egito Médio, Grego Ático, Persa, Sumeriano e Turco. Peterson até tentou usar uma língua conhecida pelos seriadores, o Enoquiano, mas a obra de John Dee e que é usada em Supernatural parecia muito fictícia e muito inglesa, nas palavras do David “um trabalho amador”.
Para fazer a língua David distorceu foneticamente² as palavras, em algumas situações deu significado oposto (como a latina justa contraída pelas forças satânicas se tornou atsüü, que significa “vil”), algumas outras vezes a palavra está quebrada sem nenhuma razão específica, em outros casos muda de significado de acordo com a sentença, os componentes auxiliares podem aparecer ou não. A razão para tal complexidade é evitar que as pessoas possam entender e aprender a língua, só aqueles que realmente foram tocados pelo Diabo podem compreender o que o profanador quer dizer.
Para aqueles que já estavam preparando petições para o Duolíngo e o Memrise lançassem um curso da língua podem tirar seus escorpiõezinhos do feitiço, infelizmente o ímpio idioma não segue padrões gramaticais e fonéticos bem definidos, suas variações são drásticas e a série nem liberou o roteiro para sabermos exatamente o que foi falado no show. Mas não é impossível, para falar o Verbis Diablo basta me envolver gentilmente em seus braços, beijar-me profundamente e acabar com o seu sofrimento.
4 Comentários
Meu bem você arrasooooou neste artigo!!!!! Amo Verbis Diablo. Vanessa Ives Rainha.
Boa noite amigo, venho te pedir uma ajuda, revirei essa internet toda atras das flas que o Ethan usa pra fazer o exorcismo na Ives, e vi que voce tem 2 gifs…. voce teria inteira?
Se tiverrr me mnda por favorr ou me indique onde posso achar.
São Judas. Apóstolo glorioso. Servo fiel e amigo de Jesus, ore por ela.” – Latim. ( é essa aqui mas na linguagem original).
Muuuito obrigado
Olá, tenho sim: “Sancte Judae. Apostole gloriose. Servus fidelis. Iesu amice ora por ea.”
Maravilhoso, estou buscando essa fala em Latim e sua tradução há tempos!. Muito obrigado!