Winx | Desenho e Live Action são iguais?
Olá, amigos das fadinhas! Definitivamente eu fiquei muito interessada quando vi as notícias sobre o Live Action do desenho Clube das Winx, que marcou minha infância. Ainda mais sendo produzida pela Netflix, que é o grande nome do mercado atualmente. E depois do nosso veredito aqui do site, venho trazer algumas comparações entre a Live Action e o Desenho original.
Leia mais: Fate: A Saga Winx | Vale a pena ver?
Uma breve sinopse
Originalmente, o desenho começa quando Bloom, uma garota que vive no mundo dos humanos, encontra a Princesa de Solaria Stella, a fada do Sol e da Lua, passando por problemas ao ser atacada por criaturas mágicas. Bloom ao tentar ajuda-la descobre que é uma fada e, por isso, seguirá uma jornada até a escola Alfea para descobrir mais sobre como usar seus poderes. E assim, começa uma das animações da Nickelodeon que marcou a infância de muitas pessoas.
Já em Fate, as coisas ganham um tom bem mais dramático logo de início. a Diretora Farrah é quem resgata Bloom após um desastre envolvendo sua família, e a mesma tenta descobrir qual é a origem de seus poderes e como controla-los para evitar novos problemas.
Só observando o primeiro episódio de cada uma das séries, já é possível perceber que Fate, apesar de beber na fonte do mundo mágico e das histórias das Winx, tem um compromisso diferente do desenho. É possível perceber que os produtores se preocuparam em dar um tom diferente a série. E, mesmo pensando nos elementos que faltaram comparando as duas, podemos também dizer que a Live Action surpreendeu em muitos sentidos, e resgatou várias referências ao desenho original.
Os elementos da Série Live Action
Primeiramente, temos que falar que, infelizmente, alguns dos personagens que nós amamos não estão nessa primeira temporada. É o caso por exemplo de Tecna e da Flora, duas fadas muito queridas pelos fãs. Ao invés disso, Aisha e Terra chegam como uma adição que, particularmente, me agradou bastante a adição.
Outro personagem que os fãs sentiram falta é o Brandon, namorado da Stella no desenho e escudeiro do príncipe Sky. Já Musa tem poderes diferentes do desenho: na animação a fada manipula a música/som, e na série, Musa é uma fada da mente. Sem falar em Beatrix, que se trata da junção das Trix do desenho original.
Além disso, demais mudanças vêm pra acrescentar um enredo um pouco diferente do original. O fato de Bloom e Stella serem rivais no início por causa de Sky, e a relação conturbada entre Musa e Terra me soam como uma tentativa de deixar o enredo mais similar com o que vemos nas séries jovens atualmente.
Algumas referências ao desenho
Algumas coisas bem interessantes que podemos captar na série que fazem referência ao desenho:
- Sabe o anel que a Bloom perde? Isso, o anel da Stella? Ele no desenho é o famoso báculo da princesa de Solaria, que se transforma em anel e tem poderes de transporte, semelhante ao da série;
- A Terra menciona, em conversa com Musa, que é prima da Flora. Então, será que a minha Winx favorita aparece futuramente?
- Semelhante ao desenho, Bloom é deixada no mundo dos mortais por ser a detentora da Chama do Dragão, e há rumores sobre um futuro aparecimento de Daphine, irmã da Bloom, que faz esse papel na animação;
- O envolvimento do Riv com a Beatrix na série é uma clara referência ao desenho. Entretanto, Riv na animação se envolve com Darcy;
- Na série, Terra e Stella brigam algumas vezes por causa das plantas no quarto, e isso acontecia constantemente no desenho (só que com a Flora). Inclusive, a primeira interação entre Musa e Terra (nas reclamações sobre as plantas) é quase que idêntica à primeira interação entre Bloom e Flora, que eram as amigas de quarto no desenho;
- As asas da Bloom aparecem numa cena que faz referência clara ao Enchantix, que é a transformação mais poderosa das fadas;
- E por último, Bloom conversando com Beatrix revela que nasceu em 2004, que foi o ano de lançamento do desenho!
Expectativas? Temos!
Finalmente, vou abrir um espaço aqui para colocar minhas expectativas para um futuro da série. Para além de saber os rumos da história principal, eu estou bem interessada nos enredos paralelos da série. Por exemplo, no desenho sabemos que as Trix não são exatamente fadas, e sim bruxas! Isso pode explicar muito sobre a origem e os poderes de Beatrix na próxima temporada.
Também gostaria de conhecer mais sobre a história da Aisha, a única que não teve desenvolvimento paralelo à história da Bloom. Acredito que ela mereça um enredo próprio, pois parece ser uma personagem muito mais profunda do que o explorado. Ainda, gostaria de ter mais contato com o mundo mágico da série. Principalmente, seria interessante saber como os eventos tem afetado os demais locais e pessoas. Todavia, acredito que isso será trabalhado em outros momentos, e tudo bem.
No mais, gostei da série mais do que eu esperava gostar! Como eu disse no início, ela não é o desenho. Mas essa fonte usada na criação de um mundo mágico para as fadas me agradou bastante, e mostrou individualidades bem positivas.
E você? Achou mais referencias? Conta para a gente no nosso Instagram!
—
Revisão: Leandro Reis