Crítica | Fédro
Transforme o Tabu em Totem.
Baseado no texto de mesmo nome, escrito por Platão, o documentário Fédro não é só um reencontro entre mestre e aprendiz, mas uma reflexão sobre a vida e a arte.
Uma visão histórica
Antes de falarmos da obra, temos que voltar nossos olhos para o texto original. Quem ou o que é Fédro?
Escrito por volta de 370 a.C. o texto escrito por Platão nos apresenta uma conversa entre Sócrates e o próprio Fedro, com a intenção de discutir, através do amor principalmente, a retórica.
Fedro encontra Sócrates ao voltar da casa de Lísias, onde ouviu um discurso do mesmo. Sócrates pede então que seu amigo reproduza tal discurso. Nele, Lísias falava sobre o amor entre dois homens e de como o amor entre pessoas podia trazer aflições e que era muito melhor cultivar amizades.
Sócrates então faz um discurso a pedido de Fedro para que ele possa compará-lo com o de Lísias. Depois disso, Sócrates é possuído por um Daimonion (entidades intermediárias entre deuses e heróis). Após o fato, faz um novo discurso, agora arrependido, e tece elogios a Eros.
Faço isso sagradamente
O filme marca o reencontro entre mestre e aprendiz. José, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro e Reynaldo, ator conhecido principalmente por seu trabalho em televisão.
A obra nos conta muito sobre o passado dos dois, ao mesmo tempo que faz muitos questionamentos sobre amor, arte, sociedade, sexualidade e política. Sem dúvida temas importantes e que sob a ótica da obra, embaladas na vida dos dois, acabam por serem abordados de forma rica, e em alguns momentos, bem divertida.
Não ter amarras
O filme que celebra tal reencontro depois de vinte anos foi produzido em junho de 2019, em um apartamento em São Paulo. E o mais curioso é que a obra de Marcelo Sebá, além de trazer temas relevantes sob a ótica dos dois personagens, faz sérios questionamentos em um período de retrocesso político.
A obra também tem outros pontos curiosos, como a não linearidade de cortes. Nós temos também muitas quebras de quarta parede, com o elenco e a equipe interagindo. Tudo isso somado a uma boa fotografia e captação de áudio, tornam Fédro uma obra muito boa de assistir.
Fédro pode ser visto no Star+.
Não esqueça de visitar nosso instagram e contar pra nós o que achou de Fédro, Turneiro.
Ah, temos sempre novas críticas aqui.