Cavaleiro da Lua | Conheça o personagem antes de assistir à série!
Fala, Turneiros. No último dia 17 de Janeiro saiu o trailer de uma das próximas séries do Disney+, Moon Knight. Preciso confessar que fiquei muito ansioso com o que vi hein. O hype subiu e fiquei fissurado para conhecer ainda mais do personagem. Com isso, pensei: preciso trazer um compilado completo para conhecerem o Cavaleiro da Lua.
Quem é o Cavaleiro da Lua?
Antes de mais nada, precisamos falar do homem cuja máscara esconde o rosto. Podemos dizer que Marc Spector é um avatar controlado pelo Deus Egipcio Khonshu, mas quem é Marc?
Bom, Marc Spector é a identidade por trás do anti-herói Cavaleiro da Lua. Ele foi trazido de volta à vida pelo Deus Egípcio após uma expedição ao Sudão, onde salvou a vida de um arqueólogo. Havia sido morto por Raoul — o homem que matou o Dr. Peter Alraume — dentro do túmulo de Seti III, entretanto, fora ressuscitado pelo deus Khonshu como espírito de vingança.
Spector é um mercenário noturno que nasceu em uma família judia ortodoxa, com pai rabino e sobrevivente do Holocausto. Sua vida foi marcada por incidentes traumáticos, que se tornaram responsáveis por seu Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI).
Transtorno esse responsável por desenvolver novas personalidades, chamados alter egos, com personalidades distintas, como forma de reação a eventos ruins da vida de um indivíduo.
Ainda que com tais históricos conturbados, Marc trilhou seu próprio caminho até se consolidar como um agente da CIA. Nesse meio tempo, atuou como boxeador profissional de peso-pesado, pistoleiro de aluguel e fuzileiro naval até chegar enfim no ramo de agente. Um homem bem versátil, podemos dizer, senhores.
E foi através dessa nova função que seu caminho se cruzou com Khonshu.
Quem é Khonshu?
Uma peça fundamental e que mudou a vida de Spector da noite para o dia. Khonshu é um Deus Egípcio da Lua e dos Viajantes, o Desbravador, o Abraçador, o Defensor e o Observador. O deus é a fonte de poder do Cavaleiro da Lua, onde tiveram o primeiro contato com Marc após sua morte, em uma missão, dita antes, com a morte do paleontólogo.
O Cavaleiro é como um punho desse deus da Lua. Ele deu poder a Spector, aprimorou o homem e o utilizou para moldar o mundo à sua imagem. Digamos que uma marionete ambulante de um deus. Perigoso, mas interessante.
Bom, após esse encontro conturbado, Marc retornou para os Estados Unidos e decidiu que sua nova missão de vida era outra: assumir uma nova identidade como Cavaleiro da Lua.
O começo de um Herói
O novo herói teve sua estreia marcada na história em quadrinho “Werewolf by Night #32”, de 1972, onde fora contratado para acabar com um lobisomem infame, Jack Russel, em uma batalha de três noites ao luar.
Seu trabalho e experiência como lutador foram primordiais para a nova fase de Marc, em que as habilidades de luta, conhecimento tático e estratégia o ajudaram ainda mais, o que lhe proporcionou um reconhecimento de outros heróis de Nova Iorque.
Dentre esses heróis, deteve parcerias com alguns icônicos como Homem-Aranha, Deadpool e Justiceiro, figuras nada convencionais entre si, o que o torna ainda mais interessante. Além disso, após a estreia oficial, o Cavaleiro da Lua adotou o manto como um membro também oficial nos Vingadores da Costa Oeste, atuou como um vigilante e por fim se tornou um Vingador Secreto.
Um homem de muitas identidades
Ainda que oficializado como um personagem com TDI, suas identidades fazem parte de quem o personagem é. O manto de Cavaleiro da Lua é apenas uma das poucas partes que o personagem já apresentou, contudo, há outras que ajudam bastante nessa nova missão. Entre elas, o milionário produtor de Hollywood, Steven Grant, e o motorista de táxi, Jake Lockley.
Por mais que cada um tenha sua própria vida, todos entraram em um modo de reconciliação a fim de limpar a consciência de Marc e escapar do campo mental que o Deus Khonshu aprisionava o homem.
Em meados de 2014 uma nova figura surgiu nas HQs do Cavaleiro. Uma identidade curiosa e nova, melhor dizendo, uma versão mais “clean” do Cavaleiro da Lua. Nela, Mr. Knight, ou Sr. Cavaleiro, uma nova versão, ou fusão de dois alters (O próprio vigilante com Steven Grant), surgiu, usando um terno todo branco e com o intuito de cooperar com a lei. Isto é, dentro de um contexto mais detetive.
Um Super-Herói com poderes?
Sim, porém nem tanto. As habilidades do Cavaleiro da Lua, visto que derivam de uma divindade com poderes lunares, advém das fases, logo, quanto mais cheia mais poderoso. Contudo, o pack de super poderes foi adicionado após a conexão primordial com o Deus da Lua.
Então digamos que um impulso sobre-humano, reflexos, durabilidade e forças foram adicionais nas capacidades do anti-herói. Embora, como falei antes, as fases da lua tenham suas influências.
Como um avatar vivo de Khonsu, o deus lhe dá o poder que bem entende, e com isso, já realizou feitos interessantes. Na minha opinião, o maior deles foi pegar o martelo de Thor, trazendo com isso a informação que o material de criação da arma, Uru, nada mais é que fragmentos de lua.
Outros feitos interessantes foram o manto do Punho de Ferro, o Espírito da Vingança e até mesmo a magia do Doutor Estranho. Isso tudo para entregar a seu mestre e deixá-lo ainda mais poderoso.
Embora habilidoso com tudo que tem, nosso herói tem alguns truques na manga. Conhecido como o Batman da Marvel, ele com certeza teria alguns apetrechos para usar no combate, como armas temáticas (sim, com formato de lua), digamos então que bumerangues (?), usando o formato como ideia principal. Bom, além disso possui também ankhs dourados, dardos de escaravelhos, garras e uma nave um tanto quanto estilosa no formato de lua.
O que acontecerá na série
Estou muito ansioso para a série, o trailer mostrou que será algo bem sombrio e violento, ainda mais mostrando um pouco do espectro do transtorno dissociativo de personalidade de Marc. E espero muito que retratem isso de forma responsável (Fragmentado e Vidro são péssimos exemplos do TDI) e mescle com um bom show de lutas e mistério.
Bom, a série será dirigida por 3 diretores, Mohamed Diab, Justin Benson, e Aaron Moorhead, e será roteirizada por Jeremy Slater e Beau DeMayo, ou seja, nomes importantes e que já tem trabalhos marcantes como The Witcher, Umbrella Academy e tantos outros filmes de terror/suspense.
Ainda que o povo já tenha ficado com pé atrás pelo fato de um dos roteiristas ter escrito Quarteto Fantástico de 2015, Death Note (live action) e afins, (gente!) não será apenas um roteirista e sabemos que a Marvel sabe fazer o negócio. Um voto de fé é válido.
A série contará com seis episódios, será lançada em 30 de março no Disney+ e estrelada pelo astro Oscar Isaac (encarnando Marc) que dispensa apresentações. Com ele estarão também outros atores incríveis, Ethan Hawke e May Calamawy, ambos já atuaram em grandes filmes, incluindo do gênero terror. Espero muito dessa série sim!
Confira a Sinopse:
Moon Knight segue Steven Grant, um funcionário de uma loja de presentes, que se torna atormentado por apagões e memórias de outra vida. Steven descobre que tem transtorno dissociativo de identidade e compartilha um corpo com o mercenário Marc Spector. À medida que os inimigos de Steven/Marc convergem para eles, precisarão navegar por suas identidades complexas enquanto mergulham em um mistério mortal entre os poderosos Deus do Egito.
Marvel
Caso ainda não tenha assistido ao trailer, esse é o seu momento de colapsar!
E caso não tenha gostado do que viu, e não tenha sido cativado pelo interesse e curiosidade, eu sinto muito. Contudo, conta para a gente se já conhecia o personagem e não deixe de compartilhar suas impressões da série com a gente!
Leia também:
Como a Marvel pode aproveitar Agatha Harkness?
1 Comment
[…] Leia Mais: Conheça o Cavaleiro da Lua antes da Serie […]