MCU x HQ’s I As diferentes Origens da Feiticeira Escarlate
Turners, vocês sabem que a Feiticeira Escarlate é a personagem do momento. Com sua propensão ao Caos e histórico de dor e sofrimento, aliado a ser o ser mais poderoso que conhecemos no MCU atualmente, ela está na boca do povo.
Seja no dos fãs ou dos Haters.
Entretanto, mesmo deixando de lado os sentimentos pessoais, a personagem é incrivelmente poderosa, interessante e complexa. O que não podia diferir em sua origem, ou diria origens, afinal como a maioria dos personagens dos quadrinhos, ela passou por algumas reestruturações que lhe deram novos fatos.
Por isso, provavelmente, quem acompanha as Comics não estranharam o background diferente. Mas para quem só acompanha os heróis no audiovisual deve ter ficado surpreso daquela Wanda do X-Men Evolution ser a mesma interpretada pela Elisabeth Olsen, afinal estão bem diferentes.
E é sobre isso que viemos falar aqui hoje.
Diferentes Versões De Sua Origem
Original
Sua Primeira Aparição foi em 1964, nesse quadrinho ela e Mercúrio surgem como vilões relutantes da Irmandade Mutante nos quadrinhos dos X-Men. Nesse primeiro momento os gêmeos são apenas coadjuvantes sem uma origem muito clara, são necessários 10 anos para que os dois recebam uma origem oficial.
De acordo com essa Segunda Aparição, os irmãos foram criados para experimentos pelo Alto Evolucionário e dados a adoção a um casal cigano posteriormente.
Popular
No entanto, a Mais Popular origem deles é a versão que conhecemos dos quadrinhos e de outras mídias, onde os dois são, na verdade, filhos do Magneto e mutantes. Para quem conheceu a personagem em X-Men Evolution deve se lembrar disso.
Nessa versão, a esposa do Magneto, Magda, dá à luz aos gêmeos e deixa-os sobre os cuidados de Bova. Uma mulher com corpo de vaca, fruto dos experimentos do Alto Evolucionário, por mais bizarro que isso seja.
Retcon
Após um retcon impulsionado pelos filmes, a versão atual dos quadrinhos aponta que a descendência de Magneto como um plano do Alto Evolucionário. Na verdade, os dois são filhos de uma cigana, Natalya Maximoff. Assim os poderes de Wanda vem de sua linhagem bruxa, mas os experimentos ampliaram sua recepção a tipos de magias e isso somado ao contato com o demônio Chthon lhe deram a habilidade de usar a Magia do Caos. Enquanto isso Pietro ganhou sua habilidade por conta da manipulação genética.
Mas depois do fracasso dos seus planos, o Alto Evolucionário decide disfarçá-los como mutantes ligados a Magneto. A manipulação dele só é descoberta muito depois quando Wanda lança um feitiço conectado a sua linhagem e apenas Pietro é atingido, enquanto Magneto e Polaris não, colocando em pauta a ascendência dos dois.
MCU
Nos filmes, Wanda é uma humana nativa de Sokovia. Quando criança viu seus pais serem mortos por um míssil Stark e ficou presa com o irmão nos destroços por dias. Por conta desse trauma, os dois desenvolvem um ódio mortal contra o bilionário, que os faz se voluntariarem aos experimentos com o cetro de Loki por parte da Hidra, deste modo adquirindo seus poderes.
Os dois se juntaram a Ultron para obter sua vingança. Mas ao descobrir qual o plano do androide para humanidade, trocam de lado para derrotá-lo, assim se tornando uma Vingadora.
No entanto, em WandaVision, Agatha esclarece que Wanda já nasceu uma bruxa. E que seu contato com a joia do infinito contida no cetro de Loki, apenas despertou algo que de outro modo poderia ficar adormecido pelo resto da vida. Sendo assim, tudo que passou, a forjou para se tornar a Feiticeira Escarlate.
Por que Mudar a Origem para o MCU?
Em primeiro lugar para se encaixar naquele universo cinematográfico que já estava sendo apresentado. Afinal, os irmãos Maximoff tem uma origem complicada, que envolve diversos núcleos conhecidos dos quadrinhos, mas que nunca foram citados nos filmes.
Mas principalmente porque a 21st Century Fox (ou apenas Fox) é a detentora dos direitos de uso audiovisual dos Mutantes. Ou seja, nada de Gene X, Magneto, X-men e até mesmo o título Feiticeira Escarlate entrou nesse embargo.
Mas como os personagens tinham muito mais ligação com Os Vingadores do que com os próprios X-Men, mudar sua origem, sua raça foi suficiente, para dar a volta nessa questão. Deste Jeito, lá em 2014, temos um aprimorado Pietro Maximoff sendo apresentado em Vingadores — Era de Ultron e o mutante aparecendo em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.
No entanto, a Marvel não faz as coisas pela metade e naquele mesmo ano lançou um quadrinho com um retcons dos gêmeos, mudando as partes de conflito. E, além disso, entrou com um processo de compra da Fox, assim, hoje em dia ela também faz parte do monopólio da Disney.
Com isso a Marvel pode transformar a Wanda na Feiticeira Escarlate, como vimos em Wandavision. Além de todo um mar de possibilidades que se abriram com essa compra, nos resta esperar para ver quais são todos os planos para o MCU depois disso.
O que se mantem e o que muda nos formatos?
Em todas as versões, ela e Pietro são irmãos e enquanto Wanda é uma ômega que manipula a realidade, ele é um velocista. Além disso, Visão é o amor de sua vida nos dois formatos, e Tommy e Billy também aparecem.
No entanto, nos quadrinhos, sua história tem mais etapas parecidas, mesmo com as origens diferentes. Eles sempre se juntam a Irmandade Mutante do Magneto como vilões relutantes e acham sua redenção como Vingadores. Além disso, Pietro vive bem mais, passando por diversas outras situações com a irmã.
Leia Também: 5 Curiosidades sobre a Feiticeira Escarlate
Entretanto, com as novas obras do MCU trazendo o Multiverso, é possível que outras partes dessas histórias sejam trazidas para os filmes. Já imaginou uma aparição do Magneto? Ou mesmo apresentarem um Alto Evolucionário de outra Terra? Seria incrível, né?
Confesso que já quero Lorna Dane, Polaris, introduzida nas telas também! E você, qual personagem dos quadrinhos gostaria que aparecesse no MCU?