
Conheça Anatomy of a Scandal, minissérie Netflix
Olá, amigos da Turn! Esses dias eu estava passando pela Netflix, e me deparei com essa minissérie no top 10 global. De curiosidade, assisti o primeiro episódio e me surpreendi! Pensando nisso, e na boa maratona que a série me trouxe, eu resolvi falar de alguns dos motivos para você também conhecer Anatomy of a Scandal!
Sobre o que se trata a série
Nessa história, assistiremos o ponto de vista de Sophie Whitehouse (Sienna Miller) aos eventos que envolvem o escândalo de seu marido, James Whitehouse (Rupert Friend). James é um político importante do Reino Unido que supostamente teria estuprado sua assistente Olivia Lytton (Naomi Scott). Por outro lado, acompanhamos a advogada de acusação Kate Woodcroft (Michelle Dockery), e todo o peso de tentar prender uma figura tão importante. Com um grande potencial, Anatomy of a Scandal é uma série britânica que prometeu pouco e cumpriu bastante.
Diferente das mega séries que temos acompanhado atualmente, essa trama curta soluciona tudo ao que se propõe em apenas 6 episódios. Além disso, Anatomy of a Scandal aborda temas cotidianos, como machismo estrutural, o sistema penal e outras coisas mais que, se eu falar, irão revelar muito, e o objetivo aqui é te fazer assistir a série, não te contar o final!
A trama é curiosa e envolvente
Principalmente, Anatomy of a Scandal nos apresenta ao acusado como uma pessoa boa e leal. Algumas cenas dele, tentando resolver as demandas dos cidadãos, também nos passa um ar de honestidade. E isso nos faz questionar o porquê da acusação tão pesada. James, apesar de seu caso com a assistente, aparenta ser um bom marido e um pai muito presente. Pensando nisso, o ponto principal é você mesmo tentar descobrir se ele é ou não culpado, quais são as motivações por trás da acusação e o que acontecerá com a família Whitehouse após o escândalo.

Claramente Anatomy of a Scandal não traz algo necessariamente inovador. Já temos outras produções com mais ou menos essa pegada. Porém, os elementos que a série utilizou para construir a narrativa fazem com que o espectador fique preso na trama. Além disso, sem spoiler, o plot twist realmente me surpreendeu, o que também é um ponto positivo.
A produção justifica seu Top 10 Netflix
Assim como o enredo que prende o espectador, o elenco e a fotografia da série entrega um trabalho bem feito. A série é dirigida por David E. Kelley, que é conhecido por Big Little Lies, e produzida por Sarah Vaughan, autora do livro de mesmo nome, que inspira a série.
Já sobre o elenco, meus destaques ficam para a participação da Naomi Scott, especialmente nas cenas do tribunal, que chegam a dar calafrios de tão impactantes, e para Rupert Friend, que consegue sustentar muito bem seu papel, nas diversas facetas apresentadas do acusado. Sendo assim, Anatomy of a Scandal conseguiu um resultado de diversas semanas consecutivas no Top 10 da Netflix, em pelo menos 89 países, sendo a série mais assistida no streaming na semana de 18 de abril de 2022.

Construção de personagens
Apesar de eu desgostar da construção da maior parte das personagens femininas, a de James Whitehouse é muito boa. Cada fragmento de informação que é entregue, consegue moldar sua personalidade ao fim da temporada. Pensando que seria ruim a série entregar logo de cara todo o perfil do acusado, isso poderia ter comprometido o mistério da trama. E, nesse sentido, a série desenvolve um bom papel.
Contudo, as personagens femininas, especialmente a vítima, realmente mereciam um melhor destaque. Da mesma forma, mostrar o ponto de vista da advogada de defesa. Assim, seria mais fácil de entender alguns ganchos que a série nos entrega.

Mas, no geral, Anatomy of a Scandal entrega doses corretas de informação distribuídas ao longo desses episódios. E a prova é que, dificilmente, uma leitura completa de personalidade de todos os elementos envolvidos poderá ser feita até o 3º episódio. É uma trama que vai te proporcionar uma boa maratona, que pode ser encaixada enquanto você espera o lançamento das suas séries e filmes favoritos.

E vai ter segunda temporada?
Por fim, fui buscar notícias sobre uma continuação. Em um primeiro momento, por se tratar de uma obra baseada em um livro, que foi completamente tratado na série, acredita-se que não existe uma continuação para essa história. Todavia, em alguns portais de notícia têm surgido rumores sobre uma possível segunda temporada, com trama e personagens diferentes. Ao que tudo indica, seria algo parecido com outras séries de sucesso atuais, como American Crime Story.
Ao mesmo tempo, preciso destacar que as coisas finalizam tão redondas nessa temporada, que seria um erro alongar mais essa trama. Mas, em caso de segunda temporada, provavelmente assistirei (e trarei notícias por aqui!)
E vocês? Já assistiram Anatomy of a Scandal? Gostaram da série? Conta pra gente nos comentários, ou no nosso Instagram @turn.mundonerd, nos vemos na próxima!
Leia mais: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é tudo isso?