8 Animações DC que você não pode deixar de ver
Turners, outro dia, falamos sobre os Universos Estendidos da DC nas Animações, hoje, viemos compartilhar algumas dessas obras. Entre filmes e séries, reunimos uma lista de produções que vocês não podem deixar de assistir. Isso claro, se você se considera um verdadeiro fã de super-heróis!
Séries
Liga da Justiça e Liga Justiça: Sem Limites ( 2001/2004)
No desenho, J’onn J’onnz, o Caçador de Marte precisa reunir os maiores Heróis da Terra para combater uma ameça de outro planeta. Se unem a ele Batman, Mulher Maravilha, Superman, Mulher Gavião, Flash (Wally West) e Lanterna Verde (John Stewart). A partir disso, a Liga da Justiça é formada com o pacto de proteger a humanidade e a Torre de Vigilância.
A série animada foi desenvolvida durante o DCAU e desde o início tinha um final planejado com uma reviravolta surpreendente. Mas, como a Warner e o público não estava pronto para se despedir do programa. Surgiu então a Liga da Justiça: Sem Limites, que visava expandir ainda mais seu universo, trazendo diversos outros super-heróis para integrar a liga e passando por muitos arcos até ser finalizada em 2006. Entretanto, durante seu período no ar, foi responsável por moldar toda uma geração para seu conhecimento em super-heróis e que até os dias de hoje é relembrada com saudosismo.
Justiça Jovem (2011/2019)
A série acompanha a formação da equipe integrada por jovens sidekick e inicialmente supervisionada pela liga. Entre os membros temos Aqualad, Robin e Kid Flash, que já eram conhecidos e amigos, mas também são adicionados na equipe Superboy, Miss Marte e Tigresa. Mais a frente, Zatanna e Foquete se unem a equipe, assim a formação inicial de Justiça Jovem está completa.
A série acompanha o dia a dia desses heróis e adolescentes. Cada temporada ganha um novo subtítulo do qual sera o tema central da trama além de novos personagens. De modo que a série é uma boa entrada para quem quer conhecer melhor os personagens da DC, pois mesmo que em papéis secundários, a trama também aborda outros grupos como a Liga da Justiça, os Outsiders, entre outros.
Após a segunda temporada a série foi cancelada por não atender as demandas comerciais pretendidas. No entanto, o programa acumulou fãs que clamavam pelo seu retorno, que veio em 2019 e já conta com duas novas temporadas, somados a quadrinhos a partir dessas histórias.
Tenho que confessar que é minha animação favorita de todas, pois, além de me apresentar diversos novos personagens que nem imaginaria, é mais que apenas uma obra de super-heróis com ação e um caso a ser resolvido a cada capítulo. Os personagens são cativantes, falhos e com dúvidas.
Em Justiça Jovem, tem romance e representatividade também, além de abordar muitos temas relevantes. Tudo isso sem deixar a aventura e plot twists marcantes de lado, se eu fosse você corria pra assistir, não vai se arrepender!
Filmes
Batman Contra o Capuz Vermelho (2010)
Nessa Animação conhecemos o Capuz Vermelho, um novo vigilante de Gotham City, que não tem o mesmo código de conduta de Batman, deixando uma trilha de corpos em sua missão de limpar a cidade.
Seu surgimento vem quando o Morcego ainda lida com a morte de Jason Todd, seu antigo Robin, pelas mãos do Coringa. É em meio a esse conflito que Batman tenta descobrir a identidade do vigilante, contando com a ajuda de Asa Noturna, dessa forma, tanto o herói quanto nós somos surpreendidos por informações chocantes sobre o dito assassinato.
Para a grande maioria dos fãs, essa é uma das melhores animações da DC, senão, de todas já feitas.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Partes 1 e 2 (2012/2013)
A obra de Frank Miller, Batman: O Retorno do Cavaleiro das Trevas, é uma das HQs mais importantes da história, trazendo mudanças para indústria dos quadrinhos. Felizmente, sua adaptação para a animação segue pelo mesmo caminho, sendo altamente bem quisto pelo público e pela crítica.
O filme traz um Bruce Wayne mais velho e um Batman aposentado após a morte de um dos seus Robin. Entretanto, 10 anos depois do acontecido, vendo Gotham mais uma vez sendo aterrorizada, ele volta à ativa com o apoio de uma nova Robin em treinamento. Nessa nova missão, ele terá que enfrentar o grupo terrorista Mutantes e o Duas-Caras.
A segunda parte dessa história vem como consequência da primeira, quando Coringa fica sabendo do retorno de seu arqui-inimigo e volta para um confronto final. Além disso, Superman também será um de seus adversários, após uma ordem do governo que não concorda com os métodos do morcegão.
Os quadrinhos foram tão marcantes, justamente por sua conotação mais adulta e alto grau de violência, que deixavam claro não ser para crianças. O filme honra isso, enquanto recria momentos célebres da HQ e maximiza outros que funcionam melhor em tela.
Mulher Maravilha: Linhagem de Sangue (2019)
Essa obra do DCAMU conta a origem da Mulher Maravilha. Mas dessa vez, seu enredo se desenrola enquanto tenta ajudar a jovem Vanessa Kapatelis, recrutada por uma organização mortal conhecida como Corporação Vilania, tornando-se Cisne Prateado.
A missão de salvar a garota é extremamente importante para Diana, pois as duas já se conheciam. No entanto, essa não é a única aventura da nossa heroína, as outras vilãs da corporação também desejam, entre outras coisas, invadir Themyscira.
Assim, com muita ação e um balanço emocional equilibrado, a animação marca por abordar temas como amizade, amor e redenção.
Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips (2020)
Dividido entre dois momentos da história, o filme começa com a Liga da Justiça se preparando para atacar Darkseid em Apokolips, para impedir novos ataques dele à Terra. No entanto, sem saber que o vilão está observando tudo, o elemento surpresa é estragado e consequentemente ele vence a Guerra.
A partir disso a história tem um salto temporal de dois anos, onde Darkseid governa o planeta e os heróis que não morreram no ataque se tornaram escravos ou estão escondidos. Superman, sem seus poderes, se une à Ravena e John Constantine em um novo plano para lutar contra o ditador.
O filme consegue reunir inúmeros personagens de diversos grupos, como, por exemplo, Liga da Justiça, Esquadrão suicida e Jovens Titãs em prol da última chance dos habitantes da Terra, afinal, Darkseid mexeu com o centro do planeta. Sendo assim, nos proporciona cenas incríveis, parcerias inesperadas e lutas fantásticas em um único filme.
E apesar dessa obra ser o fechamento de DCAMU, é possível assisti-lo sem ter visto os anteriores e aproveitar dessa miscelânea antes de outro Flashpoint.
Universos Alternativos
Superman: Red Son (2020)
E se Kal-el não tivesse caído no Kansas? Nessa história, o Superman foi criado na União Soviética, nos anos 50, se tornando um símbolo daquele povo e mudando a história como conhecemos. De modo que entra em conflito com Lex Luthor — que aqui trabalha junto ao governo norte-americano contra o Superman —, Batman e outros personagens.
Ademais, apesar de ter seus defeitos, a obra – baseada num quadrinho de Mark Miller, de 2003 – levanta debates muito interessantes sobre justiça e ideologia.
Leia Mais: Crítica | Animação Superman – Red Son
Liga da Justiça: Deuses e Monstros (2015)
Nessa obra, conhecemos Hernan Guerra, o último filho de Krypton, criado por imigrantes ilegais na Terra. Enquanto isso, o morcego é, na verdade, Kirk Langstrom, um cientista que na busca de curar seu câncer se torna uma espécie de vampiro (Olá, Morbius?) ; e a última, mas não menos importante do trio, é Bekka, uma guerreira dos Novos Deuses com um passado sombrio.
Desde o começo eles deixam claro que não são como os personagens que conhecemos, usando de extrema violência e crueldade em sua missão de proteger a Terra. Por isso, quando cientistas começam a aparecer mortos e as provas ligam os crimes a liga, ninguém dúvida da culpa deles, e assim começam a caçá-los.
Bem ao estilo What IF…?, o filme abre um mar de possibilidades para quem consegue desassociar as alcunhas dos Bruce, Clark e Diana em um mundo muito menos branco no preto.
Com isso terminamos essa lista, mas, como a DC está realizando animações há décadas, tem muitas obras que poderiam facilmente estar nessa lista. Então, me contem qual filme ou série vocês acham que deveria estar nessa lista?
1 Comment
[…] Leia Mais: 8 Animações DC que você não pode deixar de ver […]