TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Persuasão é fiel à obra original?
Cinema Críticas

Persuasão é fiel à obra original?

15 de setembro de 2022 2Comentários

Oiiie, Turners, tudo bom? Como nem só de Marvel vivemos, vim comentar com vocês sobre o novo filme da Netflix, um romance estrelado por Dakota Johnson. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Jane Austen, autora inglesa do século XIX, famosa por escrever romances que priorizavam a perspectiva feminina nas relações. Nesse sentido, suas obras já receberam inúmeras adaptações para o cinema e televisão. Mas será que Persuasão é fiel à obra original? Vem comigo que eu te conto.

Sobre o que é a História?

Anne (Dakota Johnson) e Wentworth (Cosmos Jarvis) em Persuasão – Distribuição Netflix.

Em Persuasão, Anne Elliot (Dakota Johnson) decide não se casar com Wentworth (Cosmos Jarvis). Apesar do forte amor entre os dois, o rapaz não possuía nenhuma fortuna, o que não era aconselhável para o status social da moça e para garantir um futuro para ambos. Então, sob influência externa, ela desfez o compromisso e passou anos em sofrimento por esse amor. Entretanto, oito anos depois, os dois se reencontram, gerando uma expectativa de entender se ainda existe possibilidade de um romance.

Persuasão é fiel à obra original?

Anne (Dakota Johnson) em Persuasão – Distribuição Netflix

A princípio, o melhor das histórias de Jane Austen e de bons romances em geral, é a tensão entre os personagens. Aquela construção que nos faz sentir o peso da paixão e do desejo entre os possíveis amantes. Talvez seja equivalente à sensação que temos durante um flerte, nada é declarado, mas você consegue sentir através de gestos, olhares e palavras bem colocadas que existe uma conexão. Nesse ponto, Austen brilhou em todos os seus romances. Além disso, suas personagens femininas complexas, astutas e livres de pensamento fizeram sucesso em sua época e nos cativam até hoje.

Dessa forma, a direção de Carrie Cracknell foi interessante, mas não fiel. Ela nos apresenta uma Anne Elliot sagaz, crítica e humorada, foi divertido de assistir e bate com as características das personagens femininas de Austen, mas não é como a personagem foi apresentada na história original. O filme se tornou uma comédia romântica muito mais próxima de nós, do que dos tempos de Austen.

LEIA MAIS: 4 Filmes Teens com Protagonistas não-brancas para assistir

Livro x Filme

Anne (Dakota Johnson) em Persuasão – Distribuição Netflix.

O recurso de quebra da quarta parede, que colocou a personagem principal como uma narradora crítica e bem humorada de sua história, foi interessante. Dessa maneira, Anne expressou seus pensamentos e sentimentos, entretanto descaracterizou a essência dela. Nos livros, ela é uma moça tímida e reservada, que sofre muito em silêncio, a percepção da tensão entre ela e Wentworth vem muito através das descrições de seus pensamentos e das situações sutis que Austen nos apresenta. Isso tudo se perde no filme de Cracknell.

Essa sutileza foi substituída por uma certa birra entre os personagens principais e situações cômicas de vergonha alheia. O que fez difícil sentir essa tensão e esse desejo oculto nos dois. Logo, não gera uma conexão do público com o casal e o desenvolvimento dramático se perde ao longo da história. Quando chega enfim a resolução, para as pessoas que não leram o livro, pode até ser uma surpresa.

Ainda assim, se você é fã de Jane Austen, acho que vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões sobre o filme. Não é a melhor das adaptações da autora, mas é divertido e vale a pena assistir, principalmente se você tiver uma companhia que também seja fã desses romances ingleses do século XIX. Além disso, a fotografia é impecável, faz a obra parecer uma pintura de tão linda que é. O filme possui carisma e a atuação da Dakota foi ótima, ela ficou muito bem como Anne Elliot.

Já assistiu Persuasão? O que achou? Me conta nos comentários!

    Share This:

      Tags: comédia romântica Dakota Johnson Jane Austen Netflix Persuasão Romance
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Andreza Coelho

      editor

      Historiadora, assistente administrativa, artesã e taróloga. Amante do conhecimento e de boa conversa sobre qualquer assunto interessante.

      2 Comentários

      • Jane Austen e a singularidade de suas obras • TURN - Mundo Nerd says:
        8 de março de 2023 at 10:01

        […] Leia Também: Persuasão é fiel à obra original? […]

        Acesse para responder
      • Orgulho e Preconceito, uma nova adaptação é mesmo uma boa ideia?  • TURN - Mundo Nerd says:
        4 de agosto de 2025 at 19:01

        […] Leia mais: Persuasão é fiel à obra original? […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Notícias

      Nova temporada de Pesadelo na Cozinha começará a ser gravada

      Cinema

      Crítica | Ele realmente é um Bom Menino!

      Cinema

      Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues