4 Filmes Teens com Protagonistas não-brancas para assistir

4 Filmes Teens com Protagonistas não-brancas para assistir

17 de outubro de 2021 0 Por Verônica Vieira

Estou de volta e como uma fã de comédias românticas teens, já passou do momento de fazer essa matéria! Quem cresceu nos anos 2000, certamente vai lembrar que uma das grandes problemáticas era a falta de representatividade.

Como uma adolescente negra, encontrar filmes com personagens que me representassem e que fossem realmente relevantes era uma missão impossível. Nos filmes teens então nem se fala… Assim, com uma dose de inspiração listei 4 dos meus filmes teens favoritos com protagonistas não-brancas da atualidade! 

A Representatividade e o Cinema 

Enfim, não é surpresa para ninguém que a indústria cinematográfica possui um histórico de estereótipos racistas em grande parte de suas produções, seja negro, asiático ou latino, (sem falar de LGBTQIA+ que a representatividade fica ainda mais rasa) eles geralmente interpretavam algum personagem de fundo sem grandes holofotes já que este espaço era quase que sempre reservado ao branco. 

Isso acontecia em qualquer gênero, terror, ficção, romance e até nos nossos queridinhos filmes teens. A questão aqui é que existem diversos estereótipos no cinema para personagens não-brancas e você provavelmente já ouviu falar de alguns como: a negra barraqueira, o asiátco nerd e até mesmo a latino-americana, mulher sedutora e trabalhadora. Infelizmente existem mais do que dá pra citar aqui. 

Cher (Alicia Silverstone) e Dionne (Stacey Dash) As Patricinhas de Beverly Hills @Paramount Pictures.

O que todos esses personagens geralmente têm em comum é a falta de história, motivação, e/ou mesmo vida própria. Usualmente estão presentes como acessórios de humor ou tensão, um dos mais comuns nos filmes teen é o  estereótipo dmelhor amiga da protagonista, aquela que escuta sobre os white people’s problems da amiga, mas nunca tem uma voz ou é ouvida. Afinal, nunca foi a protagonista, não é mesmo?   

Para concluir, como sabemos os filmes são apenas uma janela do que acontece na realidade, e se não tinha representatividade, era por conta da dificuldade de ocupar os espaços onde as mudanças realmente aconteciam. Enfim, tempo passou, geração andou, e como a voz do povo é a voz de Deus, isso começou a mudar. E é aquilo, quando se faz barulho o suficiente e brilha como holofote, ninguém mais consegue ignorar.     

Assim, é com muito prazer que faço algumas indicações de filmes com protagonistas não-brancas para você apreciar e amar tanto quanto eu.   

O Sol Também é Uma Estrela (2019) 

Disponível no Telecine 

Natasha Kingsley (Yara Shahidi de Grown-ish) descobre que ela e sua família vão ser deportadas para a Jamaica e, ao invés de aceitar esse fato, ela procura todos os meios possíveis para conseguir permanecer na sua casa, Nova Iorque. Com apenas 24 horas para fazer essa mágica, ela encontra com Daniel Bae (Charles Melton – Riverdale), um poeta amador que acredita que consegue fazer Natasha se apaixonar por ele em apenas um dia.  

E claro que quem acaba se apaixonando por eles é o telespectador. Uma das coisas que mais amo nesse filme é sua naturalidade e simplicidade. Não tem jantar romântico a luz de velas, serenata na sacada ou número musical no meio da Times Square. Enfim, são apenas dois adolescentes turistando sem rumo pelas ruas de New York, se conhecendo e apostando na ciência VS sentimento. Quer entender melhor? Vai ter que assistir pra saber!

A Galeria dos Corações Partidos (2020) 

Disponível na HBOMAX 

Lucy (Geraldine Viswanathan de Má Educação) é uma garota que tem dificuldades de superar seus relacionamentos, isso porque gosta de guardar souvenirs de todas as relações que já teve. Em um momento de profunda bad, ela conhece Nick (Dacre Montgomery de Stranger Things), um cara charmoso e aparentemente um bom ouvinte, e em uma de suas conversas, ela resolve pôr um fim nessa história de colecionadora e então surge a ideia de fazer uma galeria com esses pertences.   

Enfim, é um filme com uma atmosfera moderna e espontânea, daqueles que faz você se apegar a todos os personagens. Para no fim você se pegar desejando fazer parte da trama e também poder partilhar todos os seus dramas.

PS: E quem sabe até expô-los na galeria dela também!  

Leia Mais: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes

Para Todos os Garotos que já Amei. 

Disponível Netflix 

Esse graças a dona Netflix é o mais conhecido, mas resolvi colocá-lo na lista porque o terceiro, Para Todos os Garotos: Agora e para Sempre,  é o meu favorito e acho que não pode ficar de fora.  

Em resumo, basicamente Lara Jean Covey (Lana Condor- Deadly Class), tinha o hábito de escrever cartas para seus crushs, mas ao invés de entregá-las, ela as colocava numa caixa, que um belo dia sumiu, e suprise surprise as cartas acabaram chegando nas mãos de seus respectivos destinatários. Desse momento em diante essa trilogia de aquecer o coração começa. 

Mas porque você só colocou o terceiro? Porque tem absolutamente todos os clichês juntos: Viagem de família, viagem da escola, visita a universidade, festa de formatura, término e comebacks, segredos, enfim o básico de qualquer drama adolescente que se preze, sem falar é claro da trilha sonora que é só amor. 

Reality High (2017) 

Disponível na Netflix

trailer basicamente conta o filme inteiro, mas pra quem não tá a fim ou não quer pegar um spoiler do filme, Reality High entrega o famoso clichê da aluna exemplar com crush no garoto mais popular da escola. De novo isso Verônica? Calma que agora a trama tá no mundo digital, onde nenhum segredo fica escondido por muito tempo, principalmente quando a ex do cara é uma famosa blogueirinha e a mais popular da escola.  

O filme pode parecer bobo, mas é ótimo para passar o tempo. Na trama temos Dani Barnes (Nesta Cooper de Travellers), uma aluna modelo que está de olho na Universidade de Veterinária, porém seus planos de obter um ótimo currículo acadêmico ficam em risco quando a ex de seu crush Cameron Drake (Keith Powers de Famous in Love) pega ranço da coitada e decide fazer sua vida um inferno.    

Além disso, o elenco conta com Kate Walsh e Anne Winters de 13 Reasons Why, John Michael Higgins de Pitch Perfect e até o rapper Kid Ink faz uma participação. 

Tá esperando o que pra ver essas belezuras? Faltou algum? Comenta aqui embaixo!