7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes
Olá, Turneiros, a quarentena tá aí, e como sugestão de distração trago para vocês alguns filmes adolescentes para ver e rever!
Infelizmente por enquanto não há previsão de quando tudo isso vai acabar. Então, nos resta nos distrair e se proteger o máximo que pudermos!
Mas antes que você comece a chorar desesperado, lembro que existem outras formas de entretenimento que não envolvem aglomeração ou sair de casa. Pensando em ajudar vocês a manter a sanidade, criei uma lista de filmes para serem assistidos e/ou reassistidos durante a quarentena.
E aproveitando que ainda estamos em março, mês das mulheres, a primeira lista é uma homenagem a nós: 7 filmes adolescentes com protagonistas femininas e suas 7 lições sensacionais. E vamos aos trabalhos…
Leia Mais: 7 Filmes sobre amizade para rever com as amigas
Clube dos Cinco (1985) – Você é mais que um rótulo!
Para quem por um acaso ainda não assistiu, vá fazer isso agora!
Apesar de antigo, retrata questões muito atuais, como bullying e o desejo praticamente nato dos adolescentes de serem aceitos.
Clube dos Cinco nos apresenta cinco adolescentes completamente diferentes, cada um correspondendo a um estereótipo específico, a primeiro momento todos se odeiam, mas quando são obrigados a passar um tempo juntos percebem que tem muito mais em comum do que pensam.
No fim, a lição do filme é bem clara, somos mais que rótulos e precisamos sempre nos lembrar disso antes de julgarmos outra pessoa. Somos mais do que aparentamos, e as pessoas a nossa volta também!
As Patricinhas de Beverly Hills (1995) – Respeite a opinião alheia!
Cher (Alicia Silverstone) é uma garota superficial, rica e popular, ama fazer o que chama de “boas ações” para outras pessoas, o que na verdade é apenas um jeito de se intrometer na vida alheia alegando boas intenções. E por mais que seja genuíno, Cher faz isso sem levar em consideração as opiniões e desejos das pessoas envolvidas, e acaba nos ensinando mais a como não ser.
Falta na personagem um pouco mais de respeito as opiniões e desejos alheios, as “boas ações dela” fazem de Cher uma personagem altruistamente egoísta, já que sempre impõe seu modo de enxergar o mundo as outras pessoas. Dito isso, só tenho a dizer uma coisa, seja menos Cher!
10 Coisas que odeio em você (1999) – Seja você mesmo!
Um dos meus favoritos nessa lista, tem um viés mais feminista que o de cima, mas ainda deixa um pouco a desejar. O filme tem como tema principal a objetificação da mulher quando consideramos que toda a história gira em torno de quatro homens que acham aceitável pagar e receber, no caso do protagonista, para sair com uma mulher. Tudo isso sem que ela nem sequer soubesse.
Apesar disso, o filme tem pontos positivos, Kat Stratford (Julia Stiles) é uma protagonista em desconstrução, que aprendeu muito sobre como o julgamento feminino é mais intenso, porém mesmo assim não existe razão para nos resumirmos a ele. Não precisamos ser o que os outros querem que nos sejamos!
Meninas Malvadas (2004) – Mulheres não são rivais uma das outras
Esse filme começa exatamente com o contrário dessa ideia, nele conhecemos o mundo de aparências e rivalidades entre meninas, é um espaço de muito julgamento com base em superficialidades.
Mas apesar desse início, Meninas Malvadas se transforma no exato oposto após o clímax onde o Burn Book é divulgado para toda a escola, todas as mulheres são reunidas em um mesmo cômodo e aprendem juntas que não são inimigas.
O mundo vai querer nos convencer que somos inimigas, mas se não aceitarmos essa vontade somos capazes de lutar contra tudo que nos oprime: Juntas!
Confira a crítica do filme Meninas Malvadas
A Mentira (2010) – Não acredite em boatos
Para quem não viu esse filme, ele conta a história de Olive (Emma Stone), uma menina não muito popular que inventa uma história sobre a perda da sua virgindade. A fofoqueira da escola escuta e pronto tá feito o boato!
Primeiro as pessoas tiram conclusões e julgam o assunto da fofoca e depois procuram saber se é verdade ou não, isso quando chegar a procurar saber mais sobre. Muitas vezes um boato só passa de uma mentira, e ainda quando não é verdade a pessoa segue vivendo as consequências.
E pensem, se fosse eu gostaria de ver meu nome sendo “sujado” desse jeito? O pensamento vale desde a sua vizinha que supostamente traiu o marido ou para o participante do BBB que você odeia.
Antes que eu vá (2016) – Seja fiel a sua intuição
Samantha Kingston (Zoey Deutch) tem tudo o que uma garota poderia querer: beleza, popularidade, um namorado e muitos amigos, mas toda essa perfeição acaba abruptamente quando ela morre num dia que seria como outro qualquer para ela.
Mas segundos antes de morrer ela tem a chance de mudar esse último dia, e a partir dele a gente percebe como facilmente ignoramos nossa intuição e desejos, e nos deixamos levar pelas opiniões alheias.
Respeite a sua vontade, ignore as expectativas dos outros, a gente só vive uma vez!
Lo más sencillo es complicarlo todo (2018) – Não se apaixone por uma ilusão
Renata (Danna Paola), a nossa Lu de Elite, está ou pensa estar apaixonada pelo melhor amigo do seu meio-irmão, e quando descobre que ele está namorando com outra pessoa, faz de tudo para afastá-los. Porém no fim o que ela descobre é que tinha se apaixonado pela imagem que construiu e não por quem ele realmente era.
Quantas vezes não fizemos exatamente isso com aquele crush que nunca deu bola?Permita-se se apaixonar pelo crush e não pelo o que você imaginou dele!
E aí gostaram? Acham que algum outro filme deveria estar na lista? Comenta aqui que fazemos uma lista nova juntos!
—
Escrito por Letícia Linhares
Revisado por Leandro Reis
6 Comentários
Me chamo Roberto e Seu site é muito bom, gostei das
postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
parcerias para troca de backlinks ou banners para melhorar
as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer o
número de visitantes entre no meu blog tambem
(TrafegoPago.Blog.Br) e Fale Conosco.
[…] Confira: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes […]
[…] Leia Mais: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes […]
[…] Leia Mais: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes […]
[…] Leia Mais: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes […]
[…] Confira Também: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes […]