Leitura: Criminal Volume 2 – Lawless | Editora Mino
Olá Turners! A Editora Mino segue trazendo a boa pra quem é fã de Graphic Novel! Dessa vez, é hora da gente falar sobre mais um título da Saga Criminal, o volume 2 intitulado Lawless, é mais um sucesso! Já tivemos o prazer de acompanhar o volume 1 – Covarde, que caso você não conheça, tem resenha completa aqui no site. Agora, a saga retorna com uma nova história, com novos elementos marcantes, que com certeza vão prender você na leitura. Ficou curioso? Vem comigo que eu te conto tudo!
AVISO: A história a seguir contém conteúdo gráfico de violência, drogas, nudez e linguagem inapropriada. Portanto, não é recomendado para menores de 18 anos.
Um novo capítulo da saga se inicia
A premiada série Criminal, vencedora de seis prêmios Eisner e Harvey, retorna para uma nova história. Dos aclamados autores Ed Brubaker e Sean Phillips, agora a história contada é de Tracy Lawless, um homem que precisou escapar de sua cidade e que ao voltar para casa, tentando descobrir quem assassinou seu irmão mais novo. Ao mergulhar em seu passado, Tracy precisa encarar o histórico problemático de sua família, as questões de sua cidade, enquanto acaba se envolvendo com Mallory, que também promete impactar no curso dessa história.
Dessa forma, é nesta narrativa que Lawless (Vol.2) vem para expandir o universo de Criminal, trazendo novas histórias e personagens marcantes, focando especialmente em pessoas que vivem à margem da sociedade.
Por que devo investir em mais esse título?
Não é novidade que as histórias da dupla Ed Brubaker e Sean Phillips surpreendem e entregam muita qualidade. Então já era de se esperar que em Lawless o nível de qualidade fosse mantido. Nesse sentido, consigo afirmar que, para os amantes do gênero (ou não), a dupla de autores entrega leituras fascinantes, que dificilmente o leitor não irá se apegar.
Mais uma vez, a saga traz a perspectiva de protagonistas que não fazem o estilo bonzinho. Assim como em Covarde, Lawless é um protagonista com uma realidade muito complexa e difícil, com todo o cenário da criminalidade. Um aspecto que se destaca é como seus protagonistas tem uma noção de certo e errado diferente da convencional, justamente por viverem à margem da sociedade. E, por isso, os autores sempre surpreendem, pois conseguem fazer com que a gente mergulhe na história, a ponto de entender e se colocar no lugar dos personagens.
O ponto de encontro da saga
Apesar de se tratar de uma continuação da coleção Criminal, os dois livros (Covarde e Lawless) funcionam de forma independente. Conforme a leitura, é possível notar similaridades (e referências) ao título anterior, especialmente por se tratar de expansão de universo. Mas isso não impede que o livro seja lido em outra ordem, ou até mesmo ignorado. Porém, eu particularmente gostei muito das duas leituras, e não recomendo que nenhuma seja ignorada.
Agora falando sobre Covarde (Vol.1), a motivação dos personagens é bem diferente. Enquanto Leo, protagonista do Volume 1, quer se manter distante de qualquer problema, mas precisa encarar seu passado, Tracy Lawless sente a necessidade de vingança, então acaba procurando pelo caos. Dessa forma, são duas perspectivas bem diferentes, mas igualmente interessantes de se acompanhar.
Outro ponto que achei similar nas duas leituras é a fluidez. Os autores sabem trabalhar bem com poucas páginas, o que não torna o livro repetitivo ou cansativo. Assim, o leitor não precisa ficar muito tempo preso nas situações que acontecem na história, e isso cria uma leitura bem mais confortável, na minha opinião.
Por fim, mas não menos importante, é preciso enaltecer, mais uma vez, o trabalho da Editora Mino nessa publicação! Toda obra editorial está impecável, sendo um dos quadrinhos mais lindos e bem finalizados da atualidade. Além disso, já estão disponíveis os títulos Os Mortos e os Moribundos (Vol. 3), Noite de Azar (Vol. 4) e já está em pré-venda Os Pecadores (Vol.5). Tenho certeza que a leitura do restante da saga valerá muito a pena.
E aí? Curtiram? Conta aí pra gente o que achou, e até a próxima!
Leia Mais: 3 Livros da Editora Mino que definitivamente merecem sua atenção