Frieren | O Anime Que Ultrapassou Fullmetal Alchemist
Olá, Turners, como vocês estão? Hoje, a temática está um pouquinho diferente do que costumo abordar, mas é porque estou simplesmente VICIADA no anime Frieren: Uma Jornada para o Além.
O anime me surpreendeu tanto que senti a necessidade de compartilhar um pouco sobre ele e explicar o que a torna tão especial a ponto de destronar Fullmetal Alchemist: Brotherhood no MyAnimeList — a plataforma social mais famosa no universo dos animes e mangás, onde Fullmetal Alchemist: Brotherhood liderou o pódio por anos — com menos de três meses de existência.
Ficou curioso? Vem comigo!
Sobre o Anime:
A história se inicia com um grupo de heróis voltando de sua jornada após derrotar o Rei Demônio. O herói Himmel, o clérigo Heiter, o guerreiro Eisen e a maga elfa Frieren estão celebrando a derrota do inimigo e o início de uma nova era de paz.
Enquanto os heróis sentem um profundo senso de dever cumprido, para a Frieren, foi apenas mais uma jornada concluída, e ela já está preparada para partir para outra. Isso porque a maga está viva há séculos e não cria vínculos com as pessoas e suas experiências durante a jornada, pois sabe que elas morrerão logo. Ou seja, ela não se impressiona facilmente.
Com o desenrolar da história, percebemos que seu coração gelado começa a se descongelar. Sendo assim, Frieren se despede de seus companheiros de jornada e promete fazer uma visita antes que eles morram.
Vinte anos depois, a maga cumpre o prometido e logo depois embarca em uma nova jornada: encontrar o mundo do Além, o lugar para onde as pessoas vão após a vida. Durante o anime, acompanhamos Frieren ao lado de seus novos companheiros de jornada – Fern, Stark e Sein – enquanto eles partem rumo ao desconhecido.
Disponível: Crunchyroll
O Diferencial:
Para mim, três pontos tornam essa história única e atrativa:
Primeiro ponto:
O interessante de acompanhar a Jornada para o Além é que somos apresentados a flashbacks da própria Frieren, mostrando o período em que ela era aprendiz da poderosa maga Flamme e também quando estava na jornada para derrotar o Rei Demônio.
Esses flashbacks revelam seu comportamento antes e agora. Mesmo que indiretamente, percebemos que aquela jornada anterior a impactou muito mais do que ela demonstra.
Segundo ponto:
Uma das coisas que mais me chamou atenção em Frieren é a passagem do tempo. Embora a trama pareça se estender para chegar ao destino, você não sente que está sendo enrolado, pois o anime foca em outras partes, como os flashbacks e mini missões pelo caminho.
Por Frieren ter uma relação única com o tempo, essa sensação de “pensei que iria demorar, porém, foi mais rápido do que imaginei” nos faz sentir um pouco do que a própria personagem talvez sinta.
Veja também: Spy x Family | Motivos para conhecer esse anime!
Terceiro ponto:
Por fim, uma Jornada do Herói como você nunca viu antes. Para aqueles que não estão familiarizados, a Jornada do Herói é uma estrutura de narrativa desenvolvida por Joseph Campbell, que descreve um modelo de storytelling onde um personagem principal (o herói) se torna um herói após passar por várias etapas em sua jornada. Temos, por exemplo, Frodo, em Senhor dos Anéis, e Harry Potter.
Essas etapas são geralmente organizadas da seguinte forma:
1. Mundo Comum: O herói vive sua vida cotidiana antes de receber um chamado para a aventura.
2. Chamado à Aventura: O momento em que o herói é desafiado a sair de sua zona de conforto e iniciar uma jornada.
3. Recusa do Chamado: Inicialmente, o herói pode hesitar ou resistir ao chamado por medo do desconhecido.
4. Encontro com o Mentor: O herói encontra um guia que oferece conselhos, treinamento ou ferramentas para ajudar na jornada.
5. Travessia do Limiar: O herói atravessa o limiar entre o mundo conhecido e o mundo da aventura.
6. Provações e Aliados: O herói enfrenta desafios, encontra aliados e enfrenta inimigos enquanto se aproxima de seu objetivo.
7. Aproximação da Caverna Profunda: O herói se aproxima do ponto central da jornada, enfrentando o desafio principal.
8. Provação Suprema: O momento de maior crise, onde o herói enfrenta seu maior desafio.
9. Recompensa: Após superar a prova, o herói recebe uma recompensa, como conhecimento ou poder.
10. Caminho de Volta: O herói começa a retornar ao mundo comum, enfrentando mais desafios.
11. Ressurreição do Herói: O herói enfrenta um último teste de coragem ou aprendizado.
12. Regresso com o Elixir: O herói retorna transformado, trazendo consigo algo valioso que beneficia seu mundo cotidiano.
A Jornada do Herói vs. Frieren
Essas etapas formam um padrão narrativo utilizado em muitas histórias para explorar o desenvolvimento do personagem e a transformação através da aventura. Não vou comentar muito sobre esse ponto para evitar spoilers, mas acredito que a forma como a Jornada do Herói é apresentada em Frieren é um pouco diferente dessa fórmula presente em tantas outras produções. Isso se deve principalmente ao fato de Frieren ser uma elfa inicialmente “antissocial” e sem empatia, que valoriza sua solitude.
E aí entra um ponto muito interessante que a série explora bastante: até onde vai a solitude e começa a solidão? É possível perceber a diferença? Frieren não é a personagem mais sociável, mas, ainda assim, sempre procura ajudar os outros em sua jornada, mesmo tendo que abdicar de seu tempo para chegar ao seu destino. Ela também aceitou ter novos companheiros de viagem, o que já diz algo, certo?
Vale mesmo a pena assistir?
Frieren é um anime que faz você se apegar aos personagens aos poucos, especialmente à protagonista.
A princípio, ela parece fria e indiferente a tudo e a todos, mas, durante a jornada, ela revela ser uma personagem com muitas camadas, sempre aberta a viver o momento presente e a aprender o máximo possível, não importando quanto tempo dure.
Para seus companheiros humanos, isso pode ser complicado. E é lindo ver o quanto ela cresce desde sua última jornada, permitindo-se compreender melhor os humanos, criar conexões, aprender a trabalhar em grupo, ter empatia e questionar a natureza de sua própria existência.
Eu não sabia que precisava desse anime até assisti-lo. Frieren é o tipo de produção que te faz chorar quando você menos espera, sem nem perceber a lágrima se formando, e, ao mesmo tempo, aquece o coração. É uma produção que, no início, você pode não dá muito crédito por ter o ritmo diferente, mas, quando menos espera, algo te surpreende e você começa a entender o motivo de ser tão épico. Ou seja, não subestime a maga!
Frieren: Uma Jornada para o Além é um anime envolvente que aborda temáticas como luto, solidão e autoconhecimento de uma forma leve e descontraída, perfeito para ser aquele programa de alívio depois de alguma série ou filme pesado.
Além disso, a cereja do bolo é que Frieren possui uma mistura de Senhor dos Anéis (obviamente, menos sombrio) com Harry Potter e uma pitada de Jogos Vorazes. Só quem assistiu vai entender por que estou citando essas referências.
Então, está esperando o que para assistir? Vê e me conta o que achou!