10 Curiosidades Bombásticas de Eternos
Olá, turners, tudo bem com vocês? Hoje é dia de falar um pouquinho mais sobre Eternos, um dos filmes mais esperados do ano! Na verdade, dos últimos dois anos, já que estava previsto para novembro de 2020, mas só chegou aos cinemas em 2021. Como muitos filmes, sofreu esse adiamento devido a pandemia, que atingiu o mundo inteiro, inclusive o cinema. Mas voltando ao assunto desta matéria, hoje vou compartilhar com vocês algumas histórias e curiosidades BOMBÁSTICAS sobre Eternos. Se interessou? Vem com a gente!
Leia Mais: Eternos entenda o que é igual as HQs e o que não é
Mais velhos que a própria Marvel?
A primeira curiosidade da lista está relacionada à criação das personagens. Para quem não sabe, eles foram criados por ninguém menos que Jack Kirby em 1940. Tido por muitos como o melhor quadrinista do mundo, acredite se quiser, ele não trabalhava para a Marvel nesse período.
Na verdade, a Marvel que conhecemos não existia exatamente, pois na época a empresa ainda se chamava Timely Comics. Dessa maneira, por mais chocante que possa parecer, os Eternos são de certa forma mais velhos que a própria Marvel.
E ainda digo mais, na época, Kirby trabalhava na DC Comics e sua ideia era, a princípio, representar a cultura greco-romana. No fim, pelo destino ou sorte, a ideia acabou não sendo muito desenvolvida, e quando em seguida Kirby retornou a Marvel, junto com ele migraram os personagens.
E na Marvel?
Posteriormente, os Eternos estrearam em 01 de julho de 1976 em The Eternals #1. Jack Kirby se encarregou de cuidar do roteiro e dos desenhos dos quadrinhos, eventualmente com um time bem diferente do que vemos no filme.
Em primeiro lugar, Kirby não queria que sua história fosse conectada aos principais heróis da Marvel. Sua ideia era que, com esses personagens, ele pudesse ter mais liberdade criativa, o que foi respeitado até um pouco depois dele deixar a editora em 1978. Logo em seguida, os heróis passaram a interagir com outros personagens, primeiramente com Thor e os asgardianos. Posteriormente, a equipe também se encontrou com o Quarteto Fantástico e os X-Men.
Ainda assim a obra original acabou sendo cancelada e por muito tempo ficou esquecida pela editora até voltar a ganhar visibilidade muito tempo depois. Apenas em 2006, sob a escrita de Neil Gaiman e ilustração de John Romita Jr. que Eternos ganhou uma nova chance e que bom que isso aconteceu, né?
Angelina Jolie fez bem mais que atuar
Além de interpretar a primeira Eterna a despertar e passar a ter noção sobre as suas antigas vivências, Angelina Jolie também participou de forma direta na produção. A atriz trabalhou juntamente com a equipe de produção de arte do filme. Ela os auxiliou na criação das artes desenhadas por sua personagem, esses desenhos são as formas encontradas por Thena para representar algumas de suas visões.
Angelina Jolie já deixou claro em algumas entrevistas sua preferência em trabalhar fazendo personagens como Thena. Conforme disse a atriz, ela adora personagens “quebrados e que precisam se reconstruir.”. Na verdade, Angelina já sofreu com Transtorno de Estresse Pós Traumático e isso agregou ainda mais peso a sua atuação. Em uma entrevista ao jornal The Times, ela contou sobre a semelhança de sua personagem e os traumas que teve na vida:
“Frequentemente, você sente a sensação de estar quebrada, se pergunta do que é capaz, e fica preocupada por não ser capaz de proteger e cuidar daqueles que ama. E então eu queria ter essa discussão através deste filme.”
Thena e seus amores
No desenrolar de Eternos fica subentendida uma paixão de Gilgamesh por Thena. Entretanto, o sentimento parece vir apenas do lado dele, tendo em vista a situação da personagem de Angelina Jolie. Durante seu arco final, o filme apresenta o Deviante Kro se utilizando desse laço para encarar a personagem. No entanto, o filme não apresentou isso sem motivo, mas sim como referência. Já que Kro e Thena já sustentaram um amor proibido por muito tempo nas HQ’s.
O amor entre eles surgiu em uma missão onde se enfrentaram, porém Kro decidiu não matá-la. Thena acreditava que Kro não era como os outros e, às vezes, ele correspondia. Enfim, a relação entre eles era cheia de indas e vindas, a ponto de Thena se virar contra os Eternos para proteger Kro. Intenso, né? E ainda continua, nesse meio tempo o casal teve dois filhos, que foram tratados como segredo e escondidos na Terra. Contudo, como ambos defendiam lados opostos, a relação era insustentável e por várias vezes precisaram lutar um contra o outro. Chocado? Também fiquei, seria um romance bem estranho, não é mesmo?
Diversidade no MCU
Se engana quem pensa que já nas HQs os personagens eram tão diversos, na verdade, a escolha dos atores e das histórias a serem apresentadas vieram da produção que queria que os personagens abraçassem os espectadores do filme. É possível que em primeiro lugar, isso possa ter espantado alguns leitores dos quadrinhos, mas tendo em vista o nível de identificação que os personagens provocaram, definitivamente as mudanças valeram a pena!
Entre os personagens adaptados, que podemos citar como exemplo, estão Phastos e Makkari. Não está lembrado qual é qual? Calma que a gente relembra!
Phastos
Um dos primeiros representantes da comunidade LGBTQIA+ no MCU, é interpretado por Brian Tyree Henry. Sem dúvida o personagem marcou por trazer o primeiro beijo gay na Marvel. Kevin Feige, durante uma entrevista na sessão de estreia de Eternos, comentou sobre o assunto:
“Nós sempre tivemos super-heróis gays nos quadrinhos antes e eu acredito que já passou do tempo de acontecer isso nos filmes”
Por outro lado, alguns países foram contrários a isso, chegando inclusive a solicitar edições para retirar o beijo, o que a Disney não se dispôs a fazer. Consequentemente, Arábia Saudita, Qatar e Kuwait confirmaram o banimento de Eternos dos cinemas por conta da cena do beijo de Phastos em seu marido.
Ainda que seja extremamente triste saber do banimento, é muito bom saber que a Disney não cedeu. Já que Feige está certo e sem dúvida já estava mais do que na hora mesmo, mas essa não é a única representação incrível do filme…
O Efeito Makkari
A Eterna foi outra adaptação da Marvel, interpretada por Lauren Ridolff, a personagem representa a primeira personagem surda no UCM. A atriz também é surda e foi ela mesma quem criou os nomes dos personagens na ASL (Língua de Sinais Norte Americana).
Mas não para por aí, a forma como o público abraçou a personagem é simplesmente fascinante. Segundo o jornal britânico The Independent, a busca pelos cursos de língua de sinais cresceu em 250% logo após as exibições do filme. Em seu twitter, a atriz se manifestou sobre a influência do seu papel:
This is great. Do learn sign language from Deaf/HoH teachers/content creators ????
Eternals leads to rise in people wanting to learn sign language https://t.co/Eo3tgnDoLA— Lauren Ridloff (@LaurenRidloff) November 9, 2021
Tradução Livre: “Isso é ótimo. Aprenda mesmo a língua de sinais com professores surdos/pessoas com perda auditiva/criadores de conteúdo.”
Literalmente bombástico
Acredite se quiser no momento em que as filmagens aconteciam os atores encontraram um objeto peculiar no set de filmagem. Nada mais, nada menos, do que uma bomba da Segunda Guerra Mundial, que não havia explodido.
Imaginem o pânico, o set estava repleto de atores, incluindo Richard Madden (Ikkaris) e Angelina Jolie (Thena). Kumail Nanjiani, que dá vida a Kingo, comentou sobre a surpresa de encontrar o artefato:
“Ei, o que é isso?’, eu me lembro de ficar tipo, ‘Gente, por que a programação está mudando? Isso é uma bomba?”
(Via CinemaBlend).
Além dele, a diretora Chloe Zhao também relembrou a experiência. Segundo ela, foram momentos difíceis, o set precisou ser evacuado até confirmarem que não era um atentado ao filme, e só depois as gravações puderam retornar em segurança.
Mas por falar em gravações…
Chloe Zhao, que é assumidamente fã do pôr do sol, gravou a cena dos Eternos reunidos nesse período do dia. Para as gravações, a produção elaborou seis uniformes e até mesmo construiu uma pirâmide no Black Park Country Park na Inglaterra. Toda essa produção demorou muito, visto que somente um traje demorou cinco meses para ficar pronto.
Outra curiosidade é sobre Gemma Chan (Sersi) e Richard Madden (Ikkaris), amigos de longa data, essa relação prévia colaborou muito na conexão com os personagens. E com essa última curiosidade fico por aqui, lembrou de alguma que eu não falei? Comenta aqui embaixo!
5 Comentários
Arrasando como sempre!!!
Melhor escrito <3
Excelente matéria!!!
Muito booommm, anciosa por mais!
[…] Leia Mais: 10 Curiosidades Bombásticas de Eternos […]