“Ainda Somos os Mesmos?” é o livro perfeito para o momento atual
Uma frase que aprendi ainda criança é que a história é cíclica e, se não aprendemos sobre, estamos fadados a repeti-las. Por causa disso, esses grupos pedindo intervenção militar, depredando símbolos democratas me assustam. E para essas pessoas e todas as outras, eu indico a antologia Ainda Somos os Mesmos? .
Publicada pela Editora Sinna e organizada pela autora Dresa Guerra, a antologia traz 10 contos que têm como ponto de partida a imposição do AI-5 durante a ditadura militar no Brasil. Lei esta que instalava o estado de sítio no país e fechava o Senado, as assembleias legislativas e câmaras de vereadores, destituindo esses políticos eleitos. Além disso, também determinava a apreensão de bens-materiais de cidadãos, prisão de inocentes sem justificativa e a exclusão de direitos civis, como o habeas corpus.
O livro de histórias rápidas, mas impactantes. Traz contos ficcionais que poderiam muito bem ser verdade. Narrando movimentos da resistência, famílias sendo separadas por simplesmente se posicionarem e até mesmo pessoas do tempo atual relembrando a época, por exemplo. Cada história à sua própria maneira nos mostra a força da denúncia desse momento sombrio de nossa história.
Ainda que não seja um livro particularmente fácil de ler por conta da profundidade do assunto, recomendo a todos. Pois, mais do que nunca, é hora de discutir sobre isso, a mensagem que a antologia da Sinna deixa de forma clara: Não podemos deixar que esses horrores se repitam. Precisamos lutar pela liberdade, igualdade e por nossos direitos. Pois, se não, será que ainda seremos os mesmos?
Leia Também: O filme ‘Ela Disse’ retrata a matéria do Times que quebrou o silêncio feminino em Hollywood