Coisa Mais Linda | 5 Erros Inaceitáveis Da 2 Temporada
A segunda temporada de Coisa Mais Linda estreou na última sexta-feira (19/06) e já vem dando o que falar. Infelizmente não de uma maneira positiva, apesar de sua fotografia e arte seguirem impecáveis o mesmo não pode ser dito da narrativa que deixou um pouco a desejar. Pensando nisso, listei aqui 5 Erros da segunda temporada de Coisa Mais Linda.
Se tiverem mais algum não se acanhem em comentar! Ou se não concordarem também não deixem de comentar…
Dessa maneira, Coisa Mais Linda não consegue repetir o feito da primeira temporada, continua sendo uma série gostosa e bonita de ver, mas não entretêm com a qualidade prometida.
Confira a Crítica da Primeira Temporada de Coisa Mais Linda
Aviso: A matéria conterá muitos Spoilers, então se não viu a série ainda vá assistir e volta para ler depois, tá bem? Ou se for ousado, segue a leitura na cara e na coragem! A decisão é sua…
Ivone Protagonista ou personagem secundária?
Pelas fotos disponibilizadas pela Netflix antes da temporada estrear e principalmente o trailer, dava se a entender que Ivone (Larissa Nunes), irmã da Adélia (Pathy Dejesus), seria desenvolvida como protagonista.
Apesar da personagem ter ganhado um maior desenvolvimento,ainda não conquistou o espaço de protagonista. Mesmo não faltando carisma, tanto da atriz quanto da personagem, a narrativa não dá espaço suficiente para Ivone (Larissa Nunes) ter o desenvolvimento merecido.
Considerando o potencial que sua trajetória tinha, a maneira como o roteiro escolhe conduzir os acontecimentos simplifica uma trama que tinha tudo para ser um dos maiores destaques da temporada.
O caminho entre ela alcançar um emprego de secretária até seu retorno aos palcos é simples demais. Não faz jus nem a realidade da época muito menos a capacidade dramática desses acontecimentos. No fim, mesmo sua história sendo interessante, parece mais a trama de uma personagem secundária do que de uma protagonista.
Leia Mais: Las Chicas del Cable e a Trajetória das Suas Protagonistas
Conflitos apenas para gerar mais Conflitos
Outro erro da segunda temporada de Coisa Mais Linda está na construção da narrativa. O roteiro por muitas vezes faz escolhas duvidosas, parecendo querer dar um tom mais pesado a série sem realmente desenvolver esses assuntos. Desse modo, apesar da série tratar de temas intensos não consegue usufruir dessa profundidade entregando um conteúdo mais superficial do que poderia ser.
O maior exemplo disso é o câncer da Adélia (Pathy Dejesus), que surge sem muita necessidade e vai embora da mesma maneira. A doença vem como um facilitador narrativo, colocado para criar mais drama entre a relação dela com Capitão (Ícaro Silva) e Nelson (Alexandre Cioletti). No fim é utilizado apenas para justificar um caminho narrativo que eles decidiram tomar, e sendo bem honesta não era nem necessário.
Outro exemplo, está na maneira que o tiro que Malu (Maria Casadevall) foi vítima na temporada passada foi subutilizado. No fim dá a impressão que só aconteceu para aumentar a carga dramática do final da temporada passada. Era outra situação com muito potencial de desenvolvimento que acabou esquecida muito facilmente, e sem muitas consequências na narrativa ou na construção da personagem.
Até mesmo a personalidade explosiva, citada pelo médico, é mal aproveitada. Nem mesmo no julgamento souberam trazer isso à tona, no fim parece que serviu apenas para desesperar os telespectadores enquanto a série não voltava.
Soluções Simples e Banais demais
O terceiro e um dos maiores erros da segunda temporada de Coisa Mais Linda está diretamente ligado ao último item, da mesma forma que os problemas surgem, são solucionados em seguida de forma simples demais. Se fosse apenas uma vez seria possível deixar passar, mas a narrativa usa e abusa de facilitadores narrativos para solucionar os problemas criados.
Acontece com o câncer da Adélia (Pathy Dejesus), que é curado com uma mágica cirurgia, com o coma de Malu (Maria Casadevall), que é como se nunca tivesse existido, e até com o triângulo amoroso entre Roberto (Gustavo Machado), Malu (Maria Casadevall) e Chico (Leandro Lima).
Mas nenhuma dessas supera a solução dada para que Malu (Maria Casadevall) recupere seu negócio tomado pelo seu marido depois do seu coma. Por mais que a cena seja divertida, e tenha garantido boas risadas, em termos de narrativa como um todo, não faz sentido que Pedro desista da casa noturna com tanta facilidade.
Leia Mais: 5 Motivos para assistir Valéria
Casais Forçados e Desnecessários na Trama
Outro dos erros da segunda temporada de Coisa Mais Linda está na formação de casais. O que poderia ser o seu maior acerto se torna um dos seus maiores fracassos pela aposta da série na formação de casais sem muito desenvolvimento, alguns desses não tendo nem necessidade extrema de existir. Theresa (Mel Lisboa) se envolve com o colega da rádio após passar todas suas cenas anteriores com ele em brigas ou críticas. Basta uma ação positiva e eles se envolvem de forma romântica, não casual, o que poderia ter feito mais sentido.
Não há um real desenvolvimento dos dois como casal e no fim a série repete um pouco da mesma trama da temporada anterior, onde Theresa (Mel Lisboa) se envolveu com uma colega de trabalho. Além disso, toda a questão de Theresa (Mel Lisboa) não poder ter filhos fica apenas subentendida na trama quando poderia ter sido ponto chave de desenvolvimento dos problemas entre ela e Nelson (Alexandre Cioletti).
Outro casal que soa forçado é Nelson (Alexandre Cioletti) e Adélia (Pathy Dejesus), por mais que fosse de certa forma esperado, a forma que enfim acontece deixa a desejar. Ocorre logo depois dela ter se casado, mas o problema não é esse e sim a falta de química e desenvolvimentos dos dois como um casal.
Apesar de terem ficado juntos na temporada anterior, após o casamento dela a impressão que a série passava é que os dois tinham se tornados amigos, parceiros na criação da Conceição (Sarah Vitória). O relacionamento começa de supetão, de repente já moram juntos e subitamente decidem ir para França abandonando toda vida que tem no Brasil.
Adélia, Theresa e Malu perdem suas essências
O quinto dos erros da segunda temporada de Coisa Mais Linda e uma das maiores falhas dessa temporada está no desenvolvimento das personagens, enquanto que na primeira isso é feito muito bem. Na segunda, as decisões tomadas não parecem ser das personagens que conhecemos.
Theresa (Mel Lisboa) desistir da carreira para brincar de casinha com Nelson (Alexandre Cioletti) surge e acaba sem muitas explicações e desenvolvimento. Theresa (Mel Lisboa) sempre foi a personagem mais independente e ao invés de desenvolverem a capacidade e a necessidade dela de ficar sozinha nesse momento. Preferiram forçar um relacionamento com outro companheiro de trabalho, reforçando o preconceito forte na época e existente até hoje de que mulheres são emotivas demais.
A decisão da Adélia (Pathy Dejesus) de abandonar toda sua vida no Rio de Janeiro, o bar que abriu com Malu (Maria Casadevall), para ir para Paris não faz sentido. Não depois dela ter lutado tanto para alcançar tudo que conseguiu. Desistir de tudo por uma fantasia que nunca foi sua, não faz sentido. A Adélia (Pathy Dejesus) que conhecemos nunca afastaria a filha do pai adotivo por um sonho que nem é seu.
Filho e Mãe de Malu viram objetos de cena
Além dela, temos Malu (Maria Casadevall) que apesar de ter mantido grande parte da sua essência perdeu uma característica essencial. A casa noturna sempre foi uma maneira dela ficar com o filho, mas nessa temporada, tanto ele quanto sua mãe, aparecem, mas parecem enfeites de cena.
Se não existissem não fariam diferença, Malu (Maria Casadevall) vive desenfreadamente sem nem citar o filho, ou pensar em como suas atitudes podem fazer com que ela perda a guarda do menino, como vimos na temporada anterior. Suas atitudes não são o problema, a grande questão é esse lado da personagem ter sido completamente esquecido.
Ainda que eu ame a química entre Malu (Maria Casadevall), Roberto (Gustavo Machado), e Chico (Leandro Lima), e quisesse um poliamor entre eles, não dá para deixar de admitir que esse posicionamento da Malu (Maria Casadevall) parece um pouco fora de lugar da época, mas mais do que isso fora da personagem que quase perdeu o filho na temporada anterior por muito menos.
Mesmo com todos esses erros, a série ainda entrega um produto final divertido e capaz de entreter. Definitivamente nos resta esperar que tenha uma terceira temporada e que ela venha para corrigir todos os erros da segunda temporada de Coisa Mais Linda.
E aí já assistiram? Concordam?
—
Escrito por Letícia Linhares
Revisada por Leandro Reis
4 Comentários
[…] Leia Mais: Coisa Mais Linda | 5 Erros Inaceitáveis Da 2 Temporada […]
Concordo plenamente com todos os apontamentos! A série deixou a desejar na 2a temporada e as personagens perderam muito de sua essência.
Espero que volte a ser excelente na 3a temporada, como foi na 1a!
Nossa eu também! Que a terceita temporada venha e corrija tudo isso!
[…] Coisa Mais Linda | 5 Erros Inaceitáveis Da 2 Temporada […]