Conheça Criminal – Covarde (vol. 1), da Editora Mino
Olá, Turneiros! Para aqueles que curtem nossas resenhas de livros, hoje é dia de conhecer Criminal — Covarde (vol.1), da nossa parceira Editora Mino. Essa é a publicação perfeita para quem adora o gênero policial, mas tá a fim de experimentar um método de leitura visual. Quer saber mais? Vem comigo que eu te apresento essa história!
AVISO: A história a seguir contém conteúdo gráfico de violência, drogas, nudez e linguagem inapropriada. Portanto, não é recomendado para menores de 18 anos.
Sobre o que é Criminal – Covarde?
Essa publicação faz parte da já conhecida parceria dos autores Ed Brubaker e Sean Phillips, responsáveis por sucessos como Fatale, Fade Out e Matar ou Morrer. Além disso, a série Criminal é vencedora de seis prêmios Eisner e Harvey, incluindo Melhor Escritor e Melhor Nova Série.
Nessa trama, conheceremos Leo, um criminoso metódico e profissional. Consequentemente, ele nunca entra numa jogada sem estar tudo devidamente planejado, principalmente porque não quer acabar exatamente no lugar a que pertence: a prisão. Porém, quando o crime perfeito é virado de cabeça pra baixo, nosso protagonista terá que lidar com todas as consequências dessa falha.
Sendo assim, Covarde é o primeiro volume desta saga, que ainda conta com os títulos Lawless (Vol.2) e Os Mortos e os Moribundos (Vol.3), onde o leitor é convidado a imergir na mente e história de Leo, para entender todos os problemas que seguem a partir dos seus erros.
E por que você deve conhecer essa série de livros?
Primeiramente, o que me chamou a atenção foi a fluidez da leitura. Além dos elementos gráficos facilitarem o entendimento do leitor, a tradução foi muito bem feita. Até algumas das gírias utilizadas na graphic novel estão bem aceitáveis para o nosso cotidiano. Particularmente para mim, que pouco conheço do gênero, foi uma leitura muito agradável.
Juntamente com a fluidez, Covarde traz uma trama dinâmica e consistente. Ao finalizar a leitura, é possível perceber que os autores conseguem entregar uma história com profundidade, de forma muito bem trabalhada.
Outro ponto de destaque para mim foi a construção dos personagens. Mesmo que a publicação seja relativamente curta, é muito fácil de você entender os princípios de cada um deles, e até se apegar. O personagem principal consegue passar suas dores muito bem, e você passa até a entender seu jeito, entre outras coisas.
Por fim, acho válido destacar que todo o trabalho da edição. Juntamente com a própria escrita dos aclamados Ed Brubaker e Sean Phillips, a capa e os elementos gráficos estão excelentes! Além disso, a notícia boa é que o volume 2 já está disponível para compra na Editora Mino, e certamente você que ler Covarde sentirá muita vontade de continuar conhecendo as outras perspectivas da saga Criminal!
E aí? Já conheciam esse livro? Conta aí pra gente o que achou, e até a próxima!
Leia também: Você precisa ler: Cidade de Vidro da Editora Mino
2 Comentários
[…] Lawless, é mais um sucesso! Já tivemos o prazer de acompanhar o volume 1 – Covarde, que caso você não conheça, tem resenha completa aqui no site. Agora, a saga retorna com uma nova história, com novos elementos marcantes, que com certeza vão […]
[…] de seis prêmios Eisner e Harvey, em Criminal – Covarde conhecemos Leo, um criminoso metódico e profissional. Apesar dos seus crimes, seu cuidado e […]