Conheça Madre Sólo Hay Dos, nova série mexicana da Netflix
Boa Tarde, Turners! Vocês já assistiram Madre Solo Hay Dos?
Essa série mexicana estreou na Netflix a duas semanas e rapidamente esteve entre os programas mais vistos da América Latina. E apesar de já ter uma segunda temporada confirmada, o programa divide opiniões sobre sua qualidade e abordagem dos temas retratados.
O seriado conta a história de Ana (Ludwika Paleta) e Mariana (Paulina Goto), duas gravidas antagônicas que após terem seus planos de partos ideias desfeitos acabam dando à luz lado a lado. Elas acreditam que nunca mais terão que se ver, no entanto, são frustradas.
Meses após a saida do hospital com a filha errada, essas famílias são chamadas para consertar o erro destrocando as bebes e seguindo suas vidas. Mas essas mães não estavam prontas para darem as coisas aquelas que achavam serem suas filhas e decidem morar juntas para diminuir impacto da separação. E apesar de todas as suas diferenças acabam formando uma família.
Cada Mulher
A serie deixa claro desde o primeiro primeiro instante o que abordará: Mulheres em suas diferentes.
Enquanto Ana é uma Workholic de uma grande companhia, com uma família estruturada e rica, Mariana é uma estudante bissexual, filha de mãe solo e com dificuldades financeiras.
Além de seus estilo de vidas serem tão diferentes, sua maneira de criar e ver o mundo também é. Enquanto Mariana acreditava em criar laços desde o primeiro momento, Ana julgava que uma vida regrada era o melhor para os filhos, por exemplo.
O programa não trás essas diferenças na intenção de criar uma forma do “jeito certo” de ser, mas sim apresenta suas diversas maneiras e validar elas. Ele elabora que a partir do momento que se olha o outro formato sem pré-conceitos e julgamento, mas com intenção de entender, pode agregar positivamente a sua maneira.
A serie também ressalva pontos importantes sobre a luta das mulheres pelos direitos iguais, principalmente no arco de Ana. Que apesar de ser extremamente capaz em sua função, tem que provar o tempo todo seu valor pelo fato de ser mulher e mãe. Para vocês terem ideia, ela além de ter sua vaga ameaçada por tirar licença maternidade (menos tempo que o seu direito!), ser excluída dos eventos sociais por ter uma família ainda tem que ouvir piadinhas machistas.
Leia Mais: A Historia por trás de Madre Solo Hay Dos
Novela Mexicana
Quando ouvimos o termo novela mexicana já temos pré-estabelecido aquelas historias longuíssimas com milhões de reviravoltas. Madre Solo Hay Dos, pode ter apenas 9 episódios mas tem umas tramas sem pé nem cabeça que faz jus a esse nome.
A serie trás um grande numero de subtramas que começam sem um desenvolvimento e nunca se encerram totalmente antes de iniciar outra, o que dá uma sensação constante de que perdermos a explicação de algo.
Madre solo Hay Dos é um daqueles programas com uma premissa interessante e com pautas relevantes, mas que se perdeu um pouco pelo caminho. Apesar disso acredito que com uma segunda temporada já confirmada é possível os roteiristas se redimirem amarrando as pontas soltas e focando no que é realmente importante.
Além de claro, fazer a egípcia com aquela declaração do ultimo episodio.