Muito Além de Corra — O Jordan Peele que você não conhece
Não é segredo que a maioria de vocês conhecem Jordan Peele por conta do tão aclamado Corra (2017). Isso não é difícil de entender, já que o filme é um marco, tanto para a indústria do cinema quanto para o próprio criador. O filme estabeleceu um verdadeiro ponto de virada para Jordan. Afinal, foi sua estreia como diretor, o que rendeu 3 indicações para o Oscar em 2018, nas categorias de: Melhor filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.
Peele pode não ter ganhado todas as categorias, mas não saiu da premiação de mãos vazias, levando consigo a estatueta de ouro para casa por Melhor Roteiro Original. Assim, se tornando o primeiro cineastra negro a ganhar o Oscar dessa categoria.
Você deve estar se perguntando: todo esse sucesso faz jus ao trabalho dele?
Estou aqui justamente para poder mostrar um pouco por trás desse artista promissor e atemporal que tem colaborado tanto para a indústria cinematográfica e para a sociedade.
O Início de Tudo
Jordan Haworth Peele, mais conhecido como Jordan Peele é um artista completo. Nascido e criado em Manhattan, New York em 1979, se interessou pelo mundo cinematográfico aos 12 anos, mas somente em 2003 que teve sua estreia na televisão como ator em MadTV (1995-2009), um programa humorístico de esquetes transmitido pela Fox Broadcasting Company. Sua performance em MadTV garantiu a ele uma indicação ao Emmy 2008.
Ainda na trilha do humor, Peele apresentava um programa ao lado de Keegan-Michael Key (Don’t Think Twice), chamado Key & Peele (2012- 2015). Era uma série bem dinâmica que abordava diversos temas, em formato de stand-up comedy para gerar uma interação com o público.
A parceria dos dois não parou por aí, em 2016, ao lado do seu fiel escudeiro, Key, Jordan Peele não somente produziu como também atuou no filme Keanu. Filme de ação com uma pitada de humor, aquela junção bem sessão da tarde que nos mostra a saga de dois primos que tentam recuperar o gato roubado por traficantes.
Jordan Peele e Monkeypaw Productions
Depois de anos apresentando e experimentando um pouco o gostinho de estar na frente das câmeras, Jordan começou a investir em outras áreas da indústria e assim em 2012 fundou a Monkeypaw Productions, sua própria produtora.
Através dela teve a oportunidade de trabalhar com Spike Lee na produção do filme Infiltrado na Klan (2018), que foi indicado a 6 categorias do Oscar em 2019. O longa acabou levando a estatueta por Melhor Roteiro Adaptado.
Com um elenco de peso, o filme conta com John David Washington (Malcolm & Marie), Adam Driver (Star Wars: Episódio IX), Laura Harrier (Hollywood) e Topher Grace (Uma Noite Mais que Louca). A trama segue um policial negro do Colorado que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local, sendo fundamental para a investigação para expor os crimes cometidos.
Com cenas de tirar o fôlego e momentos marcantes, era nítido que essa dupla foi a combinação perfeita para o filme!
E, por falar nisso, perfeito mesmo foi esse elenco de Nós (2019), que fez a gente rir, suar frio e entrar em puro desespero. Tudo ao mesmo tempo! Estou falando Lupita Nyong’o e Winston Duke, conhecidos por Pantera Negra, os dois vivem um casal que inesperadamente vê sua família se tornar refém de cópias deles mesmos.
Como era esperado, Peele dirigiu e produziu Nós, que manteve a mesma linha complexa, avassaladora e cheia de camadas. Enfim, nos fazendo questionar se realmente estamos entendendo tudo que ele deseja nos passar através do filme.
Não só de Cinema vive Jordan Peele
Ainda em 2019, e sem sair do nosso gênero favorito, Peele também fez um grande papel nas telinhas, no qual dirigiu, produziu e apresentou o reboot de Além da Imaginação (2019-2020). Uma das melhores produções já feitas na televisão! A série mistura terror, ficção científica e comédia, mostrando que o homem não somente sabe o que está fazendo, mas faz perfeitamente bem.
Assim como em Além da Imaginação, sua produtora produziu a série da HBO, Lovecraft Country (2020). Baseada no livro homônimo de Matt Ruff, conta com muito horror, ficção científica e aquele choque cultural que é marca registrada de suas produções.
Leia mais: 4 Motivos para assistir Lovecraft Country
Por falar nisso, Jordan também embarcou em uma produção para o Youtube com uma série que inicialmente parece um tanto bizarra, mas que promete muitas reviravoltas. Estou falando de Weird City (2019), uma antologia de ficção científica que conta com um elenco muito conhecido, como Dylan O’Brien (Maze Runner), Ed O’Neill (Modern Family), Michael Cera (Scott Pilgrim contra o Mundo), Auli’i Cravalho (Moana) e Rosario Dawson (Demolidor).
Dando uma virada radical em suas produções, em 2020, Peele atuou como um dos produtores da série americana Hunters (2020) criada por David Weil. Na trama, Al Pacino (O Poderoso Chefão), Logan Lerman (As vantagens de ser invisível), Josh Radnor (How I Met Your Mother) e Tiffany Boone (Nove Desconhecidos) são caçadores de nazistas na década de 1977 buscando impedir uma guerra nos EUA.
Recomendo muito essa série, pois além de personagens interessantes e cativantes, possui ação na medida certa, espionagem e sangue para dar e vender. Lembra um pouco a estética dos filmes de Tarantino, e sabe o melhor de tudo? Está disponível na Amazon Prime.
De Volta para o Cinema
Seguindo na onda do reboot, mas agora no universo do cinema, em 2021, Jordan Peele produziu e roteirizou a Lenda de Candyman, deixando a direção por parte de Nia DaCosta (Little Woods). Título que se você não viu ainda vale a pena conferir!
Protagonizado por Yahya Abdul-Mateen II (The Get Down) e Teyonah Parris (Wanda Vision), os dois dão vida ao casal: Anthony McCoy e Brianna Cartwright. O pintor e a curadora de arte entram em contato com a lenda de Candyman. Dessa forma, o que antes era uma fantasia se transforma em uma realidade assustadora e bizarra, que os dois não tem outra escolha além de enfrentá-la.
Por último, mas não menos importante
Agora em 2022, veio Não! Não Olhe!, dividindo a opinião da crítica, Jordan Peele deu o que falar com um enredo recheado de ficção científica e críticas sociais importantes.
O filme conta novamente com o ator Daniel Kaluuya, além de nomes como, Keke Palmer (True Jackson) e Steven Yeun (The Walking Dead). Na trama, seus personagens presenciam um fenômeno misterioso em uma pacata cidadezinha onde habitam…
O longa é definitivamente mais um marco na carreira de Peele.
Leia Também: Não! Não Olhe! é mais uma produção inesquecível de Peele
A indústria cinematográfica possui um histórico de estereótipos racistas em grande parte das suas produções, principalmente no gênero de terror. Sendo assim, sem a menor dúvida, Jordan Peele é um nome que está inovando cada dia mais nessa área. Provando que não só pode criar novas propostas apostando na representatividade, mas que também pode ressignificar antigas narrativas sem desrespeitar a obra original.
Enfim, se eu fosse você ficaria atenta ao trabalho dele!
E você, me conta nos comentários: qual a sua obra favorita dele?
1 Comment
[…] Leia mais: Muito Além de Corra — O Jordan Peele que você não conhece […]