Gilmore Girls | Precisamos falar sobre o Dean
Para quem não sabe, Dean é um personagem recorrente da série Gilmore Girls, interpretado pelo famoso ator Jared Padalecki, mais conhecido como Sam Winchester de Supernatural.
Apesar de gostar dele e respeitá-lo por seu papel em Supernatural, preciso dizer que qualquer um poderia tê-lo interpretado, não por culpa do Jared, mas pela construção do personagem quase inexistente.
E por isso mesmo anos depois do fim de Gilmore Girls ainda precisamos falar sobre isso!
Leia Mais: 5 Casais Abusivos de séries que shippamos, mas não deveríamos
Quem era o Dean sem a Rory?
Quem assistiu a série vai entender do que estou falando. Nós nunca conhecemos o Dean, quem ele era, o que gostava de fazer, o que queria fazer da sua vida. Todas as informações sobre ele eram superficiais.
Sabíamos que ele amava a Rory, que faria tudo por ela, que gostava e entendia de carros e que tinha uma irmã… O que mais?
Posso ter esquecido de alguma coisa, porém ainda assim, sempre faltou algo sobre o Dean, nunca pudemos entendê-lo, ele era o suposto cara perfeito. E bem na vida real, nós sabemos que isso não existe.
Ele deu um carro a Rory, sempre foi compreensivo, fazia tudo para agradá-la. Não estou dizendo que não existam namorados que façam isso, mas a verdade é que ninguém é assim o tempo todo. Ninguém é apenas isso!
Nunca me pareceu realmente existir um Dean na história, era sempre Dean e Rory.
Seu passado nunca nos foi apresentado, seu dia-a-dia sem a namorada menos ainda. O personagem dele dependia dela de um jeito não saudável. Seus encontros geralmente se baseavam em fazer algo que Rory gostasse: assistir filmes, comprar e ler livros.
Qual era o sentido desse relacionamento?
Rory queria ser uma jornalista internacional e ele bem nós nunca soubemos. Dean tinha sonhos? Queria realmente ir para faculdade? Ou só dizia isso para não parecer idiota perto da namorada?
Os dois nunca foram compatíveis, moravam na mesma cidade, mas não compartilhavam pensamentos, hábitos e desejos. A longo prazo um relacionamento entre eles só daria certo se um dos dois abdicasse muito de si.
Se Dean fosse uma pessoa real, eu recomendaria tratamento psicológico e uma boa dose de auto-estima.
Ele merecia mais, alguém que realmente gostasse de passar tempo com ele, que se dispusesse a fazer coisas que Dean gostasse também, ao invés de impor seus gostos o tempo todo.
Mas por que Dean se submetia a tudo isso?
O que parecia é que ele sentia tanto medo de perdê-la que faria qualquer coisa por ela. Para muitos pode parecer algo lindo, mas para mim, demonstra uma insegurança e dependência gigantesca.
Tenho minhas dúvidas se um dia Rory realmente o amou. Estar com Dean era confortável, afinal ele era um bom namorado em certos aspectos.
Penso que na maior parte do tempo, o que a manteve com ele, foi sua vontade de correspondê-lo, seu desejo de amá-lo na mesma intensidade. As cenas que vemos depois da chegada do Jess na cidade, o modo como Rory o trata, é humilhante.
O que eu justifico pelo seu medo, de não querer tomar uma atitude, mudaria tudo, estragaria tudo que eles tinham construído. Ou que melhor, só Dean tinha construído.
O Dean Pós-Rory
Toda a falsa perfeição cai depois do término e vemos finalmente o Dean cometer erros e ser por isso mais humano e menos uma máquina.
Na minha visão, a criadora percebeu seus erros e tentou consertar o personagem dessa maneira, porém, não sei se do jeito certo.
A vida do personagem toda desanda depois que termina com Rory, mostrando mais uma vez a dependência dos dois, sem ela, ele toma decisões imaturas e extremamente impulsivas.
O casamento é o maior exemplo disso, ele se casa quando claramente ainda tem sentimentos muito fortes pela ex e assim uma sucessão de erros se inicia. A traição, o modo como trata a esposa mesmo ele sendo o errado da situação, são cruéis e muito injustas.
Lindsay, a esposa dele, me lembra o próprio Dean quando namorava a Rory, a esposa tenta de todas as maneiras fazer com que o relacionamentos dele dê certo, mas nunca foi o suficiente.
Simplesmente porque Dean nunca esteve disposto a deixar a ex-namorada para trás.
Nunca realmente superou Rory e na verdade não queria superar. Nesse momento ele se tornou o mesmo babaca que ele acusava o Jess de ser, talvez até pior. Jess nunca jurou amor eterno num altar para a Rory.
Nós seres humanos temos um hábito de nos apegarmos ao passado. Dean não gostava de como estava levando sua vida, via o erro que o casamento fora e se sentia preso num beco sem saída.
Rory era a saída mais fácil, o caminho conhecido, que por mais que parecesse perfeito não fazia mais sentido…
Só quando percebeu isso, pode seguir com a sua vida e ser Dean, apenas Dean, não o namorado da Rory…
7 Comentários
No final de um Ano pra recordar o Dean tá casado com uma tal de Jenny já tem 3 filhos e está a espera de outro, ou eu entendi errado? Pa no YouTube a cena que passa é menor, aí eu fiquei meio confusa.
Isso mesmo se não me engano
[…] Leia Mais: Gilmore Girls | Precisamos falar sobre o Dean […]
O Dean e super grosso com a Rory,não acho que ele fosse um bom namorado acho q isso foi um dos motivos pra Rory gostar mais do Jess.
Acho que ele é bom para as outras pessoas, pra tudo mundo que olha de fora (antes da traição) ele é aquele cara incrível que faz tudo pela Rory, só que na real isso não é bom pra ela e ele tem mesmo muitos defeitos além da falta de personalidade
Acho que o dean só ficou assim, porque se ele não fica assim, ninguém nunca aceitar o jess com par romântico da role.
Não sei, porque eu confesso que acho que a construção do Dean é ruim desde o início, mas definitivamente isso ajudou a aceitar o Jess.