5 Casais Abusivos de séries que shippamos, mas não deveríamos
Quem nunca shippou um casal em uma série, que não fazia exatamente bem um ao outro? Muitas vezes nem enxergamos que os relacionamentos são abusivos e romantizados.
E ás vezes mesmo enxergando a gente só quer que eles fiquem juntos, seja pela química, uma história pessoal ou o que for. No fim isso acaba dizendo muito sobre nós e sobre como nos relacionamos na vida real.
Pensando nisso, selecionei seis casais com relacionamentos abusivos e problemáticos que foram em algum momento ou ainda são romantizados por fãs, alguns daqui confesso que ainda shippo, outros superei quando racionalizei um pouco os relacionamentos.
Confesso que escolher só seis relacionamentos abusivos romantizados foi missão quase impossível, então se lembrarem de algum não deixem de comentar…
‘Chair’ (Chuck e Blair) | Gossip Girl
Shippei nas primeiras temporadas e li bastante fanfic no falecido Orkut, mas confesso que quando ele a entregou para salvar seu hotel na terceira temporada, cai na real sobre o relacionamento funcionava.
A verdade é bem simples eles não deveriam ficar juntos, um trazia a tona o pior do outro, mentiam o tempo todo e se manipulavam para ter o que queriam. Foram infiéis incontáveis vezes, se faziam mais mal que bem. E sim a química entre os personagens era inegável, mas relacionamentos não são feitos só de química e tensão sexual.
E pensar que um porção de meninas adolescentes idealizava um relacionamento desses como ideal é mais do que assustador….
‘Delena’ (Damon e Elena) | The Vampire Diaries
Outro que também shippei brevemente foi Delena, não vou nem entrar no fato de Damon ter se apaixonado pela namorada do irmão. A grande questão é que bem Damon pode ser sensual e lindo, mas é também um assassino frio e cruel.
É certo que o amor e o relacionamento com Elena trouxe um novo lado dele a tona, mas o mesmo não vale para ela. Damon despertava uma Elena muito diferente da que conhecemos no início da série. Ao longo das temporadas isso melhorou, mas ainda assim não consigo ver o relacionamento deles como um exemplo.
Damon é egoísta, inconsequente e acha que um pedido desculpas pode resolver tudo, fez isso incontáveis vezes. Damon ameaçou a vida de várias amigas da Elena, e bem chegou a matar a Vickie. Se não é ser abusivo não sei mais o que é…
‘Freddie-Effy’ (Freddie e Effy) | Skins
Skins é uma das minhas séries adolescentes favoritas pela forma como lida temas sérios relacionados a adolescência, como abuso de substâncias, depressão e distúrbios alimentares.
Porém apesar do aspecto positivo de trazer essas questões para discussão, muitas vezes a maneira que escolheram a narrativa conduziu o público a interpretações erradas e ,consequentemente, a romantização da depressão da Effy e do seu relacionamento com Freddie.
Apesar de todo o apoio que Freddie dá a Effy ser super válido, no fim ele é apenas um garoto e não devia se tornar responsável por outro ser humano. Os dois se envolvem e acabam se tornando dependentes um do outro, de forma nem um pouco saudável. Não foi um dos casais que mais shippei, mas muitas coisas só pude realmente compreender reassistindo mais velha. Os dois tinham sem dúvida um dos relacionamentos mais abusivos que já vi e ainda eram romantizados.
‘Merder’ (Derek e Meredith) | Grey’s Anatomy
Acho que dessa lista, talvez tenha sido o mais romantizado, Derek e Meredith viveram momentos lindos juntos, mas também tiveram problemas muito sérios que a maior parte dos fãs finge nunca ter existido. Em uma espécie de memória seletiva, causada não só pela morte do personagem, mas pela química que os dois tinham juntos e o sorrisinho safado de Patrick Dempsey.
Derek sempre foi um cara de grandes gestos românticos e demonstrações eventuais de amor, mas quando se fala do dia a dia a forma que ele a trata é muitas vezes desrespeitosa, abusiva e tóxica. E nenhum dos seus gestos românticos pode mudar isso, seja o lindo casamento por post-it ou qualquer um dos outros.
Derek não contou a Meredith que era casado quando começou a se relacionar com ela e a chamou de vadia por ela ter transado com outros caras quando ele foi tentar de novo com a esposa. Isso sem falar da vez que ele não deu os créditos ao trabalho dela, Derek era um cara egoísta que impunha sua vontade no relacionamento e que não enxergava Mer com a grandeza que deveria, Meredith se humilhou e se rebaixou mais de uma vez para estar com ele e não recebeu a mesma devoção de volta nem de perto.
Leia Mais: Derek fazia mal a Meredith e dizemos o porquê
‘Literati’ (Rory e Jess) | Gilmore Girls
Esse foi difícil de escolher por duas razões: a primeira é porque todos os relacionamentos da Rory foram problemáticos e abusivos de alguma maneira, então qualquer um deles poderia estar aqui por motivos diferentes, e a segunda é que realmente gosto e compreendo muito o Jess, vulgo passo um bom pano.
Jess amadureceu e se tornou um cara sensacional, mas quando os dois namoraram, e até antes disso, ele foi sem dúvida um péssimo namorado. Jess estava vivendo um momento complicado e de maneira egoísta descontava nas pessoas suas frustrações. Ele literalmente sabotou seu relacionamento com Rory e a si mesmo.
Jess era uma pessoa boa, mas não estava pronto para um relacionamento, era distante e não pensava em como suas ações fariam Rory se sentir. Gerando um daqueles relacionamentos onde só um se esforça e cede o que não é nem um pouco saudável. No fim no ápice do seu egoísmo Jess foi embora sem nem se despedir. Resumindo responsabilidade afetiva passou longe.
Porém Jesse amadureceu e se tornou um amigo muito bom para Rory e na minha imaginação o par “imperfeito” perfeito para Rory depois do Revival.
‘Valu’ (Valério e Lucrecia) | Elite
Sei que muita gente vai dizer: Letícia, mas como assim? Tem gente que romantiza eles, eles são irmãos, cara? Impossível! E vou ser obrigada a dizer que sim, que eu mesma gosto muito dos dois juntos, pela química em tela e pelos mistérios sobre como essa relação começou e como realmente funciona.
A questão é que mesmo quem não romantiza geralmente faz pelos motivos errados, eles serem irmãos faz parte da equação, mas não é o que faz a relação ser abusiva e tóxica. Lu destrata Valério e o inferioza o tempo inteiro, Valério por outro lado se intromete na vida dela e faz de tudo para acabar com seu relacionamento com Guzmán para tê-la de volta e recuperar o controle que antes ele tinha sobre ela.
Valério não respeita os nãos que ela infinitas vezes dá a ele, e a conduz de volta até ele, custe o que custar. Dá drogas para Guzmán e incentiva que ele traía sua irmã com Nádia, sem realmente se importar com como isso vai fazer sua irmã se sentir humilhada.
A única coisa que importa é tê-la de volta. Droga ela na festa do Halloween porque sabe que só assim eles podem ter uma chance de novo, e ainda que ele não a obrigue a nada, até que ponto sua chantagem emocional também não pode ser considerada uma forma de abuso?
Sei que muitos casais ficaram de fora, no fim tentei focar em casais que eu realmente shippei! Então, se não tiver incluído algum não se acanhem e comentem!
Leia mais: 7 Casais de Séries para mostrar que antes só do que mal acompanhado
—
Escrita por Letícia Linhares
Revisada por Leandro Reis
3 Comentários
[…] Confira: 5 Casais Abusivos de séries que shippamos, mas não deveríamos […]
[…] Confira: 5 Casais Abusivos de séries que shippamos, mas não deveríamos […]
[…] Leia Também: 5 Casais Abusivos de séries que shippamos, mas não deveríamos […]