Você sabia que Grey’s Anatomy já fez parte de um experimento social?

Você sabia que Grey’s Anatomy já fez parte de um experimento social?

30 de janeiro de 2021 1 Por leticialinhares

Com 17 temporadas, já aprendemos muito com Grey’s Anatomy, mas o que muitos de vocês não sabem é que pelo menos um desses aprendizados foi proposital. Enfim, durante a quarta temporada do seriado uma cena específica na verdade era um experimento social, que buscava informar um público sobre um dado específico.

Quer saber qual foi o episódio? Só continuar a leitura!

Confira: 5 Casais Abusivos de séries que shippamos, mas não deveríamos

O Experimento Social de Grey’s Anatomy

experimento social misterioso

Izzie Stevens (Katherine Heigl) 4ª Temporada – Grey’s Anatomy @ABC.

De acordo com a revista Rolling Stone, no 13º episódio da 4ª Temporada, a série fez parte de um experimento social que buscava mudar o preconceito existente com a gravidez em mulheres soropositivas.

Para quem não se lembra, nesse episódio, Izzie (Katherine Heigl) atende um casal prestes a ter um filho, que após alguns exames descobrem que a mulher tem HIV. Em seguida, os pais decidem fazer um aborto com medo de terem um filho com HIV. Porém, Izzie Stevens dá uma verdadeira aula aos pais e conta que existe 98% de chance do bebê ser completamente saudável. Em seguida, depois do discurso eles decidem ter o bebê.

Porém, apesar da cena fazer super sentido na série, ela na verdade fazia parte de um experimento social da Fundação: Kaiser Family (KFF). Desse modo, a intenção dele era estudar se um seriado tinha a capacidade de gerar mudanças na forma de se enxergar a gravidez soropositiva.

Segundo a Fundação Kaiser Family (KFF), o estudo foi um completo sucesso:

“Sobre o fato-chave apresentado no programa – que uma mulher grávida soropositiva que recebe o tratamento adequado tem mais de 90% de chance de ter um bebê saudável – a proporção de espectadores que sabiam desse fato quadruplicou.” (Via Superinteressante).

Assim, ficou claro que programas de saúde tem o potencial de ensinar muito aos seus telespectadores. E vocês o que acharam da matéria? Já aprenderam algo com Grey’s Anatomy? Comenta aqui embaixo!

Grey’s Anatomy está disponível na Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.

Revisão: Leandro Reis