TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Crítica | Guardiões da Galáxia 3 e o acerto da Marvel
Guardiões da Galáxia III - @Marvel Studios - Divulgação.
Cinema Críticas Marvel

Crítica | Guardiões da Galáxia 3 e o acerto da Marvel

12 de maio de 2023 3Comentários

Guardiões da Galáxia 3 chegou surpreendendo o público, com o faturamento de 30 milhões de reais já no primeiro final de semana. Mas, o que fez esse filme ser um grande sucesso? Apesar de ser uma produção da Marvel e pertencente à Marvel Cinematic Universe (MCU), esse talvez tenha sido o primeiro longa longe da “mesmice” das fases 4 e 5. 

E, não, a “mesmice” não foi vermos a mesma história em todos os filmes, mas sim como a Marvel insistiu em abordar muitos assuntos de uma só vez. Vimos novos heróis em diferentes formatos e conteúdos, mas com roteiros super rasos, tudo quase que de forma paralela. Em outras palavras, o que poderia ter sido promissor – como as fases 1 e 2 – para que o espectador pudesse assimilar, acabou sendo um tiro no próprio pé tanto pelo excesso quanto pela superficialidade. Mas o que Guardiões da Galáxia 3 tem de tão diferente?

Mate a saudade de Guardiões lendo Guardiões da Galáxia: Rebelião Espacial

A Trama

Trailer Guardiões da Galáxia III

Guardiões da Galáxia 3 vai de encontro a essa premissa. A história se passa com os nossos anti-heróis se estabelecendo e tentando levar uma rotina normal em Knowhere, após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato. 

Vemos Peter Quill (Chris Pratt) desolado pela ausência de Gamora (Zoe Saldaña); Nebula (Karen Gillan), Drax (Dave Bautista) e Mantis (Pom Klementieff) se firmando como personagens fundamentais à equipe e, o principal: Rocket Raccoon (Bradley Cooper) como o protagonista.

Rocket (Bradley Cooper) em Guardiões da Galáxia III @Marvel Studios – Divulgação.

No entanto, o mais interessante foi a abordagem que James Gunn, em sua última produção na Marvel, usou para tornar Rocket a peça-chave nesse enredo. O roteiro do longa mostrou duas linhas narrativas: uma exclusiva para ele e outra linha elaborada a partir do que aconteceu com o nosso guaxinim favorito. Isso o tornou protagonista de forma direta e indireta. Nesse sentido, o filme consegue brincar facilmente com flashbacks e flashforwards sem atropelar nenhum contexto. 

Isto porque, no presente, vemos Rocket em apuros. O motivo desse perigo remete ao passado do personagem e o porquê de situações bastante cruéis que ele passou. Como consequência, o espectador consegue entendê-lo e compreender também a necessidade dele ser protegido. Só que, mais do que isso, o público consegue ser cativado pelo carisma desse protagonista, e parece querer se apegar à missão de protegê-lo também. 

De igual maneira, é visível que os outros Guardiões possuem papéis fundamentais no desenrolar da trama — o que, nos dois outros filmes, parecia depender somente de Peter Quill.

Vale a pena ir ao cinema pra assistir?

Em suma, Guardiões da Galáxia 3 é um longa que vale a pena a ida ao cinema. É um filme realista – dentro do que conhecemos de MCU – e com o amadurecimento de todos os personagens, o que talvez tenha sido o principal para um desenvolvimento à altura do roteiro.

Um adeus?

Mantis (Pom Klementieff), Peter Quill (Chris Pratt), Nebula (Karen Gillan), Drax (Dave Bautista) e Groot (Vin Diesel) em Guardiões da Galáxia III @Marvel Studios – Divulgação.

Ao contrário do que os mais saudosos consideram, Guardiões da Galáxia 3 não é uma despedida. 

Apesar de ter sido o último filme de James Gunn na Marvel, o longa mostra novas promessas para o futuro do MCU, com o encerramento de alguns arcos de certos personagens, mas preparando o terreno para novas tramas.

Por exemplo, vemos Adam Warlock (Will Pouter), que apresenta um desenvolvimento bom e promissor, mas sem grandes novidades a curto prazo. Se isso foi proposital, não sabemos, mas claramente dá para ver que as missões estão longe de acabar. 

Com sorte, e felizmente, Guardiões da Galáxia 3 consegue entregar um filme com protagonistas e cenários muito bem divididos. Talvez, pelo apelo emocional da trama, tenha sido um dos poucos filmes com uma história tão envolvente e cativante do MCU, mostrando que, sim, é possível mesclar emoção e ação ao mesmo tempo.

A Marvel, mais uma vez, nos mostra que filmes de heróis não enjoam. Mas a mesmice sim. E ainda bem que Guardiões da Galáxia 3 foge do mais do mesmo.

Mas e você, o que achou? Me conta nos comentários!

Por que assistir ao Especial de Festas de Guardiões da Galáxia?

    Share This:

      Tags: #Disney Cinema Críticas Filmes Guardiões da Galaxia Guardiões da Galáxia Volume 3 Marvel MCU
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Bruna Carvalho

      author

      3 Comentários

      • Túlio says:
        12 de maio de 2023 at 12:10

        Sei que o Rocket já era um dos personagens preferidos e, depois desse filme, ficou muito mais!! Filme muito bom e ótima crítica (:

        Acesse para responder
      • Desvendado as cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia 3 says:
        13 de maio de 2023 at 15:09

        […] Guardiões da Galáxia 3 estreou há pouco mais de uma semana, e já deixou os fãs alvoroçados, tanto com o filme que é gostosinho como um filme da Marvel deve ser, quanto pelas cenas pós-créditos que prometem muito para o futuro do MCU. Então, como sei que muita gente viu e não entendeu bem o que as cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia 3 significam, vamos te explicar agora as implicações das duas! […]

        Acesse para responder
      • Deadpool & Wolverine é uma homenagem ao legado Fox says:
        7 de agosto de 2025 at 13:55

        […] Leia Também: Crítica | Guardiões da Galáxia 3 e o acerto da Marvel […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      Cinema

      Crítica | Os Roses: Até que a Morte os Separe —Entre o amor e a guerra

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues