O livro de Caciano Kuffel vale a pena mesmo?
Hoje a resenha é um pouco diferente, saindo do universo das HQs e livros de fantasia, apresento a vocês o livro de Caciano Kuffel: Descobri que não faça falta quando parei de responder. Tratando de temas universais, como términos de relacionamentos e amor-próprio, o livro promete muito impacto, identificação e emoção, o que cumpre maravilhosamente bem.
Ao ler, é difícil não se lembrar de momentos específicos e refletir sobre o que passamos e o que aprendemos. Nos levando em uma viagem agridoce entre as nossas próprias experiências e aprendizados. Enfim, do sofrimento, a recuperação, o amor-próprio é destino final, e por isso seria impossível não recomendá-lo, tenha você vivido um término recentemente ou não!
Falando sobre sentimentos sem vergonha ou meias-palavras, experimentamos no livro uma coletânea de poemas, alguns que já vimos espalhados nas redes sociais. No entanto, mesmo que já tenhamos ouvido antes, a força das palavras segue firme e o impacto permanece, não importa o número de vezes que lemos ou ouvimos Caciano recitar.
Intensidade
“Quem é intenso
Insiste muito é verdade
Mas, quando para de insistir,
é com a mesma intensidade.”
Poema Presente no Livro de Caciano Kuffel: Descobri que não faça falta quando parei de responder.
Esse livro, de título nada pequeno, é uma coletânea de diversos textos do autor, que retrata com muita sensibilidade e cuidado os sentimentos conflitantes que enfrentamos após um término.
Com um pouco mais de duzentas páginas, do início ao fim o livro promete impacto e reflexões, o que alcança graças não só aos textos, mas também a todo o conjunto da obra. Desde a capa que é linda e de ótima qualidade até as ilustrações que combinam perfeitamente com a proposta. Tudo isso permite que a experiência seja uma viagem de emoções e reflexões, você gostando ou não de poesia.
Em cada texto é possível sentir a voz e a verdade de Caciano, que se misturam com a nossa própria voz. De certo modo, o livro é uma conversa com as nossas antigas vivências, nos levando de volta a diferentes fases da nossa vida, mas não de um jeito ruim. Não necessariamente.
Com temas importantes e identificáveis, como superação e amor-próprio, muitos poemas parecem ter sido feitos para nós. Daqueles que você vai precisar ler uma, duas ou até três vezes para poder realmente assimilar tudo que esse texto te invoca, desde lembranças ruins até a felicidade de reconhecer que esse período já se foi.
Vai além de Poesia…
“Mas, para amar é preciso ser corajoso a ponto de mostrar quem você é de verdade. Não é todo mundo que tem coragem de mostrar seu verdadeiro eu.”
Trecho do Livro de Caciano Kuffel: Descobri que não faça falta quando parei de responder.
Outro ponto que surpreende e funciona bem é a presença de alguns semi-contos. Esses textos mais longos permitem ao autor explorar um pouco mais alguns assuntos.
Assim, desenvolvendo os e ilustrando certos acontecimentos de maneira mais direta, colaborando para que as pessoas se identifiquem com mais facilidade e percebam sinais de alerta. Como relacionamentos abusivos e fechamento total para relacionamentos.
E, ainda que alguns deles tenham me soado estranho, por escolhas criativas, considerando que as histórias continuaram ressoando na minha mente por dias, o objetivo do livro de Caciano foi alcançado. De entregar mensagens reais de reflexão e quem sabe inspirar alguma mudança na vida de alguém.
Seu próprio paraíso
“O paraíso é um sorriso,
é o lugar que a gente faz.
(…)
O paraíso não precisa ser algo imaginário,
algo que se espera.
Você pode fazer seu próprio paraíso
aqui na Terra.”
Poema Presente no Livro de Caciano Kuffel: Descobri que não faça falta quando parei de responder.
Mais do que identificar, o objetivo de Caciano parece ser mostrar que, não importa o quão no fundo do poço você esteja, você não está sozinho e essas sensações não vão durar para sempre. Existe, sim, felicidade pós-término, ele é a prova viva disso. Sua superação veio com o tempo depois de muita tempestade e também pode ser assim com você.
Enfim, principalmente se está passando por um término difícil, esse pode ser um livro importante para se sentir compreendido. Mas não só para isso, já que o livro também entrega um sopro de esperança na última parte e um sacode que pode ser necessário.
Assim, com uma ótima sequência lógica, a coletânea narra todo o processo da perda de um amor até o encontro de outro. Enfim, tudo isso de forma natural, impactante e muito genuína.
Apesar de sentir que algumas poesias não precisavam estar nessa coletânea, não por serem ruins, mas por trazerem uma repetição de temas, que na minha visão não funcionaram tanto. No entanto, ainda que isso tenha me incomodado um pouco, é algo muito pequeno para não recomendar a leitura por aqui.
E você tá esperando o que para dar uma chance a esse livro?
PS: Não deixe de ler a parte final, Caciano preparou uma surpresa que nos conectou ainda mais!