As 5 Melhores Final Girls dos últimos tempos
Antes tarde do que nunca! E chegamos com o nosso especial do mês de outubro que vai contar com três matérias minhas, inspiradas no livro Horror Noire escrito pela Dra. Robin R. Means Coleman. Nesta obra, a autora apresenta uma grande pesquisa cronológica através dos filmes de terror abordando a representação negra. Porém, neste artigo, vamos conversar um pouco sobre os papéis das mulheres em geral nas produções de terror, mais precisamente sobre as Final Girls. Bom, como vocês sabem eu adoro uma lista, então vou listar as minhas 5 Melhores Final Girls dos últimos tempos!
Confira: Halloween com Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror
Mas quem é essa tal de Final Girl?
Para quem não tá lembrado, é aquela que passa mais perrengue; aquela, que no auge do desespero, sobe a escada quando na verdade seria mais inteligentet sair da casa; aquela que supera seus próprios medos para conseguir sobreviver àquela noite infernal e que acaba coberta de sangue, sozinha, ao nascer do sol antes da subida dos créditos.
Se você esta familiarizado com essa cena, sabe exatamente do que estou falando, ela mesma, a Final Girl ou Garota Final. A última viva do rolê que deu errado com os amigos, aquela que sobreviveu sozinha ao ataque dos monstros, a que consegue desvendar o mistério da trama e luta com toda sua garra para sobreviver até a noite acabar.
“Ela encara a morte sozinha encontra a força para enrolar o monstro por tempo suficiente para ser resgatada (final A) ou matar o monstro sozinha (final B).”
Carol Clover.
O Começo de Tudo
A Final Girl entrou em cena na década de 70, na mesma década em que a carnificina foi colocada no holofote desse gênero. Assim, fazendo com que filmes como O Exorcista (1973), O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Halloween: a noite do terror (1978) dominassem o gênero.
Nessa década a premissa da heroína que aos trancos e barrancos consegue ser a única sobrevivente à trama fática estava apenas no começo, e ao longo dos anos, foi ganhando mais relevância e popularidade, virando o principal ingrediente da receita de filmes de slashers.
“O apelido captura o sentido – ela é a única que, no fim, não morre. Na verdade, a Garota Final é a única sobrevivente – superando ao ataque do monstro, e geralmente sendo a única.”
Isso é o que te cativa na história, você quer resolver o mistério junto com a Final Girl, descobrir qual sociopata está botando o terror na cidade e matando seus amigos, bom pelo menos era assim, quando realmente seguiam essa receita.
Será o fim das Final Girls?
Os filmes da nova geração estão mostrando um certo receio de deixar apenas uma única sobrevivente, fazendo a gente engolir goela abaixo os amigos insuportáveis que não acrescentam em nada na história, os deixando vivos até o final. Como é o caso do filme da Netflix Tem Alguém na Sua Casa (2020).
Mas vamos de lista, que é o que realmente interessa!
1. Sidney Prescott (Neve Campbell) em Scream (1996)
Chocando um total de zero pessoas, Scream está na minha lista de Hallooween todos os anos, É tradição! E é claro que nossa querida Sydney não poderia ficar de fora.
Na pacata cidade de Woodsboro, começa uma série de assassinatos envolvendo uma pessoa com máscara de Ghostface que resolve bater uns papos sobre your favorite scary movie, antes de arrancar suas tripas. Eu sei, nojento. Mas a perseguição se torna pessoal quando descobrimos que o assassino, na verdade, está atrás da nossa protagonista, Sidney. Fazendo jus ao nome Final Girl, não somente sobrevive a um, mais a três filmes com o assassino mascarado! E ainda volta no quarto, mesmo não sendo mais “Girl”, para mostrar que não perdeu o jeito.
O quinto filme da franquia foi confirmado em 2021 e chega aos cinemas em 2022, e promete não decepcionar os fãs do criador da saga, Wes Craven, que faleceu em 2015. Nas mãos da dupla de diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (diretores de Ready or Not) juntos com Kevin Williamson, que escreveu os outros filmes ao lado de Wes Craven, vamos retornar à cidade de Woodsboro para mais slasher.
Mesmo com elenco novo com nomes como: Jack Quaid, Jenna Ortega, Melissa Barrera, Mason Gooding e mais, ainda conta com o retorno nosso trio inabalável: David Arquette (Dewey Riley), Neve Campbell (Sidney Prescott), Courtney Cox (Gale Weathers).
2. Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) em Halloween: A noite do terror (1978)
Nomeada a rainha do grito, ela não poderia faltar nesta lista. Laurie Strode, a babá que passou uma noite infernal em pleno Halloween, tentando sobreviver à perseguição do mascarado Michael Myers, que é, basicamente, o mal encarnado, PORQUE O CARA NÃO MORRE!
Enfim, não é à toa que temos mais de cinco filmes da franquia e para a felicidades dos fãs mais uma acabou de sair do forninho. Halloween Kills (2021) faz jus à frase: se não tem corpo é porque não morreu. Menino Michael retorna para aterrorizar a vida da nossa Laurie. Sério a mulher já é até avó e ele não a deixa ter um momento de paz. Porém, não se engane que nossa rainha do grito tá mostrando para o que veio e pretende pôr um ponto final nessa história, de um jeito que somente ela sabe fazer.
3. Grace Le Domas (Samara Weaving) em Ready or Not (2019)
Grace pode não ter franquia, mas se mostrou uma verdadeira sobrevivente em Ready or Not. Imagina você se casar e, logo depois do comes e bebes, descobrir que a tradição da família é jogar um jogo de caça. Até aí, bem estranho, mas tudo bem, afinal, caça é uma tradição de algumas famílias. Agora, e se eu te falar que você é a presa.
Dessa forma, em um jogo doentio de esconde esconde com armas, Grace tem que sobreviver a uma noite na mansão fugindo da família do seu boy.
Me surpreendi muito com o filme, já que não estava esperando muita coisa, por isso ela está aqui ocupando o número 3 desta lista.
4. Nancy Thompson (Heather Langenkamp) em A Nightmare on Elm Street (1984)
Quem nunca teve pesadelo depois de assistir essa franquia que atire a primeira pedra. Fechar os olhinhos e torcer para que Freddy Krueger não aparecesse em seus sonhos, transformando-os em verdadeiros pesadelos foi um grande surto coletivo.
Dirigido e escrito por ninguém mais ninguém menos do que nosso querido Wes Craven, claro que esse filme não iria nos decepcionar.
Elm Street apresenta Nancy Thompson, nossa protagonista esperta e engenhosa que vem sendo atormentada por Fredinho em seus sonhos e descobrindo que, na real, ele pode ferir de verdade. Dessa maneira, quebrando a barreira do real e imaginário, nossa Final Girl é posta à prova tendo que passar o resto da trama tentando descobrir como se livrar do assassino sem poder tirar um fucking cochilo, já que uma sonequinha poderia deixá-la que nem seus amigos que viraram picadinho.
5. Tree Gelbman (Jessica Rothe) em Happy Death Day (2019)
E por último, mas não menos importante, temos a Tree, que é minha exceção, no caso o assassino mascarado não está atrás de seus amigos, até porque ela não tem nenhum, e ao longo do filme descobrimos o porquê. Então, né, nossa protagonista não é a pessoa mais amada da faculdade. É uma patricinha que vive em uma irmandade e ainda é amante do professor, ela basicamente foge da nossa receita de filmes slashers, porém, temos um looping temporal no qual ela revive o dia do seu aniversário, no caso se reiniciando toda vez em que ela é assassinada.
E assim como nós, ela não tem ideia de quem está querendo matá-la, sendo assim Tree tem que lutar para sobreviver ao final do dia para descobrir quem é o mascarado.
E com isso fechamos a lista, ficou faltando alguma Final Girl na sua opinião? Se sim, qual?
Leia Mais: Conheça a diferença: Filmes de Terror com Negros vs. Filmes Negros de Terror
2 Comentários
[…] provavelmente deve estar se perguntando: Mas já não falamos sobre isso? E a resposta é NÃO. Na matéria anterior introduzimos o termo Final Girl o que é um pouco diferente da Badass girl ou Mulher Durona como podemos chamar em […]
[…] Leia também: As 5 Melhores Final Girls dos últimos tempos […]