Por que as adaptações de jogos não estão funcionando?
Há algum tempo já, estamos vivendo com um certo interesse da indústria cinematográfica em adaptar franquias de jogos. Ainda mais com a crescente onda de popularidade que estes vem recebendo, cada vez conquistando mais espaço, com gigantescas feiras e também grandes campeonato que para muitos já estão em nível dos clássicos esportes. Com todo esse sucesso, Hollywood está tentando ganhar seu espaço com adaptações de jogos, mas sempre comete erros “simples”.
O problema da maioria dessas adaptações é que os produtores costumam estar “com a faca e o queijo na mão” mas sempre cometendo alguns erros, pequenos ou grandes. Algo como um diretor com ego inflado que prefere fazer um filme totalmente diferente da história base para ganhar destaque (onde muitas vezes acontece o contrário); ou um distanciamento entre a produtora dos jogos com a do filme fazendo com que a comunicação seja falha; ocorre também de alguém ter uma “boa” ideia de adaptar algo praticamente impossível em um filme apenas pelo seu sucesso (algo como um filme de Fornite hoje em dia). Pra entender melhor estes erros vamos avaliar alguns exemplos:
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Need For Speed(2014)
A maior franquia de jogos de corrida, mais famosa e disseminada, conhecida por quase todo mundo mesmo que não se tenha contato direto com jogos. O primeiro título da franquia foi lançado em 1994 onde já fazia sucesso mas o grande destaque veio com Underground, inspirado em Velozes e Furiosos. A franquia conta com dois jogos espetaculares com ótimos enredos, não é surpresa nenhuma eu citar aqui os títulos Most Wanted e Carbon. Quem não adoraria ver Razor ou Darius na tela do cinema?
Porém o filme não só traz uma história diferente como também totalmente distanciada do estilo da franquia de jogos. Não vemos as corridas com carros customizados, ao invés disso a produtora entregou uma trama com maior desenvolvimento do protagonista e foco na vida fora dos carros, apesar da maioria do filme se passar dentro do Shelby, a parte principal do filme é o relacionamento do protagonista com os coadjuvantes, como isso o motiva a fazer cada uma de suas ações.
Mas, o filme é ruim? Não, é uma má adaptação que usa do nome Need For Speed só para se vender, mas assistindo o filme como uma história individual sem toda essa sombra de NFS traz uma visão diferente, um filme agradável e imaginando o sucesso que Velozes e Furiosos fez com sua qualidade duvidosa não é difícil imaginar uma continuação para o filme. Mas o nome da franquia pesou, surgiu pressão e críticas péssimas.
O filme não precisava exatamente adaptar uma história dos jogos, no caso de Need For Speed uma história mais pé no chão com as corridas a noite e talvez uma aparição de algum personagem (já imaginou as possibilidades de um cameo de Cross no filme?) já deixaria os fãs satisfeitos. A adaptação se distancia demais dos jogos e trazer uma história fútil para esses fãs.
Assassin’s Creed (2016)
Aqui nós temos um caso de pouca comunicacão e controle da produtora dos jogos, como declarado pelo próprio Yves Guillemot, CEO da Ubisoft. Mais uma vez temos uma boa história que poderia servir de base: toda a jornada de Ezio Auditore. Apesar de nem todos os jogos protagonizados por ele terem sido tão bons a história em si é perfeita e nos moldes de um filme.
Um fator importante para o fracasso desse filme foi que o público já estava cansado de decepções em adaptações de jogos; e, apesar do seu sucesso AC não é a franquia com os fãs mais fiéis até mesmo vem sofrendo grandes críticas mesmo que os números em vendas se mantenham altos. Tudo isso afetou na disposição deste público para ir ver o filme, e quando a crítica surgiu dizendo que era filme esquecível e sem importância foi a gota d’água pra acabar com qualquer hype.
Juntando todos esses fatos, o filme já era mais um fracasso para esse segmento de adaptações. Novamente uma história fiel seria a possível chave do sucesso aqui.
Tomb Raider(2018)
Esse era uma grande esperança. Desta vez os produtores decidiram por mudar o paradigma e realmente adaptar um jogo para filme, da melhor maneira possível. Tudo corria bem até que os trailers foram saindo e pouco a pouco percebemos que na verdade o filme adaptaria dois jogos em algo próximo de duas horas de duração.
Em algum momento da produção uma mente brilhante pensou que um jogo com aproximadamente 8h de CAMPANHA não teria conteúdo suficiente para um filme então decidiu que deveriam juntar o próximo jogo a essa equação; o resultado foi um filme mediano e confuso, nem mesmo Alicia Vikander foi capaz de salvar tal adaptação que logo foi esquecida(acredite, saiu este ano).
Existem vários outros exemplos, como a adaptação de Warcraft, que apesar de ter boas lores continua sendo um game MMORPG e essa essência seria quase impossível de transmitir para as telas: fracasso. Há o péssimo Max Payne, e os também péssimos Hitman. Várias adaptações de jogos de luta que no geral divertem, mas também não se destacam.
Porém, dentre estes fracassos existe um “sucesso”. Resident Evil, apesar de não ser quase nada fiel aos jogos, conquistou o público popular e se levou até o sexto capítulo. A bilheteria inclusive ainda continuava alta mas os produtores decidiram encerrar a franquia. Seu sucesso vem principalmente de Milla Jovovich e da poderosa protagonista Alice; os filmes também contam com aparições dos personagens dos jogos, mas o único que realmente dá um gosto a mais aos fãs é Albert Wesker. A receita de RE funcionaria muito bem em Need For Speed, mas aqui não foi o suficiente.
Ainda há também filmes que não adaptação exatamente um jogo, mas trazem elementos destes, é o caso dos recentes Detona Ralph e Jogador Nº1. Ambos um sucesso inegável e pratos cheios para os gamers.
Uma esperança?
Uma das melhores franquias da Sony está vindo para as telonas, Uncharted. Com 4 ótimos capítulos e um foco em enredo, mais uma vez o sucesso está no alcance da produtora.
Mas, os problemas já começaram quando o protagonista foi escalado, Tom Holland. O garoto está muito bem em todos os trabalhos que já participou mas a questão é a divergência da obra original, logo no primeiro filme. Uma produção mostrando mais um pouco das origens de Nathan Drake seria claramente promissora, assim como nos jogos, os trechos de história e gameplay com o Nate jovem não deixam nem um pouco a desejar. O que preocupa neste caso é a Naughty Dog já ter declarado que os filmes não abordaram nenhuma das histórias dos games. Mais uma vez um “filme spin-off” que se encaminha para um fracasso, torço pra que eu esteja errado.
A vida não é fácil, nós só queriamos ver nossos personagens favoritos nas telonas; mas vale lembrar que com muitos livros aconteceu algo assim também. E hoje temos grandes exemplos de obras fiéis de sucesso como O Senhor dos Anéis e Jogos Vorazes.
Assim, acredito que quando uma produtora apostar na fidelidade o sucesso será uma consequência. E consequentemente, a forma de olhar para essas adaptações irá mudar. Por enquanto nós só podemos esperar por isso, qual você acha que será a primeira adaptação de sucesso? Comenta aqui embaixo!
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